Informação – Escassez de recursos humanos
Com o último mês do ano à porta, entende a Junta de Freguesia partilhar com os Forjanenses uma situação que se vem agravando, nos últimos tempos, relativa à carência de recursos humanos.
Como será do conhecimento da maioria dos Forjanenses, os colaboradores que as Juntas de Freguesia têm ao seu dispor, provêm, na sua maioria, de contratos-programa celebrados com o IEFP (Centro de Emprego). Os sucessivos executivos da Junta de Freguesia de Forjães, ao longo dos anos, sempre se mostraram disponíveis para colaborar nestes programas de ocupação e integração dos formandos que deles fazem parte, sendo por isso natural vermos estas pessoas a colaborar em tarefas levadas acabo pela Junta de Freguesia.
Acontece que, de há uns meses a esta parte, não tem havido aprovação de novos contratos por parte do IEFP, sendo que, no caso de Forjães, os contratos que havia findaram há cerca de três meses, ficando assim privada a Junta desses recursos, dispondo apenas, atualmente, do motorista, mais uma senhora, que dentro das suas possibilidades vão tentando dar cobertura às necessidades do dia-a-dia, pois até o jardineiro, que estava destacado pelo Município, deixou de dar o seu contributo em virtude de atingir o limite de idade e se ter aposentado.
Esta insuficiência de recursos humanos limita a ação da Junta de Freguesia, onde será mais notória na limpeza de vias, pelo que pedimos a compreensão e colaboração de todos os Forjanenses. Por diversas vezes, tivemos que recorrer a empresa externa, que muito nos agrada, mas infelizmente não o podemos fazer com a necessidade e regularidade que gostaríamos, por via dos recursos financeiros que possuímos e da despesa que essa contratação acarreta.