AÇÃO DE FORMAÇÃO “ARTESANATO: ARTE DO JUNCO” ARRANCA DIA 27 DE ABRIL

A Junta de Freguesia volta a associar-se ao Município de Esposende, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional I.P. para a promoção de mais uma ação de formação “Artesanato: Arte do Junco”.

Destinada a Ativos Empregados, a segunda edição desta ação decorrerá no Centro Interpretativo do Junco, em Forjães, a partir do próximo dia 27 de abril, em horário pós-laboral, às terças e quintas-feiras, entre as 19h00 e as 22h00, com a possibilidade de se realizar pontualmente ao sábado, entre as 9h00 as 13h00.

Trata-se de uma formação modular de 75 horas, num percurso com duas UFCD (Unidades de Formação de Curta Duração), designadamente “Projetos de tecelagem” – 50 horas e “Marketing Digital)” – 25 horas, sendo que os formandos têm direito a subsídio de refeição, no valor de 5,20 euros (período mínimo de 3 horas de formação/fora do horário laboral).

Através da promoção deste curso profissional pretende-se fomentar a arte do artesanato do junco, contrariando o seu desaparecimento e promovendo a cesta de junco Forjães. Perspetiva-se, pois, uma oferta formativa apelativa e que irá permitir aos participantes a aquisição de novas competências num contexto socioeconómico, deixando como testemunho uma confeção artesanal transmitida por legado familiar de várias gerações.

O artesanato das esteiras de junco na Vila de Forjães, concelho de Esposende, é um dos patrimónios culturais, a nível material e imaterial, mais estimados e queridos pela população local. Apesar de todos os riscos associados aos novos sistemas de produção industrial e à quase perda de mão-de-obra especializada, Forjães manteve sempre uma forte ligação ao artesanato de junco. Esta manutenção fez-se por duas ordens de razão: haver quem tivesse o conhecimento experimentado ao longo de gerações; e, mais recentemente, um novo valor atribuído ao artesanato, como elemento identitário, na sequência de uma nova relação com o património cultural associado às tradições rurais e artesanais, contextualizados agora na oferta patrimonial e turística.

Para mais informações sobre esta oferta formativa, os interessados deverão contactar através do e-mail sandra.a.martins@iefp.pt ou do telefone 258 248 216, podendo também contactar a Junta de Freguesia de Forjães.

Esta ação enquadra-se no âmbito do “Programa de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende 2023_2027”, Eixo 3 “Comunidade, Cultura e Criatividade”, e nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

#Junco

#Artedojunco

#Forjães