REATIVAÇÃO DO POLO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL – SALA PROFESSORA IRENE FARIA DO VALLE

Prosseguindo com a divulgação das iniciativas integradas nas comemorações do 33º aniversário da elevação de Forjães à categoria de Vila, e depois de publicações relativas à cerimónia do hastear das bandeiras, envolvida no hino nacional cantado à capela pelos alunos de 4º ano da Escola Básica de Forjães, e de apresentarmos a abertura do Centro Interpretativo do Junco, espaço que será objeto, em breve, de uma produção/ apresentação em vídeo, partilhamos, desta feita, a informação relativa à reativação do polo da Biblioteca Municipal – Sala Professora Irene Faria do Valle, no Centro Cultural de Forjães – Escolas Rodrigues de Faria.

Conforme informação divulgada no site do Município, com esta requalificação do Centro Cultural,  o polo de leitura,  “criado há 20 anos (…) é reativado e disponibilizado à comunidade. Dispõe de um fundo documental composto por fundo local, literatura portuguesa e estrangeira, bem como literatura para crianças e jovens, destinados ao empréstimo domiciliário ou leitura local. Apetrechado com mesas de leitura e trabalho presencial, dispõe de um catálogo on line e de um espaço com computador de acesso à internet e wi-fi.

A reativação do polo de leitura, referiu o Presidente Benjamim Pereira, decorre do projeto maior que consistiu na requalificação da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e na criação do espaço para acolher o acervo do Padre Franquelim Neiva Soares, e no reforço do trabalho de proximidade com todas as bibliotecas escolares. Em jeito de desafio, o autarca exortou a comunidade a tirar o melhor partido deste espaço, aproveitando para conhecer a vasta produção literária de Forjães, e desafiou outros a evidenciar o seu talento nesta área.”

Por seu turno, a diretora da Biblioteca Municipal, Luísa Leite, destacou a mais-valia do acesso digital, possibilitando, entre outros, o acesso ao acervo do projeto AquaLibri, onde podem ser consultadas, em formato digital e pesquisável, todas as edições dos jornais locais A Voz de Forjães  e  O Forjanense, esta que era uma promessa da Junta de Freguesia.

O espaço apresenta enorme potencial, como referiu Vitor Quintão na sua intervenção, onde também recordou a figura da Professora Irene Faria do Valle, desejando a sua utilização pela comunidade e a ligação à escola. Será ainda, em breve, disponibilizada, em espaço próprio, literatura exclusiva de autores forjanenses, provado que está que, em termos percentuais/per capitas, Forjães era das localidades do país com maior capacidade de produção literária.

Fotos: registos do Município de Esposende e de Luísa Leite