LEMBRANDO O PADRE JUSTINO MOREIRA DA SILVA

Assinalam hoje, dia 19 de janeiro, 89 anos sobre o nascimento do Pe. Justino Moreira da Silva, figura que aqui recordamos, isto quando está a ser preparada a apresentação, em Forjães, de um livro, da autoria do seu irmão Abel Moreira.

Nascido em S. Pedro de Rates, em 19 de janeiro de 1936, esteve 33 anos ao serviço da comunidade Forjanenses, onde ainda é recordado e muito amado, terra onde faleceu, a 15 de novembro de 1999.

O Padre Justino Moreira da Silva chegou a Santa Marinha de Forjães em 23-06-1966, sucedendo ao pároco de então, sr. Padre José da Costa Freitas. Apesar de celebrar o seu primeiro ato oficial em 30-06-1966, num funeral, a sua Entrada Solene teve lugar no domingo 03-07-1966, há precisamente 50 anos.

Em 19 janeiro de 2023, por ocasião do 87º aniversário de nascimento, foi descerrada, em plena zona central, junto da Igreja Matriz, a placa identificativa da “Praça Padre Justino Moreira da Silva”, espaço assim designado por proposta da Junta de Freguesia e aprovação unânime da Assembleia, em junho último de 2022.

Recuperando o sentir desta paróquia, a Junta de Freguesia recorda o Pe. Justino Moreira da Silva voltando a partilhar dois vídeos, públicos, que retratam duas homenagens que lhe foram dirigidas, uma datada de 2009, destacando os seus traços/personalidade, presente na estatua que lhe foi erigida, à entrada do adro, da autoria da família Mendanha, que também produz o vídeo, e outro, de 3 de julho de 2016, produzido pela Comissão de Festas de Santa Marinha desse ano, que assinala os 50 anos da sua entrada em Forjães.

Partilhamos, ainda, a notícia relativa à inauguração da Praça com o seu nome, ocorrida há dois anos, com alguns registos fotográficos desse dia chuvoso, onde também inauguramos a Rua Júlio de Carvalho Pereira.

Para seguir visualizar os registos, basta clicar nas hiperligações a azul.

Inauguração da Praça:  PRAÇA PADRE JUSTINO MOREIRA DA SILVA E RUA JÚLIO DE CARVALHO PEREIRA – Forjães

Vídeo 1:

PADRE JUSTINO MATIAS MOREIRA DA SILVA

Homenagem da Freguesia de Forjães Esposende ao Padre Justino Matias Moreira da Silva (1936-1999) em reconhecimento pelos seus 33 Anos de Missão Sacerdotal em 30-06-2009 Processo e metodologia da escultura em homenagem ao Padre Justino Matias Moreira da Silva por António Mendanha, Vânia Mendanha e Nuno Mendanha.

Vídeo 2:

50.º aniversário Entrada Solene Padre Justino em Santa Marinha de Forjães (03-07-2016)

50.º aniversário Entrada Solene Padre Justino em Santa Marinha de Forjães (03-07-2016)

O Padre Justino Moreira da Silva chegou a Santa Marinha de Forjães em 23-06-1966, sucedendo ao pároco de então, sr. Padre José da Costa Freitas.

Apesar de celebrar o seu primeiro ato oficial em 30-06-1966, num funeral, a sua Entrada Solene teve lugar no domingo 03-07-1966, há precisamente 50 anos.

Partilhamos este filme, através do qual se pretende recordar aquele que, durante 33 anos, foi o nosso “Sr. Reitor”.

SOUTO DE S. ROQUE NOVAMENTE VANDALIZADO

Numa altura em que decorrem os trabalhos de instalação do parque infantil, que será alvo de destaque em publicação distinta, logo que esteja terminada a aplicação dos aparelhos de recreio que estão a ser instalados, o Souto de S. Roque é notícia pelas piores razões, pois continua a ser alvo de atos de vandalismo.

No caso, há uma semana, na noite de 6ª para sábado, voltamos a ter veículos automóveis a pisar a relva, que usam como pista para fazer corridas e piões. Daqui resultam, para além de danos na relva, quebras no sistema de rega (aspersores), o que limita a sua utilização e gera perdas de água.

Infelizmente, enquanto uns continuam empenhados em melhorar o espaço, quer em termos de áreas verdes quer de equipamentos, alguns há que não respeitam os espaços e agem de forma irresponsável e totalmente abusiva.

Nota: o autocarro que surge na imagem não está relacionado com os estragos referidos, tudo apontado para jipes ou veículos 4×4.

