A REVOLTA DA MORENA: TEATRO EM FORJÃES, DIA 20 DE MAIO

O Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense levará  a palco, em Forjães, no próximo dia 20 de maio, a peça teatral ” A Revolta da Morena”, representação sobre a separação da freguesia de Aguçadoura da sua vizinha Navais, na década de 1930, havendo a particularidade de termos um cidadão de Forjães aqui envolvido!!!

Como refere a autora da peça, Virgínia Silva, o tema era delicado e tinha de ser tratado com a máxima sensibilidade, por isso procurou dados históricos escritos, para fundamentar a nova história.

Foi ao ler o livro a monografia de Aguçadoura que lhe apareceram os versos “A Revolta da Morena”, que deram início ao começo da peça, sendo da autoria de um poeta da terra, Sr. Manuel Carvalho.

Quando o contactou para pedir autorização para usar a sua criação, este ter-lhe-á falado noutros versos escritos e publicados no jornal Espozendense, em 1934, pelo Prof. Quesado, que seria professor em Navais, registo que a mesma recuperou. Ora esse professor Quesado, que acaba por ser uma personagem da história que Virgínia Silva constrói, é o forjanense José Justino Rodrigues Quesado, nascido em 17 de maio de 1868.

É o autor do primeiro livro com edição conhecida nesta terra, com o nome “Forjães (Divulgações de um seu filho humilde)”, publicação de 1931. Conforme pesquisa de Gil Abreu, José Justino Rodrigues Quesado casou com Maria de Jesus Boucinha, natural de Navais, com quem teve 3 filhos, casando após a sua morte, em segundas núpcias, com D. Antónia Alexandrina, natural de Braga.

A sua ligação a Navais resulta, assim, do seu casamento, havendo a informação que também terá sido professor (regente) nesta localidade.

Alguns dos seus versos poderão ser encontrados nesta peça teatral, com 33 atores, que, estreando a 7 de agosto de 2022, tem esgotado as salas de espetáculo onde tem sido apresentada, convidando-se, assim, toda a população para a sua apresentação no Auditório do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, no próximo sábado, dia 20 de maio, pelas 21.00h.

Os bilhetes podem ser comprados na sede da Junta de Freguesia ou reservados junto dos contactos disponibilizados no cartaz, sendo o número de lugares limitado. Faça já a sua reserva.