“CINTO-ME VIVO” – PLANO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO
A Junta de Freguesia de Forjães volta a associar-se à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, desta feita para o Plano Nacional de Fiscalização “Cinto-me Vivo”, que decorre de 20 a 26 de junho de 2023 que tem por objetivo alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança.
Numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70kg, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar.
O uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.
Está igualmente comprovado que a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, reduz em 50% o risco de morte. Em crianças até aos 18 Kg, a utilização de uma cadeirinha voltada para a retaguarda, combinada com a utilização de cinto de segurança, reduz até 90% o risco de lesões graves ou morte.
Esta colaboração da Junta de Freguesia, associando-se a estas campanhas, traduzem-se na publicação conteúdos que contribuem para a redução da sinistralidade rodoviária e para o propósito coletivo de Salvar Vidas, apelando-se à sua partilha e divulgação, pois está nas nossas mãos / ações alterar os números da sinistralidade.
Mais informação: