ZONA DE LAZER DO ZÉ DO RIO: ADQUIRIDO ÚLTIMO TERRENO
Depois de ter assinalado, em 17 de outubro último, um ano sobre a tomada de posse, é com muita satisfação que divulgamos, depois de um longo processo negocial e de registo, que terminou, no dia 21 de outubro, o processo de aquisição dos terrenos na zona do Zé do Rio, sendo, agora, o Município proprietário de uma área próxima dos 11.000 m2.
Conforme nota de imprensa publicada em 21 de outubro, pela Câmara, o “Município de Esposende procedeu à aquisição de dois terrenos, nomeadamente em Belinho e em Forjães, para avançar com a concretização de projetos com os quais se comprometeu com as populações destas localidades. As aquisições foram formalizadas ontem e hoje, através da assinatura das respetivas escrituras, e representam um investimento de 63.500 euros.
No que se refere a Forjães, o Município adquiriu a última parcela de terreno necessária à execução do projeto de regeneração da margem do rio Neiva, conhecida como Zé do Rio. Com uma área de 1 532 metros, este terreno custou 11.500 euros, acrescentando-se às demais parcelas que a Câmara Municipal já havia adquirido com o intuito de proceder à criação de uma área de lazer naquela local, que, na sua totalidade, terá aproximadamente 11 mil metros quadrados. Com a aquisição desta última parcela, a autarquia encerra um processo longo e difícil, podendo agora avançar com os procedimentos para a elaboração e posterior execução do projeto, que corresponde a um anseio antigo das gentes de Forjães.
O Município pretende, assim, diversificar a oferta do território, em alternativa às praias, proporcionando melhores condições de vida aos habitantes do concelho”, sendo que foi também adquirido um imóvel, em Belinho, para ser demolida a habitação aí existente, de modo a melhorar o acesso à estrada nacional 13, em condições de visibilidade e segurança.
“A aquisição destes terrenos enquadra-se na estratégia de desenvolvimento do concelho, definida pelo Município, em articulação com as Juntas de Freguesia e em linha com os anseios das populações, levando também em consideração as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira. O autarca sublinha que “a sustentabilidade financeira do Município continua a nortear a gestão municipal” e que “as opções tomadas refletem os princípios da boa gestão”. Em resultado desta estratégia, a Câmara Municipal procedeu, recentemente, à alienação de um conjunto de imóveis no território concelhio, procedendo à aquisição de imoveis que permitirão alavancar outros projetos, cruciais para um concelho em franco desenvolvimento e crescimento, vinca Benjamim Pereira.
Seguir-se-á, conforme acordado na última Assembleia de Freguesia, um período para recolha de contributos para o projeto a implementar na futura zona de lazer do Zé do Rio, num processo em que a Junta de Freguesia quer auscultar a opinião dos Forjanenses, para que as ideias a remeter à Câmara Municipal traduzam os anseios da população para este espaço, com enorme potencial local e regional, complementando os pontos de interesse locais e em franco desenvolvimento.