30 DE JUNHO: COMEMORAÇÕES DO 33º ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO A VILA
As comemorações do 33º aniversário da elevação de Forjães à categoria de Vila prosseguem, neste dia 30 de junho, o ponto alto desta efeméride.
Logo pela manhã, na presença de autarcas, ex-autarcas e população em geral, realizou-se a cerimónia do hastear das bandeiras, com a participação dos alunos finalistas do 4º ano da Escola Básica de Forjães, que cantaram, à capela, o hino nacional, terminando com uma salva de 33 morteiros. Destacamos as breves intervenções do Presidente da Junta, Vitor Quintão, e de Benjamim Pereira, Presidente da Câmara, encontrando-se as bandeiras a meia-haste, em virtude de hoje ser dia de luto nacional, em memória da pintora Paula Rego, recentemente falecida.
Da parte de tarde as atividades continuam, pelas 17h, no Centro Cultural, com um conjunto de inaugurações (Centro Interpretativo do Junco, requalificação do auditório, exposição sobre Rodrigues de Faria e pólo digital da Biblioteca Municipal na sala Professora Maria Irene Faria do Valle), seguida de uma celebração eucarística e uma romagem ao cemitério, terminando o dia, pelas 19.30h, com a assinatura de um protocolo de colaboração com a cidade de Niterói, no Brasil.
No vídeo abaixo pode assistir à cerimónia do hastear das bandeiras: