FORJÃES: LOCAL DE EXCELÊNCIA PARA TURISMO E LAZER

De forma sustentada, ainda que paulatina, Forjães vai-se afirmando, também, na área do Turismo e do Lazer, tendo uma oferta única a esse nível, que importará conhecer, experimentar e divulgar.

Forjães apresenta um “turismo criativo”, como foi descrito, em maio 21 de maio último, quando foi apresentado o livro “Creatour – catalisando o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e em áreas rurais”. De facto, longe de concorrer com grandes massas, a aposta terá que ser numa oferta específica, direcionada e bem suportada, o que também leva o seu tempo a construir e afirmar, havendo necessidade de envolver vários parceiros e atores, incluindo os particulares. Uma oferta permanente, aliada a ações sazonais, pode alavancar outras estruturas e serviços, desde logo a restauração, área onde Forjães já teve mais oferta, permitindo trazer, também, mais pessoas para a terra, o que potenciará o incremento dos (novos) serviços, setor onde seremos mais fortes e temos muito para oferecer.

Neste momento, e devido à sua sazonalidade, destacamos a área de lazer do Zé do Rio, processo que tem vindo a merecer a atenção de sucessivos autarcas, vai para quase três décadas. Depois de, em 14 de julho último, termos noticiado a aquisição de mais um terreno, para a criação do futuro Parque de Lazer do Zé do Rio, este local vai já mostrando todo o seu potencial, atraindo jovens e menos jovens, forjanenses e, sobretudo aos fins de semana, muitos forasteiros.

Este ano, e depois de um primeiro corte de vegetação por altura da Páscoa, a que se seguiram várias intervenções de manutenção dos espaços verdes, a Junta de Freguesia já procedeu a duas grandes reposições de areia, para além de ter ajustado a postura de trânsito no acesso ao local, visando a criação de áreas mais seguras, e distintas, para o lazer e o estacionamento, apelando-se, por isso, à colaboração de todos os utilizadores do espaço, para que respeitem a sinalética existente no espaço.

No local também já se encontra em funcionamento uma estrutura de apoio, com bar, esplanada e instalações sanitárias, sendo a área convidativa para um refrescante mergulho, para banhos de sol, para uma soneca à sombra, para namorar, sem esquecer os piqueniques!!
Fica o convite para um passeio pelas margens do Neiva, o que permitirá o contacto com outros espaços, também melhorados para o Verão, seja por ação da Junta de Freguesia, seja por iniciativa particular, a que se juntam, no âmbito da oferta que Forjães tem para oferecer a este nível, as Piscinas Municipais, a par do Souto de S. Roque, com diversos equipamentos de apoio e áreas de lazer e recreio.
Para quem preferir, fica a possibilidade de visita ao emblemático e distinto património religioso local, considerando, desde logo, a Igreja Matriz e o Escadório de Santa Marinha, sem esquecer o imponente Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, com destaque para o Centro Interpretativo do Junco (este artesanato, a par da rota dos vinhos verdes, apresentam enorme potencial de desenvolvimento para a vila, que, orgulhosamente, enverga esta arte nas placas que dão as boas-vindas a quem nos visita) e a Exposição sobre Rodrigues de Faria e Jorge Colaço, autor dos riquíssimos painéis de azulejo aí presentes, sendo que também aqui poderá aceder à biblioteca digital AquaLibri, ou ao variado espólio presente na Sala Professora Maria Irene Faria do Valle, bem como aos jornais, em formato de papel, A Voz de Forjães e O Forjanense.

Para um olhar mais atento, na certeza de que “pode ir para fora cá dentro”, partilhamos algumas das informações que podem ser consultadas a partir do site da Junta de Freguesia, recuperando, ainda, algumas das últimas publicações sobre as situações aqui aludidas (os links não funcionam no Facebook – neste caso, deverá aceder ao link final, a azul, onde acederá a toda a informação):

Turismo e Lazer – Forjães (forjaes.pt)

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE ADQUIRE MAIS UM TERRENO NA ZONA DO ZÉ DO RIO – Forjães (forjaes.pt)

INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO SOBRE RODRIGUES DE FARIA – Forjães (forjaes.pt)

RENOVADA A IMAGEM DAS PLACAS À ENTRADA E SAÍDA DE FORJÃES – Forjães (forjaes.pt)

REATIVAÇÃO DO POLO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL – SALA PROFESSORA IRENE FARIA DO VALLE – Forjães (forjaes.pt)

CENTRO INTERPRETATIVO DO JUNCO É UMA REALIDADE EM DIA DE ANIVERSÁRIO – Forjães (forjaes.pt)

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CREATOUR” NO CENTRO CULTURAL – Forjães (forjaes.pt)