ESCOLA BÁSICA E CENTRO ESCOLAR DE FORJÃES VISITAM A EXPOSIÇÃO “RIO NEIVA – ENGENHOS”

Nos passados dias 12, 17 e 18 de abril, turmas da Escola Básica de Forjães e turmas do Centro Escolar, visitaram a Exposição “Rio Neiva – Engenhos” patente ao público no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria.

Recebidos pelo Presidente da Junta, Vítor Quintão e o Presidente da Assembleia, Carlos Sá, as turmas, aos longo destes dias, fizeram uma visita guiada aos mais de 35 metros de painéis sobre a exposição que retrata os engenhos do Rio Neiva, desde a sua nascente, na serra do Oural, Vila Verde, até à Foz, em Guilheta, Antas, destacando-se um quadro relativo a Forjães.

O trabalho, assentando numa recolha de Rogério Barreto, Raimundo Castro, José Oliveira e Manuel Delfim Pereira, mostra todo o potencial que as pessoas extraíram do rio, designadamente através da moagem de cereais, produzindo farinha para consumo humano e animal, esmagando o linho em engenhos para permitir a posterior tecelagem das fibras, sem esquecer os laboriosos engenhos de fulão ou pisão, usados para macerar os tecidos em linho, estopa ou serguilha; patentes, ainda, lagares de azeite, imponentes engenhos de serração de madeiras, estruturas para captura de peixe e estanca-rios ou noras, para-a além de vários sistemas de represento, condução e regulação e gestão da água. Os registos mostraram-nos engenhosos sistemas de propulsão, desde rodízios, dornas, rodas de penas ou rodas copeiras, respetivamente com propulsão inferir ou superior, entre muitas outras particularidades do que foi um motor do desenvolvimento da comunidade do vale do Neiva.

A acompanhar a visita esteve também Mariana Venda, responsável pelo projeto “Olhares Atentos, Forjães a Semear e a Acolher Gerações “, disponibilizando-se alguns registos destas visitas (clicar no link azul):

“Grandolada” marca encerramento das comemorações dos 50 anos do 25 Abril na EBI de Forjães

A convite do Agrupamento António Rodrigues Sampaio, o Presidente da Junta de Freguesia de Forjães, Vitor Quintão, marcou presença na “Grandolada”, que decorreu na Escola Básica de Forjães, cerimónia de encerramento das atividades comemorativas do cinquentenário do 25 de Abril de 1974.
Neste evento, hoje realizado, dia 26 de abril, marcaram presença a Diretora do Agrupamento, Paula Cepa, e o subdiretor, José Pinho,  Mariana Ribeiro, Presidente da Associação de Pais da EBI, a artista residente no âmbito do Plano Nacional das Artes, a belga Claire Maca, o corpo docente, os assistentes operacionais, bem como todos os alunos deste estabelecimento de ensino.

Para além dos discursos da praxe, foi  descerrada uma placa alusiva à data que marcará os 50 anos do 25 da Abril, neste que foi um momento muito apreciado por toda a comunidade.

 

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA EVOCA 50 ANOS DO 25 DE ABRIL

A última sessão da Assembleia de Freguesia de Forjães, realizada a 22 de abril último, para além dos pontos de trabalhos usuais nesta primeira reunião do ano e aqui divulgados, ficou marcada por um momento simbólico de evocação dos 50 anos do 25 de Abril de 74.

Correspondendo a um repto lançado pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, que havia feito algo de similar aquando do aniversário de elevação a Vila, em junho de 2023, os representantes das duas forças políticas, no caso Mariana Ribeiro pelo PSD e Olga Dias pela LIF, apresentaram uma intervenção evocativa deste momento, juntamente com o Presidente da Junta, Vitor Quintão, e o próprio Presidente da Assembleia, Carlos Gomes de Sá.

Conheça nos documentos abaixo as quatro intervenções, que constarão da ata desta sessão, a qual poderá depois de aprovada, tal como as anteriores, ser consultada no site da Junta de Freguesia, no separador relativo à Assembleia de Freguesia.

O momento simbólico  foi apreciado apreciado pelos Forjanenses presentes, registando-se, contudo, a pouca adesão da população a estas sessões, onde se discute o futuro da Vila.