CONCURSO DE PRESÉPIOS – RESULTADOS

Terminada a votação, pelos elementos do júri (um elemento da Junta de Freguesia, um da Assembleia de Freguesia e um terceiro da Comissão da Fábrica da Igreja), procede-se à divulgação da seriação final, sendo que todos os envolvidos estão de parabéns, pelo trabalho feito e pela continuação de uma tradição. A Junta de Freguesia agradece, também, aos elementos do júri a sua disponibilidade e contributo, numa tarefa nada fácil, dado o valor e qualidade dos trabalhos a concurso.

Nas imagens em anexo pode ver todos os presépios, que estão identificados com a respetiva letra, apresentando-se, nesta publicação, a correspondência entre essa letra e o autor/concorrente.

A entrega dos prémios e certificados está agendada para cerimónia pública, a decorrer no próximo sábado, dia 18 de janeiro, no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, pelas 19.00h, onde também serão entregues os cabazes da campanha de apoio ao comércio local.

Categoria 1 – presépios de interior

1º – N – Interior – Com movimento de água no rio
Mariana Araújo Ribeiro

2º – E – Interior – Sem movimento
Manuel Eduardo Barreira Ribeiro

3º – O – Interior – Sem movimento
Gabriel Martins Araújo e Francisca Martins Araújo

4º – F – Interior – Sem movimento
Manuel Eduardo Barreira Ribeiro

5º – D – Interior – Sem movimento
Maria Conceição Lima Torres Pereira

6º – J – Interior – Sem movimento
Rosa Peixoto Ferreira

7º – K – Interior – Com movimento – toda a base redonda, roda.
Dário Félix

Categoria 2 – presépios de exterior
1º – M – Exterior – Com movimento de água no rio
Pedro Ferreira T. V. Almeida

2º – H – Exterior – Com movimento de água no rio
José Alberto Azeredo Pereira

3º – G – Exterior – Com movimento de água no rio
José Joaquim de Sá Araújo

4º – L – Exterior – Sem movimento
António Alberto Ribeiro

5º – I – Exterior – Sem movimento
Manuel Martins de Freitas

Categoria 3 – presépios de exterior públicos

1º – B – Exterior público – Com movimento de água no rio
Joana Barros/José Barros

2º – A – Exterior público – Sem movimento
José Luís Ribeiro

3º – C – Exterior público – Sem movimento
Rua do Souto

Categoria extra – presépios com mais animação (movimento)

1º – K – Interior – Com movimento – toda a base redonda, roda.
Dário Félix

Nos termos do Regulamento, para além de certificados para todos os participantes, serão entregues os seguintes prémios:
Categoria I – Presépios interiores
1º Prémio – Vale de 30,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;
2º Prémio – Vale de 20,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;
3º Prémio – Vale de 10,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;

Categoria II – Presépios exteriores
1º Prémio – Vale de 30,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;
2º Prémio – Vale de 20,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;
3º Prémio – Vale de 10,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;

Categoria III – Presépios exteriores – locais públicos (Ruas, Largos, Praças, Tanques, etc.)
1º Prémio – Vale de 30,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;
2º Prémio – Vale de 20,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;
3º Prémio – Vale de 10,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães

Prémio extra:
a) Presépio com mais animação (movimento).
Vale de 10,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães

Publicação anterior, com todos os presépios: CONCURSO DE PRESÉPIOS 2024 – Forjães

Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de Deão visita Centro Interpretativo do Junco

No passado dia 14 de janeiro 2025, utentes que frequentam o Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de Deão, do Município de Viana do Castelo, visitaram o Centro Interpretativo do Junco.

Recebidos por Mariana Venda, responsável pelo projeto “Olhares Atentos, Forjães a Semear e a Acolher Gerações” e acompanhados/das por três funcionárias, os/as utentes vieram conhecer um pouco da história que o nosso Centro Interpretativo do Junco retrata, interagindo também com a artesã Mena do Rio, que se disponibilizou para o momento.

Desta forma, o Centro Interpretativo do Junco continua a ser motivo de interesse junto das instituições, que nos visitam e recordam labores e ofícios de outrora.

RECOLHA DE SANGUE – 20.01.25

Na próxima 2ªfeira, dia 20 de janeiro, entre as 15h e as 19h, vai realizar-se a já habitual campanha de recolha de sangue, em Forjães.
Promovida para Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Esposende e Instituto Português do Sangue e da Transplantação, em articulação com a Junta de Freguesia, a colheita será feita no Espaço Multiusos, dispondo a área de estacionamento no interior, para quem precisar.
Seja solidário!
Colabore!

