FORJÃES PRESENTE NA APRESENTAÇÃO DO CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

A Freguesia de Forjães, através do Secretário da Junta de Freguesia, Sérgio Morgado, e do Presidente da Assembleia de Freguesia, Carlos Gomes de Sá, marcaram presença, ao final da tarde de ontem 9 de agosto, em Esposende, na apresentação de um ambicioso e determinante projeto para o desenvolvimento do território concelhio: o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), que ficará instalado no Forte de S. João Baptista, junto à foz do Rio Cávado.

O CDCC integrará três áreas principais, nomeadamente o Centro Interpretativo do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), o Museu D. Sebastião e um espaço de exposições temporárias, dispondo ainda de um auditório e cafetaria.

O Centro Interpretativo do PNLN ficará instalado numa das alas do edifício e englobará um conjunto de funcionalidades integradas, nas vertentes da investigação e exposição do património natural existente, quer na parte terrestre quer na parte marítima.

Na zona reservada às exposições de maior dimensão, dedicadas ao Património Cultural e à Arqueologia Subaquática, ficará acomodado o espólio do Achado de Belinho, resultante do naufrágio de uma embarcação quinhentista, que fará a ligação com a ala destinada ao Museu D. Sebastião, monarca intimamente ligado a Esposende, por ter concedido a autonomia administrativa, em 1572, através de Carta Régia.

A valência dedicada a exposições temporárias marca este espaço agregador, proporcionando uma dinâmica quotidiana e condições para a realização de outros eventos.

Este novo espaço, que se espera possa ser inaugurado no espaço de 2-3 anos, adiantou o Presidente da Câmara, Benjamim Pereira, vai para além da tradicional ideia de “museu”, em linha com o que acontece em Forjães, no Centro Interpretativo do Junco, espaço com dinâmicas multifacetadas, sendo no caso de Forjães uma clara aposta ganha, tal o número de visitantes que tem tido, muitos deles com possibilidades de experimentarem a arte e de contactarem, ao vivo, com artesãos.

Mais informações e registos fotográficos (clicar no link azul):

Apresentado Centro de Divulgação Científica e Cultural a instalar no Forte de S. João Baptista | Município de Esposende