Para ver os textos, clicar no link azul:

Presidente da Assembleia de Freguesia: Texto evocativo dos 50 anos do 25 de abril Carlos

Presidente da Junta de Freguesia: Intervenção Pres Junta AF Abril 2024

Intervenção do PSD: 50 ANOS DE 25 DE ABRIL

Intervenção da LIF: Discurso 25 abril LIF

 

 

 

 

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO E ALARGAMENTO DA EM 546

Conforme aqui já destacamos, decorrem os trabalhos de requalificação e alargamento da E.M. 546, entre a rotunda da igreja de Antas e o limite de Forjães. Neste ponto, e conforme ilustra a imagem, iniciaram-se os trabalhos na zona da curva do “Adelino da Neta”, onde a rua será alargada e haverá lugar ao arranjos dos passeios, para maior segurança de automobilistas e peões.

REUNIÃO DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA: 22 de abril

Conforme Edital de 4 de abril último, está agendada para 2ª feira, 22 de abril, pelas 21.00h, no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, uma sessão ordinária da Assembleia de Freguesia, com a  Ordem de Trabalhos abaixo expressa.
Recorda-se que estas sessão são públicas, pelo que se apela ao envolvimento de todos os Forjanenses, pois aqui são discutidas e apreciadas as opções da Junta de Freguesia para o desenvolvimento da Vila. Para além da intervenção dos elementos das duas forças políticas saídas das eleições de 2021, o PSD e a LIF, participam os elementos da Junta de Freguesia, que prestam os esclarecimentos solicitados pelos presentes. O público tem dois momentos de intervenção previstos, podendo sempre acompanhar com pormenor, através de projeção no local, os assuntos em discussão.

O site da Junta de Freguesia de Forjães apresenta, ainda, um separador relativo à Assembleia, onde poderá consultar as atas aprovadas e outros documentos relevantes desta estrutura.

Ordem de Trabalhos:

1 – Análise e votação da Ata da Sessão Ordinária nº 9, de 19/12/2023;

2- Apreciação e discussão de assuntos antes da Ordem do Dia;

3- Primeiro período de intervenção do público;

4- Apreciação de informação escrita apresentada pelo Presidente da Junta de Freguesia relativa à atividade desenvolvida no 1º quadrimestre de 2024;

5- Apreciação do inventário de todos os bens, direitos e obrigações patrimoniais e respetiva avaliação;

6- Apreciação, discussão e votação dos documentos apresentados pela Junta de Freguesia:

a) Relatório de Atividades 2023;

b) Relatório de Contas ou Execução Orçamental relativo ao ano de 2023;

c) Plano plurianual de investimentos (alteração) – a existir;

7. Eventual apreciação de outros assuntos.

Esta sessão contará ainda com um momento evocativo dos 50 anos do 25 de Abril, realizando-se, a partir do dia 21, um conjunto de atividades integrantes destas comemorações, pelo que a Junta de Freguesia convida toda a população a participar nas mesmas, destacando-se os dias 21, 25 e 27. Poderá consultar no site (www.forjaes.pt) mais informações sobre estas realizações.

 

 

FORJÃES EM DESTAQUE NA REVISTA “EÇA & OUTRAS”

No último sábado de janeiro, uma comitiva da Associação Amigos do Solar Condes de Resende/ Confraria Queirosiana esteve em Forjães, com o propósito de conhecer os painéis de azulejo do Mestre Jorge Colaço, tendo visitado, durante esse dia e de forma pormenorizada, o Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria e a Igreja Matriz. Para além do executivo da Junta de Freguesia e do Presidente da Assembleia de Freguesia, acompanhou a visita, enquanto exímio guia dos espaços, o Forjanense  Professor Carlos Brochado de Almeida, tendo participado na sessão, no tocante à visita ao espaço religioso, o Padre José Ledo.

A visita, que foi registada em vídeo e será oportunamente divulgada no site da Junta de Freguesia, enquanto visita guiada ao espaço, mereceu, também, honras de destaque na revista EÇA & OUTRAS (26/ 02/ 24), newsletter que partilhamos no final desta publicação (em caso de dificuldade em aceder ao ficheiro, clicar no link azul final).

Para além de partilharmos alguns registos desta visita, destacamos excertos das comunicações recebidas, no caso do Arq Carvalho Couto, membro da Confraria e que agilizou esta deslocação, após verificar numa sessão, em Vila Nova de Gaia, que se falava de Jorge Colaço, a omissão aos trabalhos deste Mestre da Azulejaria Portuguesas, patentes em Forjães.