CONCURSO DE PRESÉPIOS 2024

No dia em que assinalamos o encerrar das celebrações natalícias, momento marcado liturgicamente pela Festa do Batismo do Senhor, celebrada no domingo depois da Epifania, apresentamos os registos fotográficos dos 15 presépios que estiveram a concurso, na edição de 2024.
Neste dia em que comemoramos o Batismo de Jesus, por São João Batista, nas águas do rio Jordão, o júri, formado por um elemento da Junta de Freguesia, um Assembleia de Freguesia e um elemento da Fábrica da Igreja, procede à votação dos melhores presépios, elegendo os 3 primeiros de cada categoria, a que se junta um prémio extra para o presépio com mais movimento.
Em breve a presentaremos o resultado das votações e anunciaremos a data para a entrega dos respetivos prémios e dos cabazes relativos â campanha de apoio ao comércio local.

COUTO DOS SANTOS: CERIMÓNIAS FÚNEBRES EM DIA DE LUTO MUNICIPAL – 09.01.2025

O Município de Esposende decretou Dia de Luto Municipal para amanhã, 5º feira, dia 9 de janeiro, coincidente com as cerimónias fúnebres do Forjanense António Fernando Couto dos Santos.

O féretro encontra-se na capela anexa à Igreja de Nossa Senhora da Boa Nova Boa (Foco, Porto), onde no dia 9, 5ª feira, será celebrada uma missa, pelas 10.00h. Daqui, o corpo seguirá para Forjães, ficando em câmara ardente, na Igreja Matriz, a partir das 13.00h.
O funeral decorrerá pelas 16.00h, na Igreja Matriz de Forjães, seguindo-se a inumação em jazigo de família, no cemitério paroquial da vila.

Tendo sido decretado luto municipal, as bandeiras estarão a meia-haste, homenageando o nosso ente querido.

NOTA DE PESAR – ANTÓNIO FERNANDO COUTO DOS SANTOS (1949 – 2025)

