COMPRADO QUINTO TERRENO NA ZONA DE LAZER DO ZÉ DO RIO

Volvidos dois meses sobre a informação de aquisição de mais um terreno na zona do Zé do Rio (14 de julho), é com enorme satisfação que a Junta de Freguesia assinala que apenas falta adquirir um terreno para ser possível avançar com o projeto de valorização da zona do Zé do Rio. Com efeito, no passado dia 16 de setembro, o município de Esposende avançou com a escritura de mais um terreno, continuando, desta forma, a cumprir-se aquilo com que se havia comprometido, durante a fase de campanha, seja em termos de aquisição de terenos, seja na limpeza das áreas balneares.

É de enaltecer a postura de cooperação dos proprietários, que percebendo o alcance do projeto de regeneração do espaço envolvente à zona do Zé do Rio, têm mostrado disponibilidade para negociar com o município, bem como para a realização dos procedimentos de registo prévios à escritura.

Desta forma, o Município de Esposende já fez a aquisição de cinco parcelas, estando já concluída a negociação com proprietário da única que falta adquirir, cuja escritura será assinada em breve, para ser possível avançar com o projeto para o futuro espaço de lazer, com uma área aproximada de 11 mil metros quadrados.

Este projeto insere-se no Plano de Desenvolvimento das Freguesias, no qual tem papel preponderante a ação da Junta de Freguesia de Forjães, acompanhando o processo e contribuindo com propostas que são colhidas junto da população.

A desta intervenção na zona do Zé do Rio, o Município de Esposende tem, ainda, um outro projeto de desenvolvimento das margens do rio Neiva que prevê a melhoria da oferta turística e de lazer e a preservação da biodiversidade. Com a supervisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o projeto contempla uma vasta área, envolvendo diversas freguesias, dos concelhos de Esposende e Viana do Castelo.

Informação sobre aquisição do anterior terreno, em 14 de julho:

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE ADQUIRE MAIS UM TERRENO NA ZONA DO ZÉ DO RIO – Forjães (forjaes.pt)