“Relativamente à embaixada da Associação Amigos do Solar Condes de Resende/ Confraria Queirosiana, que no pretérito dia 27 de Janeiro se deslocou a Forjães, para uma visita cultural às Escolas Rodrigues de Faria e à Igreja Matriz, venho por este meio declarar, na minha qualidade de elemento que estabeleceu a ponte entre as duas instituições, o quão agradável foi a jornada a todos os níveis.

A magnífica receção prestada pela Assembleia de Freguesia (representada pelo sr. Carlos Sá) e pelo Executivo (nas pessoas do sr. Vítor Quintão, do Secretário, eng. Sérgio Morgado, e da Tesoureira, sr.ª Andreia Dias), de que se destaca a simpatia, a diplomacia e a competência em todos os momentos, o contributo do prof. Carlos Brochado de Almeida, numa linguagem clara e eloquente sobre aspetos culturais importantes, dentre os quais os painéis de azulejos de Jorge Colaço (nas Escolas e na Igreja Matriz) e as pinturas de António Mendanha (na Igreja Matriz), tudo resultou numa visita exemplar, que a todos deixou uma muito agradável satisfação, que para sempre perdurará no espírito de quantos tiveram a oportunidade de participar na viagem até Forjães.
De minha parte, aqui deixo de novo a gratidão pelo sucesso da visita.
A finalizar, os parabéns à organização local do evento. A Assembleia de Freguesia e o Executivo da Junta de Freguesia bem dignificaram a Freguesia/ Vila, pelo que estão de parabéns!
(…)
Newsletter EÇA & OUTRAS (26/ 02/ 24), em que se retratam os principais acontecimentos coletivos e pessoais que vão dizendo respeito à atividade dos AMIGOS DO SOLAR/ CONFRARIA QUEIROSIANA, de autoria do distinto Prof. Dr. Gonçalves Guimarães. No texto, é inserida a notícia sob o subtítulo VISITA  A FORJÃES, ESPOSENDE, sendo de destacar a frase «…e colaboração do Prof. Dr. Brochado de Almeida, ex-docente da FLUP, que  magistralmente comentou o referido Património e outro da região…». (…)”
Para ver as fotos (Facebook), clicar no link azul:

PARQUE DE LAZER DO ZÉ DO RIO: DISCUSSÃO PÚBLICA

No próximo sábado, dia 20 de abril, pelas 18.30h, no Auditório do Centro Cultural Rodrigues de Faria, a Junta de Freguesia promove um encontro/ debate em torno do projeto da área de lazer do Zé do Rio.
A sessão, que surge de uma proposta feita em Assembleia de Freguesia, pretende ser um encontro para discussão do projeto a desenvolver no espaço, apresentando-se limitações e condicionantes, auscultando-se propostas e anseios, no sentido de se desenvolver uma intervenção ajustada às potencialidades do local e devidamente enquadrada em termos legais.

A sessão é de acesso livre, podendo eventuais interessados em apresentar sugestões/ comentários/ dúvidas, mas impedidos de estar presentes no dia, remeter as mesmas, até à sessão, para o email presidentedajunta@forjaes.pt

Os emails recebidos, devidamente identificados, serão apresentados na sessão, pelo que é aberta uma ampla possibilidade de participação dos Forjanenses na discussão do futuro Parque de Lazer do Zé do Rio.

 

Concurso de Maios 2024 – inscrições

A Junta de Freguesia de Forjães informa que estão abertas as inscrições para o Concurso de Maios 2024, convidando todos os Forjanenses manter viva esta tradição e a participar na iniciativa.

As inscrições devem ser efetuadas até às 17h00 do dia 29 de abril de 2024, segunda-feira:

1 – Na sede da Junta de Freguesia de Forjães, durante o horário normal de expediente

2 – Pelo telefone 253 877 430

3 – Pelo endereço de email: juntadefreguesia@forjaes.pt

4 – Através do link (formulário online na página oficial: www.forjaes.pt): https://forms.gle/JCrd7qRXGMM6vUMv8

Os maios serão expostos no exterior do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, no dia 1 de maio, encontrando-se as condições de participação descritas no Regulamento em anexo. Destaca-se a atribuição de prémios aos maios mais pontuados, de acordo com o regulamento citado,  com esta distribuição:

Serão atribuídos os seguintes prémios.

