Mensagem do Presidente


Presidente da Assembleia de Freguesia
Carlos Manuel Gomes de Sá
Presidente da Assembleia

Caríssimos Forjanenses

Na qualidade de Presidente da Assembleia de Freguesia de Forjães, tenho o grato prazer de vos dirigir esta mensagem, neste novo espaço, neste site que, embora pensado desde a fase de campanha,  pela lista que integrei, somente agora começa a tomar forma, numa construção que prevemos totalmente “visitável” no final de junho de 2022, por ocasião do aniversário de elevação a vila.

O “sítio” da Junta de Freguesia de Forjães, suportado no domínio @forjaes.pt, perpetuará o nome da nossa terra, levando-o por esse mundo fora! É esse o seu primeiro desígnio.

Será, estou certo, uma forma de aproximar os Forjanenses, mais um fator de agregação, um  novo local de encontro,  ainda mais plural.

Aqui encontraremos, com cariz institucional, um repositório de documentos, memórias, vivências, registos da nossa história, mas também realizações, construções, projetos, anseios…

Claro que o Facebook tem o seu espaço, tal como outras redes sociais, e foi/é importante na relação autarquia/população. Todavia esta comunicação surge num “novo espaço”,  que se assume como institucional,  genuíno, pretendendo ir mais além, não só em termos de duração, como também de público-alvo e conteúdos, sendo o portal de entrada para um conjunto de ações, associadas ou não à autarquia. Pretende-se um espaço plural, dinâmico, participado e que possa ser um espelho do que somos. Crescerá com todos, com as colaborações de todos, envolvendo e aproximando todos os Forjanenses.

Assim entendo a Assembleia de Freguesia (deverá envolver e aproximar todos os Forjanenses), daí este introito em que falo do site da Junta de Freguesia de Forjães, dado o canal usado, que remete para um local plural e agregador, de discussão e consenso, de debate e decisão, de recolha e síntese.

Todos fazemos falta, todos somos necessários para, em conjunto, construirmos um Forjães melhor.

Quando aceitei fazer parte do projeto do Vitor Quintão, #Por Forjães, e depois de muita reflexão, entendi que poderia (e deveria) dar o meu contributo à minha terra. Fi-lo na qualidade de independente, por entender não estar preso a nenhum partido, antes a ideias, que são válidas em qualquer quadrante. A pluralidade, nas discussões, desde logo políticas, é sempre fator de desenvolvimento, de aprendizagem e formação, de crescimento e amadurecimento.

Entendo que temos que ver para além das “lentes partidárias”, pois acho que Forjães foi, em muitos momentos, vítima dessa visão, ora ampliada, ora redutora e deturpada, que tolhe ao invés de desenvolver.

Temos um passado de que nos devemos orgulhar (e muito) e, tal como em tantos outros projetos, há ciclos que se repetem, que se removam, que se conjugam…

A vida é feita desses momentos…

E esta será uma dessas fases, uma nova etapa, mas que bebe nas anteriores, que tem, com os olhos no futuro, que olhar para trás e colher do passado os bons momentos, as boas práticas, potenciando-as, da mesma forma que também devemos ser capazes de tirar ilações de momentos menos bons. Serão, estou certo, momentos de aprendizagem, de crescimento, não de “passa culpas”.

Na qualidade de Presidente da Assembleia de Freguesia de Forjães tudo farei “Por Forjães”, pela pluralidade das ideias, pela promoção de debates que fomentem o nosso desenvolvimento, a par da preservação e valorização da nossa herança.

Olharemos o futuro, conscientes do passado e com os pés assentes no presente, sabendo o que queremos. Só assim conseguiremos aproveitar todos os ventos, mesmo os que pareçam mais desfavoráveis. A nossa força, e vantagem diria, está também aí, em aproveitarmos as adversidades, vendo-as como oportunidades.

Honrar o passado é garantir o futuro e, nesse sentido, todos seremos chamados a agir, seja pelos canais tradicionais, sempre disponíveis, seja por vias mais modernas, mais ágeis, mais envolventes de outros setores da população, pois todos os Forjanenses são convocados para este processo.  Todos, sem exceção!

Procurarei, pelos meios ao dispor, aproximar os Forjanenses da Assembleia de Freguesia, mas também levar a Assembleia até estes e, nesse sentido, esta mensagem, nesta página, neste novo canal, é já um primeiro passo.  O primeiro de muitos, diria, sendo que todos somos chamados para esta caminhada, em prol do desenvolvimento da nossa terra, pois, como refere um provérbio africano: “Se queremos ir rápido, vamos sozinhos; se queremos ir mais longe, vamos acompanhados”!

Conto consigo! Conte comigo!

Por Forjães!