PARABÉNS ACARF: 42 ANOS

A Junta de Freguesia de Forjães felicita a ACARF (Associação Social Cultural Artística e Recreativa de Forjães) pelo seu 42º aniversário.

Fundada por escrita pública em 25 de março de 1983, esta Associação, que teve na sua génese o Teatro, acabou por abraçar um leque variado de atividades, destacando-se o atletismo, o cicloturismo, o voleibol, o BTT, o grupo de Zés Pereiras, entre outras dinamizações culturais, artísticas e recreativas, onde se inclui a formação.
Desde a sua origem que se mantém ligada ao jornalismo, sendo proprietária do jornal “O Forjanense”, o periódico em publicação mais antigo do concelho de Esposende, tendo-se afirmado na área social, onde desempenha um relevante papel de apoio à população, seja aos mais novos, através da creche ou da componente de apoio à família e  ATL, sem esquecer o serviço de transportes, a que se junta a terceira idade, através do Centro de Dia.

A Junta de Freguesia felicita a Associação, os seus dirigentes atuais e todos aqueles que contribuíram para o seu glorioso percurso, bem como os todos os colaboradores e utentes, fazendo votos para que os seus anseios e projetos, onde se incluiu a necessidade de remodelação das instalações, dadas a novas exigências e a sua exiguidade, sejam concretizados.

Parabéns!!

Concerto Solidário de Páscoa

A Junta de Freguesia promove, no próximo dia 5 de abril, pelas 21.0h, na Igreja Matriz de Forjães, um Concerto Solidário de Páscoa, com o valor arrecadado a reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Norte.
Em articulação com a Paróquia de Santa Marinha, e contando com o apoio e envolvimento da Banda Musical Velha de Barroselas, do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães e do cantor alvaranense Rúben Fagundes, cantor que após a sua participação no programa The Voice, da RTP, ficou conhecido como o “Andrea Bocelli de Portugal” teremos uma noite inédita, que promete esgotar o espaço. A Banda Musical Velha de Barroselas será o denominador comum de todo o espetáculo, sem valor de entrada definido. Sendo um espetáculo solidário, cada participante poderá fazer a doação monetária que entender para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, numa causa para a qual todos somos convidados a colaborar.

COMEMORAÇÃO DO DIA DO PAI

A Junta de Freguesia volta a assinalar o Dia do Pai, dinamizando, numa parceria com o Forjães SC e a Associação de Pais e Encarregados de Educação, um jogo de futebol, entre pais e filhos. A atividade decorre domingo, dia 23 de março, pelas 15h, no Estádio Horácio Queirós, prevendo-se, em linha com ano anterior, muita animação e diversão!

Para além do futebol, a tarde prevê atividades com insuflável, lanche e entrega de um diploma aos participantes, pelo que se convida toda a população para esta efeméride.

Avança recuperação da antiga sede da Junta: NOVA SEDE DO GADTF

A Assembleia de Freguesia de Forjães, em reunião extraordinária realizada a 11 de março, aprovou, por unanimidade, o protocolo de transferência de uma verba, do Município de Esposende para a Junta de Freguesia de Forjães, no montante de 331.591,03 euros, para custear a execução das obras de requalificação e ampliação das antigas instalações da Junta de Freguesia, edifício localizado na Rua da Santa, que acolherá a sede do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (GADTF), coletividade que este ano comemora 30 anos.

Foi ainda aprovada uma alteração ao protocolo de cooperação estabelecido, em 2017, entre o Município, entre a Junta de Freguesia e o GADTF, fechando-se, desta forma, e depois da prévia aprovação na Câmara e em Assembleia Municipal, um longo processo e que conheceu diversas fases e intervenientes.

De acordo com o Presidente do GADTF, Manuel Carlos Couto, o grupo passará, após a requalificação do espaço, e volvidos 30 anos e muitas promessas, a dispor de um espaço próprio para ensaios, para acolher o seu espólio, para receber visitas e dinamizar atividades, pois não dispunham de condições para tal, no atual cenário, com ações em espaços distintos e sempre dependentes da boa-vontade de terceiros, a quem reconhece toda a colaboração prestada.

A Junta de Freguesia procederá à intervenção, conforme adenda efetuada e uma vez que o espaço é público, procurando, e conforme apresentação de projeto já feita, dotar o edifício de condições de segurança, qualidade e conforto, prevendo-se a reorganização do espaço interior para um melhor aproveitamento e de forma a assegurar o desenvolvimento de atividades lúdicas. Está ainda prevista, no âmbito desta intervenção, a abertura das instalações sanitárias ao público, em dias de festividades/ atividades no Souto da Santa.

O GADTF fica responsável pela aquisição do mobiliário e recheio, onde irá investir a verba resultante da venda do lote/estrutura, onde iniciou a construção da sua sede, em S. Roque, investimento resultante das suas ações de angariação de fundos/ doações. Deverá ainda apresentar o seu plano anual de atividades, à Junta de Freguesia, a qual poderá retomar o edifício, em caso de inatividade do grupo, pelo período de um ano, pelo que este investimento traz desafios acrescidos a todos os envolvidos.

Na reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia saudou-se ainda, positivamente, o desfecho deste processo, destacando o minucioso e desafiante trabalho de regularização do registo do prédio urbano anteriormente usado como sede da Junta da Freguesia, agora registado na Matriz Predial Urbana sob o nº 2218 e na Conservatória do Registo Predial de Esposende sob o nº 3167.

O apoio agora concedido será distribuído por dois anos, sendo atribuídos 150.000€ em 2025 e 169.591,03€ em 2026, com a conclusão dos trabalhos prevista para o final desse ano, para uma cedência que vigorará por 25 anos.

Este apoio insere na incumbência dos Municípios, em articulação com as Juntas de Freguesia, e nos termos do artigo 23º, nº 2, do Anexo I da Lei 75/2023, de 12 de setembro, de promoção e salvaguarda dos interesses próprios e respetivas populações, no domínio do património, cultura, ciência e promoção do desenvolvimento, destacando-se, desde logo pelo próprio reconhecimento da Federação Portuguesa do Folclore, o trabalho do GADTF na área da preservação e divulgação dos costumes etnográficos e tradições locais.

 

Trabalhos na Avenida Margarida de Queiroz

Foi iniciado hoje a empreitada do arranjo do abatimento no pavimento, numa zona de estacionamento, na Avenida Margarida Queiroz, à face da EN 103. Esta é uma situação que se arrastava há já algum tempo, e foi sempre acompanhada pela Junta de Freguesia, tendo envolvido a análise da Infraestruturas de Portugal, da Esposende Ambiente, do Município de Esposende e da Proteção Civil.

Esta é uma empreitada do Município de Esposende, a quem agradecemos os esforços na resolução do problema.

Nesta fase decorrem também tarefas de limpeza de bermas e valetas, por parte da Infraestruturas de Portugal, numa intervenção que sendo regular, não deixou de merecer a comunicação da Junta de Freguesia, sobretudo no troço onde a vegetação linha ocupando os passeios ou impedia a normal circulação das águas pluviais, situações que traziam acrescidos problemas de segurança.

Dia da Mulher – vídeo

Neste dia 8 de março, em que assinalamos o Dia Internacional da Mulher, a Junta de Freguesia de Forjães presta, de forma simbólica, uma homenagem a todas as Mulheres Forjanenses.

Obrigado a todas as Mulheres que aceitaram participar neste vídeo, com um antecipado pedido de desculpas por alguma omissão, numa letra que pretende registar todas as colaborações, num registo associado ao projeto “Olhares atentos, Forjães a semear e acolher gerações”. Obrigado a todas as instituições que colaboraram.

Parabéns MULHERES!

Para ver o vídeo (com música), clicar no link abaixo:

 

Atribuição de isenção de taxas moderadoras e de comparticipação de medicamentos aos antigos combatentes

