FORJÃES JÁ DISPÕE DE PONTO DE RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS

No âmbito de uma campanha desenvolvida pelo Município de Esposende, Forjães passou a dispor de um oleão, para recolha de óleos alimentares usados (OAU), integrando uma rede concelhia que abrange todo o concelho.

O novo equipamento está instalado nas imediações da Escola Básica de Forjães, junto à rede de ecopontos aí existentes, espaço que se entendeu como prioritário nesta fase, desde logo pela ligação às campanhas de sensibilização promovidas pela escola, bem como pelo facto de ser um local de grande afluência de pessoas, devido à proximidade da escola e outros equipamentos. Assim, e a título de exemplo, ao levar os alunos à escola, na sua recolha, na ida ao futebol, à piscina ou até aos serviços que funcionam nas imediações, é possível colocar o nosso óleo usado. Este deve ser colocado numa garrafa plástica (sugere-se a do próprio óleo), devidamente tamponada (ter o cuidado de apertar bem a tampa, para não vazar).

Nesta primeira fase, foram instalados 16 Oleões, no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal, a Esposende Ambiente, a Resulima, entidade gestora do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Vale do Lima e Baixo Cávado, e a RECIOL, empresa autorizada para a recolha, transporte e tratamento de óleos usados, pioneira neste setor de mercado.

Esta parceria prevê a instalação de um conjunto de até 35 equipamentos em todo o território concelhio, abrangendo, assim, todas as freguesias, em locais definidos pelo Município em articulação com as Juntas de Freguesia. Em conjunto com a Esposende Ambiente e a Resulima, o Município assumirá ainda a promoção de campanhas de sensibilização e comunicação, no sentido de promover a reciclagem de óleos alimentares usados provenientes de produtores domésticos e de outros pequenos produtores de resíduos urbanos, incentivando à participação ativa dos membros da comunidade na proteção do ambiente.

Esta medida reveste-se de especial relevância, dado que espelha a determinação de Esposende em dar cumprimento às exigentes metas de Recolha Seletiva de Resíduos, e posterior envio para reciclagem, conforme previsto no PERSU – Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos 2030. Esta ação enquadra-se também no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município assumiu e verteu para o seu plano de ação.

As mais recentes alterações no que diz respeito à gestão de resíduos, conferem aos municípios a responsabilidade da recolha dos óleos alimentares usados, impondo a operacionalização de uma rede de recolha seletiva para estes resíduos até ao início de 2025. Perante estes atuais desafios ambientais, os municípios são entidades estratégicas nas questões do desenvolvimento sustentável e da cooperação. Neste contexto, pela sua proximidade com as populações, a Câmara Municipal e a Esposende Ambiente, em articulação com as Juntas de Freguesia, são decisivas na sensibilização de comportamentos mais amigos do ambiente, um desafio que abraçam com sentido de responsabilidade e determinação em prol de um concelho ainda mais ambientalmente sustentável.