DIA MUNDIAL DO LIVRO: LANÇADO EM FORJÃES “RETALHOS DE UMA VIDA ATRIBULADA”

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população, pois é sabido que os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.

Foi com este mesmo espírito que o Auditório do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, em Forjães, se encheu para o lançamento de mais um livro, o segundo no espaço de um mês. O lançamento de “Retalhos de uma vida atribulada“, acontecido na tarde de 22 de abril, marcou também o início das Comemorações do 49´aniversário da Revolução do 25 de Abril, em Forjães, daí que a sessão tenha começado com músicas alusivas a este dia, por Paulo Alves.

A obra agora editada, da autoria do forjanense Mário de Faria Vilarverde, retrata o período da sua vida militar, desde o tempo da recruta, em outubro de 1967, à presença em Angola, no Batalhão de Caçadores 2844 (de abril de 1968 a julho de 1970). A apresentação da obra esteve a cargo do também forjanense Carlos Brochado de Almeida, que destacou a coragem do autor, pois esta literatura que aborda narrativas de guerra é sempre delicada. A mesma tónica de emoção foi destaca pelo Presidente da Junta, Vitor Quintão, que abriu as intervenções, e por Benjamim Pereira, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Esposende, que encerrou o período de intervenções. Tomou ainda parte da mesa Carlos Gomes de Sá, na qualidade de Presidente da Assembleia de Freguesia, numa sessão conduzida por Virgínia Sampaio,

O autor, que teve na plateia antigos camaradas de armas, disponibilizou-se, no final, para uma sessão de autógrafos, podendo a obra, com 105 páginas, ser adquirida na sede da Junta de Freguesia. Regista-se, a este propósito, que no site da Junta de Freguesia, no separador “Freguesia” e dentro deste em “Imprensa“, existe um tópico apresentando livros de autores forjanenses à venda na sede na Junta (Cfr. Imprensa – Forjães (forjaes.pt)

Mário de Faria Vilaverde,  nascido em Forjães a 22 de junho de 1945, junta-se assim, à mais de duas dezenas de autores forjanenses que colocam Forjães em lugar de destaque em termos de edição de obras literárias, neste Dia Mundial do Livro, instituído pela UNESCO em 1995. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial, servindo ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.

Registos da sessão: