RECUPERADA ÁGUA DA FONTE E TANQUE DE S. ROQUE

É com grande satisfação que a Junta de Freguesia anuncia que já se encontra recuperada, na sua totalidade, a água do tanque de S. Roque.

Como aqui fomos detalhando e também apresentado em Assembleia de Freguesia, depois de se recuperar o acesso à mina e de se verificar que esta tinha água, através da descida ao seu interior, iniciou-se, em articulação com a Esposende Ambiente, um minucioso trabalho de análise do ramal/ conduta. Levantado um ponto de rutura, precisamente na ligação entre a estrada em alcatrão e o início do paralelo  (final da Rua de S. Roque e início da Calçada de S. Roque), procedeu-se à abertura da via e reparação da conduta, trabalho que foi um êxito, pois a água já surge, cerca de 200m adiante, na Fonte e Lavadouro de S. Roque, vulgarmente designado de “tanque”.

Esta fonte e lavadouro é um edifício composto por uma estrutura coberta, com dois tanques grandes e quatro pequenos, assente em oito pilares graníticos. O fontanário, no topo sul, é em granito, sendo constituído por uma parede, de onde sai uma bica,  sobre a qual se encontra a inscrição “F. 1953”.

Esta intervenção permitirá uma melhor utilização do espaço, dada a disponibilização de água em apoio ao parque de merendas existente no local, sendo intenção da Junta, como consta do seu manifesto eleitoral, adaptar a rede de rega do Souto de S. Roque para rentabilizar a água do tanque.

O tanque encontrava-se sem caudal de água  suficiente para a sua utilização há vários anos, sendo esta ação a concretização de mais um dos compromissos assumidos pela autarquia.

Pode ver mais informações sobre o Souto de S. Roque no site da Junta, em Equipamentos – Forjães (forjaes.pt)

Em caso de dificuldade no acesso ao  site ou na visualização de todas as fotos, aceda ao link azul abaixo (basta clicar).