A pedido da Unidade Local de Saúde Barcelos/Esposende, E.P.E – USF Esposende Norte – Forjães, no sentido de se conseguir uma ampla divulgação desta medida, divulga-se informação relevante para os antigos combatentes. Assim, para implementação do processo automático e centralizado de atribuição de isenção de taxas moderadoras e de comparticipação de medicamentos aos antigos combatentes, os utentes abrangidos devem considerar o seguinte:
“Por indicação do Ministério da Defesa Nacional para atualização ou correção dos seus dados, solicitamos que contacte a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, durante o horário de atendimento, nos dias úteis de segunda a sexta-feira, através dos seguintes canais ou meios:
Presencialmente:          No Balcão Único da Defesa (BUD) na Av. Infante Santo, n.º 49, R/C, em Lisboa – entre as 10h:00m e as 17h:00m
Por correio postal:        Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional
                          Av. Ilha da Madeira n.º 1
                          1400-204 Lisboa
Por correio eletrónico: Através do endereço dedicado medicamentos.ac@defesa.pt
Por telefone:                Através do número de telefone dedicado 213 038 500 (pressionar a tecla 1 do seu telefone para a chamada ser direcionado para a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional) – entre as 9h:00m e as 12h:30m e as 14h:00m e as 17h:00m.
Pelo Portal: Balcão Único da Saúde https://bud.gov.pt/ac.html

Visita ao Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria

No passado dia 20 de fevereiro, a convite do Sr. José Maria Cruz e de sua esposa, Maria Cândida, Forjães recebeu a visita de ilustres figuras. Entre outros locais, destacamos a visita efetuada ao Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria. O mote da visita a este magnifico espaço, teve como objetivo recordar os tempos de antigamente, apreciando a riquíssima coleção de azulejos da autoria de Jorge Colaço, que invocam os grandes feitos da Pátria Portuguesa.
Acompanhados por Mariana Venda, responsável pelo projeto da Junta de Freguesia, “Olhares Atentos, Forjães a Semear e a Acolher Gerações”, o grupo teve a possibilidade, de modo especial aqueles que ainda não conheciam o espaço, de apreciar este riquíssimo património que possuímos. os visitantes tiveram ainda oportunidade de conhecer o Centro Interpretativo do Junco e toda a história em volta desta arte tão característica de Forjães.
Embora alguns dos presentes, derivado a outros compromissos, não pudessem permanecer até final, destacamos a presença do Sr D. Jorge Ortiga, Arcebispo Emérito de Braga, o Forjanense Rev. Padre Manuel Sá Ribeiro, Pároco de S. Pedro de Rates, Póvoa de Varzim, o Rev. Padre Albino Fonseca, Capelão do Santuário de Santa Luzia, Viana do Castelo, o Prof. Mota Alves, Presidente da ATAHCA, o Prof. Salvador Sousa, tesoureiro da Sta C. Misericórdia de Vila Verde, acompanhado pela esposa, o Prof. Manuel Afonso da ASSASB-Braga, e sua esposa. Referência também, aos Forjanenses José Maria Cruz e Maria Cândida, mentores desta visita.
Pelo recolher de opiniões, esta foi, sem dúvida, uma visita que deixou os visitantes rendidos a este magnifico património.

BOLSA DE ESTUDO – ENSINO SUPERIOR: CANDIDATURA ATÉ FINAL DE MARÇO

Encontram-se abertas as candidaturas, entre 1 e 31 de março, para a atribuição, pela Câmara Municipal de Esposende, de 30 bolsas de estudo para estudantes do ensino superior.
Poderá saber todas as condições de candidatura no edital em anexo (clicar no link azul).

Bolsa de Estudo

EM S. VALENTIM ASSINALAMOS O “DIA DOS AFETOS”

A Junta de Freguesia de Forjães, assinalou, como de costume, o Dia dos Afetos, tendo recolhido o testemunho de algumas pessoas que são acompanhadas pelo projeto “Olhares Atentos, Forjães a Semear e a Acolher Gerações”. Foram desenvolvidas algumas atividades com estas pessoas, onde contamos também com os utentes das instituições locais, Fundação Lar Stº António e ACARF, a quem agradecemos.

Este ano, damos ênfase às mãos como forma de assinalar a amizade, o amor que tanto nos deve unir. As mãos contam histórias, dão carinho, alimento, alívio, mas também conforto. As mãos brincam, trabalham, aconchegam e seguram. As mãos fazem sinais que ajudam a comunicar com o mundo e “sentem” a voz de quem a não tem.

Os trabalhos finais encontram-se expostos na entrada do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, para que todos possam vislumbrar as obras que foram desenvolvidas. Assim, fazemos uma pequena homenagem a todos aqueles que vivem o Amor, neste dia, mas também todos os dias, nas suas diversas formas, cuidando do outro, mas nunca se esquecendo da importância de cuidar de si.