MUNICÍPIO APOIA JUNTAS DE FREGUESIA

O Município de Esposende aprovou, em reunião de Câmara, a atribuição de apoios às freguesias do concelho, no montante de 470.986,64 euros.

Deste montante, 450 000 euros serão transferidos paras as Juntas e Uniões de Freguesia, correspondente a 30 000 euros por cada uma das 15 freguesias, para fazerem face à manutenção e conservação da rede viária, bem como a pequenas reparações em edifícios, taludes e muros.

Para tal, e à semelhança do que é prática, a Câmara Municipal vai estabelecer Acordos de Cooperação com as Juntas e Uniões de Freguesia, proposta que será submetida à apreciação do plenário da Assembleia Municipal.

Assim, para a União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra será transferido o montante de 90 000 euros, cada uma das Uniões de Apúlia/Fão, Fonte Boa/Rio Tinto, Belinho/Mar e Palmeira de Faro/Curvos receberá 60 000 euros e as freguesias não agregadas, nomeadamente Vila Chã, Forjães, Antas e Gemeses, receberão 30 000 euros cada uma.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, nota que “tais apoios assumem uma natureza esporádica, afigurando-se imperativos face ao constante degradar do património viário e às intempéries ocorridas neste último inverno, com níveis de precipitação que há muito não se viam, causando, entre outros danos, abatimentos de vias, derrocadas de taludes e alagamento de valetas”.

“Perante este cenário, torna-se urgente intervir nas vias sob a jurisdição e gestão das Juntas de Freguesia, de modo a garantir as necessárias condições de segurança e de circulação da rede viária e manutenção das demais infraestruturas”, salienta o autarca.

Fonte e mais informações: (24.03.2023): Município de Esposende concede apoios de 471 mil euros às freguesias | Município de Esposende