II – DIA DO MUNICÍPIO: FORJÃES PRESENTE NO INÍCIO DAS COMEMORAÇÕES

Esposende assinalou, a 19 de agosto, Dia do Município, o início das comemorações oficiais dos 450 de criação do concelho, as quais se estenderão até 19 de agosto de 2023.

Como já destacamos em anterior publicação, a Vila de Forjães participou em diversos atos deste dia evocativo, tendo estado representada, nas cerimónias oficiais, pelo Presidente da Junta, Vitor Quintão, e o Presidente da Assembleia de Freguesia, Carlos Gomes de Sá, fazendo-se registo dessas vivências, porque marcantes para o concelho e para a terra em particular, no site da Junta de Freguesia.

Assim, depois de destacarmos o imponente mural da família Mendanha, implantado na renovada Praça D. Sebastião, referimos nesta publicação a presença das Associações Forjanenses mo início das comemorações, especificamente na cerimónia do hastear das bandeiras, momento muito participado e que começou com  “A Portuguesa” e “Cidade de Esposende”, pela voz do tenor João Miguel Gonçalves, hinos que ecoaram na Praça do Município, tendo as bandas de música de Antas e de Belinho assegurado o suporte sonoro. A praça acolheu os representantes de todas as instituições do concelho que se fizeram acompanhar do respetivo estandarte, conferindo um cenário elucidativo da pujança associativa local, tendo, em seguida, havido um desfile até à Igreja Matriz, onde foi celebrada, pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, uma Missa solenizada pelo Coro de Câmara de Esposende. Esta cerimónia foi assistida por alguns Forjanenses, sendo os registos fotográficos do desfile de Sérgio Morgado, secretário da Junta de Freguesia de Forjães, marcando a participação da Junta de Freguesia, da ACARF, do Forjães Sport Clube e do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.
O Hino de Esposende, da autoria de Agostinho Pinto Teixeira e com composição musical de António Ribeiro mereceu nova orquestração para banda filarmónica, com intervenção de Diogo Costa e, simbolicamente, foi entregue ao presidente da Câmara Municipal de Esposende.

Mais informação: Benjamim Pereira aponta ao futuro em dia de celebrar a História de Esposende | Município de Esposende