AUDITÓRIO REABRE COM SIGNIFICATIVAS MELHORIAS E SEM BARREIRAS ARQUITETÓNICAS
Comprometidos com o programa eleitoral apresentado em 2021, foi cumprido mais um objetivo a que nos propusemos.
Terminaram os trabalhos da primeira fase da requalificação e eliminação de barreiras arquitetónicas no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, mais concretamente no Auditório. Os trabalhos incidiram no tratamento das paredes do Auditório e posterior revestimento e pintura, com o objetivo de eliminar as humidades existentes. Esta intervenção permitiu também melhorar a acústica geral do Auditório.
O pavimento em soalho foi requalificado na zona frontal do Auditório, tendo-se aproveitado esta oportunidade para eliminar o degrau existente entre as duas portas de acesso ao mesmo, situação há muito desejada. Este emblemático espaço encontra-se agora acessível a pessoas com mobilidade condicionada, tendo-se reservado também lugares, na zona intervencionada, para cadeiras de rodas, havendo um acesso sem barreiras a todo o rés-do-chão do edifício, desde o auditório ao Centro Interpretativo do Junco, incluindo instalações sanitárias, embora o acesso a estes dois espaços já estivesse liberto de barreiras, pela entrada a norte.
Será também neste lado que, em breve, será instalado um elevador, permitindo o acesso ao piso superior, ficando, desta forma, totalmente acessível e livre de barreiras o edifício Escolas Rodrigues de Faria, aberto ao público há 90 anos.
A intervenção agora realizada, a cargo do Município de Esposende, era reivindicada constantemente pelo executivo da Junta de Freguesia de Forjães, pelo que estamos gratos à Câmara Municipal de Esposende.