FESTA DO EMIGRANTE: RECORDAÇÃO DE RODRIGUES DE FARIA e EMOÇÃO QUE MARCA O REVIVER DE MOMENTOS

A Junta de Freguesia de Forjães e o Forjães Sport Clube organizaram, como vinha acontecendo antes da pandemia, um conjunto de atividades que visaram assinalar o Dia do Emigrante e, dessa forma, homenagear todos aqueles que nos visitam.

As atividades, conforme aqui divulgado e publicitado nos locais de hábito, começaram no sábado à tarde, dia 13, com um jogo entre elementos dos FSC e Emigrantes. O resultado, esse, foi uma grande vitória para a alegria e o convívio, que prosseguiu ao final da tarde, num salutar convívio com comes e bebes, no Estádio Horário de Queirós.

No dia seguinte, domingo, realizou-se uma celebração eucarística de Ação de Graças pelos Emigrantes, seguida da deposição, simbólica, de uma coroa de flores no cemitério, em homenagem a todos os emigrantes Forjanenses já falecidos. Este gesto, como referiu Vitor Quintão, Presidente da Junta, que esteve acompanhado de Sérgio Morgado, Secretário, Andreia Dias, Tesoureira, e do Presidente da Assembleia, Carlos Gomes de Sá, é uma forma de reconhecer o esforço de todos aqueles que, por motivos vários, tiveram que deixar a sua terra, em busca de melhores condições de vida.

O simbolismo do momento também esteve presente na tarde desse dia, aquando da deposição de uma coroa de flores, no Monumento ao Emigrante, erigido pela Junta de Freguesia, em 2017, no Largo da Santa, tendo participado no mesmo, para além da Junta de Freguesia e Presidente da Assembleia, duas gerações de emigrantes, no caso emigrantes em 1974 (Adelaide Pinheiro) e 2008 (Paulo Dias), a que se juntaram outros atuais e ex-emigrantes.

Sendo local de passagem, o monumento lembra, precisamente, a viagem dos emigrantes, sendo esta a forma simbólica de a todos agradecer a visita à terra, desejando-lhes um bom regresso, quando as férias terminarem. Neste local, o Presidente da Junta lembrou o desejo da autarquia de requalificar aquele espaço, dando-lhe outra envolvência e significação, projeto que será apresentado para o próximo ano, em linha com o modelo apresentado em setembro de 2021.

As cerimónias prosseguiram no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, com uma visita aberta ao espaço e às duas exposições permanentes aí instaladas, a de Rodrigues Faria (vida, projeto da escola e painéis de azulejo) e o Centro Interpretativo do Junco, tendo havido ainda oportunidade para apresentação do site da Junta e, em particular, do projeto “Forjanenses pelo Mundo”, que visa referenciar aqueles Forjanenses que se encontram ausentes da sua Terra Natal. O registo pode ser feito pelos próprios, podendo também ser contactada a Junta de Freguesia ou algum dos seus membros.

Esta visita ao Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria serviu também para recordar a figura de António Rodrigues Alves de Faria, nascido em 6 de abril de 1878 e falecido a 10 de agosto de 1949, ou seja, foi uma memória do 73º aniversário do seu falecimento, ele que foi emigrante no Brasil e o maior benemérito do concelho de Esposende.

No link abaixo poderá encontrar informações complementares sobre este ilustre Forjanense, bem como a publicação apresentada em abril último, quando assinalamos o 151 anos sobre o seu nascimento.

ANTÓNIO RODRIGUES ALVES DE FARIA: 151 ANOS SOBRE O SEU NASCIMENTO – Forjães (forjaes.pt)
Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria – Forjães (forjaes.pt)

O dia terminou com conversas sobre a emigração, em torno de um verde da Quinta de Curvos, recordando-se histórias das campanhas para a apanha da maçã, da ida a salto da França, das excursões do Forjães SC, entre muitas outras memórias, sentindo-se que, apesar de serem atividades com uma afluência aquém do esperado, são momentos carregados de grande simbolismo e emoção.

Esta iniciativa coincidiu com a peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de agosto, em Fátima, considerada a peregrinação dos emigrantes, integrantes da 50.ª Semana Nacional de Migrações,  sob o tema “Construir o futuro com migrantes e refugiados”, sendo este o título da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que se assinala em 25 de setembro, conforme recordou o Reverendíssimo Padre Ledo, na sua homilia.

Apresentamos um conjunto de registos alusivos aos vários momentos, desde o desafio de futebol, à visita ao Centro Cultural, sem esquecer os dois momentos de deposição de flores.