Particulares:

1º Prémio – Vale de 40.00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;

2º Prémio – Vale de 30,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;

3º Prémio – Vale de 25,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;

 

Grupos/Associações/Coletividades:

1º Prémio – Vale de 40,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;

2º Prémio – Vale de 30,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;

3º Prémio – Vale de 25,00 Euros para utilizar no comércio local da freguesia de Forjães;

Atribuição de certificados de participação a todos os concorrentes.

Os maios deverão ser entregues na 3ª feira, dia 30, na sede da Junta de Freguesia, no horário de expediente (09h00 – 12h30 e 14h00 as 17h30).

Regulamento: REGULAMENTO maios

 

Município de Esposende promove formação na arte do junco

O Município de Esposende, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional I.P. e com a colaboração da Junta de Freguesia de Forjães, vai promover mais uma ação de formação “Artesanato: Arte do Junco”.

Destinada a Ativos Empregados e Desempregados, esta ação decorrerá no Centro Interpretativo do Junco, em Forjães, entre o dia 2 de maio e o dia 23 de junho, em horário pós-laboral, às quintas-feiras, entre as 19h00 e as 22h00, e ao sábado, de quinze em quinze dias, entre as 9h00 as 13h00.

Trata-se de uma formação modular de 50 horas, num percurso de uma Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), designadamente “Projetos de tecelagem” – 50 horas, sendo que os formandos têm direito a subsídio de refeição.

Através da promoção deste curso profissional pretende-se fomentar a arte do artesanato do junco, contrariando o seu desaparecimento e promovendo a cesta de junco Forjães. Perspetiva-se, pois, uma oferta formativa apelativa e que irá permitir aos participantes a aquisição de novas competências num contexto socioeconómico, deixando como testemunho uma confeção artesanal transmitida por legado familiar de várias gerações.

O artesanato das esteiras de junco na Vila de Forjães, concelho de Esposende, é um dos patrimónios culturais, a nível material e imaterial, mais estimados e queridos pela população local. Apesar de todos os riscos associados aos novos sistemas de produção industrial e à quase perda de mão-de-obra especializada, Forjães manteve sempre uma forte ligação ao artesanato de junco. Esta manutenção fez-se por duas ordens de razão: haver quem tivesse o conhecimento experimentado ao longo de gerações; e, mais recentemente, um novo valor atribuído ao artesanato, como elemento identitário, na sequência de uma nova relação com o património cultural associado às tradições rurais e artesanais, contextualizados agora na oferta patrimonial e turística.

Refira-se que, no passado dia 12 de março, foi publicado despacho (2569/2024) em DR II Série, que aprova o registo da produção tradicional “Junco de Forjães – Esposende” no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.

Para mais informações sobre esta oferta formativa, os interessados deverão contactar através do e-mail sandra.a.martins@iefp.pt ou do telefone 258 248 216.

Esta ação insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027 e converge para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

PARABÉNS FORJÃES SPORT CLUBE

A Junta de Freguesia de Forjães felicita o Forjães Sport Clube pelo seu 57º aniversário, que hoje, dia 15 de abril se assinala, enaltecendo o trabalho e dedicação de todos aqueles que, ao longo dos anos, têm contribuído para valorizar o nome desta grandiosa instituição.

Este clube, distinto representante do concelho de Esposende, filiado na AF Braga, está a levar a cabo um projeto que procura a inclusão de jovens com espetro do autismo na prática de futebol adaptado, provando, desde modo, que o desporto está ao alcance de todos, através do projeto “No Futebol há Balizas, não há Barreiras!”, o qual foi, em 2023,  vencedor da 5.ª edição dos Prémios “Futebol para todos”, uma iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Futebol.

No site do Clube, podemos ver que “o que começou como um clube de amadores, cresceu até se tornar um interveniente na cena profissional. Ao longo da sua rica história, o clube tem jogado em várias ligas, mais recentemente, na 4ª divisão durante a época 2021-22.”

Atualmente, o Clube está a realizar obras de remodelação do seu parque desportivo, decorrendo, neste momento, a intervenção ao nível dos antigos balneários, tendo recebido, há dias, o que diríamos foi uma prenda de aniversário antecipada, com a visita ao estádio e colegas de equipa do jogador Pedro Vassalo, afastado dos relvados há vários meses, tendo tido, numa fase da sua lesão, um prognóstico muito reservado.

Parabéns FSC!!

Mais sobre o FSC no site da Junta de Freguesia:
Desporto – Forjães (forjaes.pt)