Vamos todos ajudar a controlar a Cortaderia (Penachos)

A Cortaderia, também conhecida por penachos ou erva-das-pampas (Cortaderia selloana), é uma espécie exótica invasora que se está a expandir muito rapidamente por todo o país, ameaçando a biodiversidade. Para os humanos é uma espécie cortante e pode ainda agravar doenças do foro respiratório. Inicialmente foi introduzida como planta ornamental, utilizada em jardins devido à beleza das plumas, igualmente utilizadas em arranjos florais. Infelizmente, rapidamente passou de espécie exótica ornamental a uma espécie exótica altamente invasora. Cada planta feminina pode produzir até 1 milhão de sementes, frequentemente dispersas no outono.
O concelho de Esposende não é exceção à ocorrência desta espécie, que tem vindo a ser alvo de controlo ao nível dos espaços públicos, existindo em Forjães algumas situações que também merecem atenção, desde logo porque não é permitida a sua plantação.
Em face deste cenário, todos podemos ter um papel ativo no processo de combate a esta espécie invasora. sugerindo-se as seguintes ações:
– Se tiver exemplares de ervas-das-pampas no seu terreno elimine-os.
– Se tal não for possível, pelo menos, remova as plumas das ervas-das-pampas que se situem nos seus terrenos, no sentido de evitar a dispersão de sementes, com os devidos cuidados (veja como em:

)

– Ajude-nos a mapear esta espécie no projeto de ciência cidadã “invasoras.pt” no BioDiversity4All/iNaturalist.
Contribua submetendo registos de localização desta espécie onde a observar.