CERTIFICAÇÃO DO JUNCO DE FORJÃES – ESPOSENDE AVANÇA

O Município de Esposende promoveu, no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, uma sessão de esclarecimento no âmbito do processo de certificação do junco de Forjães. A sessão, dinamizada a 24 de janeiro último, teve como intervenientes principais elementos da CEARTE (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património – Coimbra) e da empresa responsável pela certificação da marca “Junco de Forjães – Esposende”, A.Certifica (Braga), assumindo-se o momento como mais um passo na certificação deste produto genuinamente forjanense.

Aberta a sessão por Vitor Quintão, na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia de Forjães, e tendo como público-alvo principal os formandos do curso sobre a arte do junco, promovido pelo IEFP, bem como artesãos locais ainda sem registo formalizado como produtores, usou da palavra, em seguida, o vereador para o Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo,  Sérgio Mano. O autarca deu conta do investimento da autarquia neste processo, traduzido na criação do Centro Interpretativo do Junco, na disponibilização de formação teórico-prática, a que se juntará a certificação da cesta em junco, de Forjães, processo que está em fase adiantada, ultrapassada que está a fase de apresentação do caderno de especificações técnicas. Destacou a aposta da autarquia nesta certificação e o enorme potencial desta área, mostrando-se disponível, em termos autárquicos, para continuar a apoiar o artesanato local.

Seguiu-se a intervenção de Fernando Gaspar, do CEARTE, que, considerando a Portaria 1193/2003, de 13 de outubro, apresentou os procedimentos necessários para a obtenção do estatuto de artesão, processo que será necessário para todos os que quiserem, no futuro, comercializar o produto certificado “Junco de Forjães – Esposende”. Nesta fase, Forjães dispõe de uma artesã registada, a Maria do Carmo (A Lançadeira), podendo alguns dos seus trabalhos ser consultados neste site: Forjães na imprensa e na WEB – Forjães (forjaes.pt).  A carta de artesão implica alguns requisitos, explicados aos presentes, havendo disponibilidade do município para colaborar na sua requisição.

Teresa Costa, representante da entidade certificadora, explicou, em seguida, os procedimentos a seguir por quem quiser vender os produtos certificados, registando que o uso indevido da designação ou marca, é punido pela ASAE, pois estes registos permitirão, ao consumidor, ter a certeza que adquire produtos manufaturados e produzidos de acordo com normas certificadas. Foram apresentadas as vantagens do registo como artesão e da venda de produtos certificados, tendo ainda sido levantado um pouco do véu sobre a futura etiqueta que caracterizará os produtos feitos de acordo com a certificação do “Junco de Forjães – Esposende”.

A Câmara Municipal de Esposende, como foi também assumido por José Costa, responsável pelo Turismo municipal, acompanhará e apoiará este processo, assumindo o vereador Sérgio Mano que serão disponibilizadas gratuitamente as etiquetas iniciais de certificação deste produto, assumidamente detentores do selo “Portugal sou eu” e incrementadoras das vendas.

Por fim, Sandra Martins, do IEFP de Viana do Castelo, deu conta da preparação de mais um curso de formação nesta área, a apresentar em breve, podendo os interessados contactar a Junta de freguesia ou Câmara Municipal, que estão disponíveis para apoiar todos aqueles que se queiram certificar como artesãos ou obter a carta de produtor, bem como na promoção e divulgação dos seus produtos.

No final da sessão, onde também participou o presidente da Assembleia de Freguesia, Carlos Gomes de Sá, realizou-se uma visita ao Centro Interpretativo do Junco.