CENTRO INTERPRETATIVO DO JUNCO É UMA REALIDADE EM DIA DE ANIVERSÁRIO

A Junta de Freguesia de Forjães partilha a informação registada pelo Município de Esposende, a propósito dos atos evocativos do 33º aniversário, decorridos a 30 de junho.

Assim, depois de termos divulgado uma publicação relativa à cerimónia do hastear das bandeiras, da parte da manhã, damos agora conta dos momentos acontecidos durante a tarde. Nesse sentido, apresentaremos, a partir de hoje e durante os próximos dias, os registos relativos à inauguração do Centro Interpretativo do Junco, à requalificação da Biblioteca Municipal, polo digital Sala Professora Maria Irene Faria do Vale, à Exposição relativa a António Rodrigues Alves de Faria e atual edifício Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, estrutura alvo de uma requalificação, no âmbito desta requalificação iminentemente cultural. Destacaremos, ainda, informação relativa à assinatura de um protocolo de cooperação com a cidade de Niterói, no Brasil, onde Rodrigues de Faria foi figura preminente, a par da celebração eucarística e romagem ao cemitério, onde foram lembrados todos os autarcas e Forjanenses já falecidos.

No dia em que festeja o 33.º aniversário de elevação a vila, Forjães recebe um novo impulso cultural, que eleva e promove a sua história, cultura e identidade. O dia 30 de junho fica, assim, marcado pela inauguração do Centro Interpretativo do Junco, pela abertura da Exposição “Rodrigues de Faria” e pela reativação do polo da Biblioteca Municipal – Sala Professora Irene Faria do Valle, no Centro Cultural de Forjães – Escolas Rodrigues de Faria.

O Município de Esposende aposta, deste modo, em “três espaços que, embora distintos, muito contribuirão para a preservação da memória coletiva dos forjanenses e de todos os esposendenses”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, assinalando que tal se traduz numa “homenagem permanente, sustentada e esclarecedora à figura maior de Forjães, o patrono do Centro Cultural, António Rodrigues de Faria”. Um “visionário”, afirmou, que entre outros investimentos na sua terra natal, financiou a construção das Escolas Rodrigues de Faria, em 1934, considerada, à data, a melhor escola do país, possuindo auditório, ginásio e cantina, e enriquecida com painéis de azulejos de Jorge Colaço, alusivos aos grandes feitos da pátria portuguesa.

O Centro Interpretativo do Junco corresponde à concretização de um sonho antigo, referiu Benjamim Pereira, acrescentando que o espaço “abre horizontes para novas descobertas em torno desta matéria-prima” e possibilitará “dar corpo às novas dinâmicas do artesanato e do turismo criativo”.

(…) Sustentando que o investimento camarário é abrangente a todo o território concelhio, Benjamim Pereira lembrou os mais recentes investimentos concretizados pelo Município em Forjães, num valor próximo de 1 milhão de euros, sem qualquer apoio de fundos comunitários.

Em dia de festa, o Presidente da Câmara Municipal saudou todos quantos estiveram na génese da elevação de Forjães a vila e felicitou a Junta e a Assembleia de Freguesia de Forjães pelo programa comemorativo e pela dignidade das iniciativas, deixando, ainda, um abraço a todos os emigrantes e forjanenses espalhados pelo mundo. Expressou um agradecimento final a todos quantos trabalharam para a concretização dos espaços hoje disponibilizados.

“O nosso Centro Cultural respira mais cultura a partir de hoje. Forjães fica uma vila mais rica”, afirmou o Presidente da Junta de Freguesia de Forjães, Vítor Quintão, numa intervenção em que realçou a importância das valências disponibilizadas agora no Centro Cultural. Afirmou o compromisso da Junta de Freguesia de tornar este espaço mais próximo das crianças, dos estudantes e da comunidade em geral, procurando parcerias para a sua dinamização. Para Vítor Quintão é primordial dar a conhecer às crianças o valor patrimonial do Centro Cultural de Forjães, mas também à demais comunidade do concelho. Neste contexto, apelou ao Presidente Benjamim Pereira para integrar o imóvel nos roteiros concelhios de forma a promovê-lo ainda mais.

Num dia marcante para Forjães, o Presidente da Junta anunciou que as placas identificativas da vila passarão a ostentar uma nova imagem alusiva ao junco, assinalando a sua identidade diferenciadora.

Mais informação no site do Município, de onde foram retiradas as fotos que ilustram esta publicação: Município de Esposende afirma Centro Cultural de Forjães como espaço de cultura e de história | Município de Esposende
Publicamos, ainda, fotos do jornal Correio do Minho, de hoje, onde Forjães está em destaque de primeira página.
Ver notícia completa no link abaixo: