RUA DE CASAÍNHOS
A melhoria das condições climatéricas permitiu intervir numa das situações sinalizadas na Rua de Casaínhos, tendo sido, através da Esposende Ambiente, reposto o pavimento abatido em redor da caixa de águas pluviais, próximo da ligação com a EN 103 (junto à casa do “Costinha”). Neste ponto, a conduta que faz o atravessamento das águas pluviais não foi suficiente para drenar toda a água que vem encaminhada e/ou entubada, de nascente e sul, saindo esta, nos dias de maior chuva, pela tampa do pavimento. Esta situação acabou por levar ao abatimento do piso em redor da tampa, o que motivou a sua sinalização, pela Junta de Freguesia, até à sua resolução, o que aconteceu em finais de janeiro.
Por outro lado, próximo deste ponto, há uma outra situação de piso irregular, também devidamente sinalizada, devido aos níveis freáticos elevados, que levou à deslocação do piso em cubo, mas a sua reparação não é possível, no imediato, devido às condições do terreno. Nesta fase, as águas, que surgem a partir deste espaço, foram provisoriamente encaminhadas pela berma, até uma caixa de águas pluviais existente a poente (foto no link azul final).
É intenção da Junta de Freguesia, conforme manifesto eleitoral de 2021, intervir neste arrumamento, em articulação com a beneficiação da Travessa da Av 30 de Junho e o reperfilamento da Av 30 de Junho, onde em breve será resolvida a questão da mina.