A notícia do inesperado falecimento do Forjanense António Fernando Couto dos Santos apanhou-nos a todos de surpresa. Incredulidade foi a primeira reação de muitos quanto à partida inesperada deste extraordinário Homem Forjanense.
O choro e o lamento continuam a ecoar, em Forjães, sua terra natal, e em todo o país, pois é figura relevante, deixando um enorme vazio no cenário político e empresarial.
Em termos oficiais, esteve connosco, em Forjães, nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, numa tertúlia promovida no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria. Juntamente com o Capitão de Abril, Coronel Castro Carneiro, recordou as suas memórias da Revolução do Cravos. Apresentamos, em jeito de reconhecimento, os registos desta ultima participação pública na sua terra natal, para o desenvolvimento da qual muito contribuiu, como foi reconhecido, a 10 de dezembro, na Tertúlia em que se recordou os 40 anos da abertura da então Escola Preparatória de Forjães.
Mais recentemente vimo-lo no Dia de Todos os Santos, no nosso cemitério, onde lembrava seus pais, sendo frequente a presença na sua terra natal, sobretudo junto do irmão Manuel.
A sua ligação à terra natal, bem como ao concelho, foi uma constante ao longo da vida, refletindo-se no seu compromisso com o desenvolvimento local e nacional. A comunidade de Forjães recorda-o com orgulho, reconhecendo o impacto significativo do seu trabalho tanto na política como na promoção da cultura e economia locais.
A sua partida deixa um vazio profundo em Forjães, no concelho de Esposende e junto de todos os que com ele lidaram, bem como no panorama político português, como está a ser amplamente divulgado na comunicação social, com testemunhos de índole diversa.
O seu percurso, trilhado a pulso, a sua postura, a sua dedicação e capacidade de abraçar novos desafios, são marcas que permanecerão na memória coletiva, servindo de inspiração para futuras gerações, relevando aqui o não virar a cara a luta, a desafios difíceis, como foi a sua passagem pela Educação, num momento muito conturbado e a convite do então Primeiro-Ministro, Aníbal Cavaco Silva.
Nascido numa família humilde, em 18 de maio de 1949, em Forjães, jovem rumou a Lisboa, onde frequentou o ensino secundário no Liceu Passos Manuel, tendo-se licenciado, já enquanto trabalhava, em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.
Couto dos Santos, falecido aos 75 anos, foi por três vezes ministro de Aníbal Cavaco Silva, gerindo as pastas da Educação, Assuntos Parlamentares e da Juventude. Antes, havia desempenhado os cargos de Secretário de Estado da Juventude, Qualidade de Vida e Ambiente.
O antigo governante foi também deputado pelos distritos de Setúbal (1987-1994) e de Aveiro (2009-2015), presidente do Conselho de Administração (CA) da Assembleia da República (2011-2015), presidente da Comissão Parlamentar de Saúde (2009-2011) e vice-presidente da mesma comissão (2011-2015).
A nível empresarial, esteve na Quimigal (1983-1985), foi presidente executivo da Associação Empresarial de Portugal (1995-2007 – antiga Associação Industrial Portuense), integrou o CA do Hospital da Amadora (1995-2003), presidiu à Casa da Música no Porto (2004-2005 – tendo sido o responsável pela conclusão das obras e pela abertura da sala de espetáculo ao público em 15 de abril de 2005) e foi membro de diversos órgãos sociais na área dos media, comunicações, construção, energia e ambiente), tendo sido ainda consultor nas áreas de Energia, Ambiente e Saúde.
Como vice-presidente executivo da Associação Empresarial de Portugal, onde trabalhou por 13 anos, liderando projetos em empresas como o Europarque, a Exponor, a Eurisko, a Parque-Invest e a Exponor, empreendendo, fruto da sua ação, visão e foco com o crescimento empresarial, mecanismos de inovação e desenvolvimento dos negócios no país, como várias entidades reconheceram.
Destaca-se, também, a sua ação como Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses entre 1988 e 1991 tendo ainda sido vice-presidente do clube do seu coração: Sporting Clube de Portugal.
Este ilustre forjanense desempenhou, ainda, as funções de cônsul honorário da Rússia, no Porto, tendo apresentado a sua recusa ao lugar em 26 de fevereiro de 2022, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Teve, como é reconhecido de forma unânime, uma carreira notável na política portuguesa, destacando-se como engenheiro químico e servindo a causa pública, onde, como deputado pelo Partido Social Democrata (PSD), em múltiplas legislaturas, mostrou enorme eficácia, pragmatismo e dedicação.
A ele se deve, por exemplo, e quando foi Presidente da Assembleia Municipal de Esposende (nos mandatos 2005-2009 e 2009-2013), a realização das suas reuniões desconcentradas, em diferentes freguesias do concelho, procurando aproximar os cidadãos dos centros de decisão.
Estamos certos que a comunidade de Forjães e do seu concelho o recordará, sempre, com redobrado orgulho, reconhecendo o impacto significativo do seu trabalho tanto na política como na promoção da cultura e economia locais.
A Junta de Freguesia, bem como a Assembleia de Freguesia de Forjães, apresenta os votos de sentido pesar a toda a família, assumindo que o fazem em nome de uma comunidade que chora a perda do seu ente querido.

TARDE DE REIS – ESPETÁCULO SOLIDÁRIO

Na tarde do próximo domingo, dia 5 de janeiro, o Auditório do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria abre as suas portas para receber um espetáculo solidário, a favor do Huguinho.

O grupo cénico “Forjães em Cena”, através do seu grupo Infantojuvenil, leva a palco, pelas 16.00h, a peça “O lobo que queria ser Pai Natal”, cuja estreia aconteceu a 7 de dezembro, inserida em “Forjães Vila Natal”, com várias apresentações de sucesso desde então, terminando a tarde com o “Cantar das Janeiras”, pelo Forjães Sport Clube, e, pelo Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, será apresentado o espetáculo “Cantares do Advento aos Reis”.

A entrada nesta sessão solidária tem um custo simbólico, que reverterá para os pais do Huguinho, face às despesas que têm que suportar, diariamente, ficando os presentes habilitados a uma surpresa, disponibilizada pela Junta de Freguesia de Forjães.

Todos juntos conseguimos fazer a diferença! Seja solidário e junte-se a esta causa.

FELIZ 2025 – BOLETIM INFORMATIVO

Feliz 2025
A Junta de Freguesia de Forjães deseja a todos os Forjanenses um Próspero ano do 2025.
Para fechar 2024, e neste último dia do ano, deixamos um convite para apreciar o nosso 19º Boletim Informativo “Por Forjães”, onde apresentamos um balanço do ano que agora termina.
(basta clicar na foto abaixo ou no link azul e seguir as instruções)
Boas leituras e bom ano!