RENOVADO O APOIO À AQUISIÇÃO DE GÁS ENGARRAFADO

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), renovou, em 1 de fevereiro último, o protocolo de cooperação técnica e financeira assinado em novembro de 2022, com o Fundo Ambiental, denominado “Apoio à aquisição de gás engarrafado” pelos consumidores domésticos elegíveis por esta medida.
A Junta de Freguesia de Forjães voltou a aderir a esta medida, estando por isso disponível para proceder ao registo na plataforma dos consumidores abrangidos pela mesma (consumidores domésticos beneficiários de tarifa social de energia elétrica ou das prestações sociais mínimas). Para mais esclarecimentos deverá contactar a Secretaria da Junta de Freguesia no horário de expediente, ou pelo número de telefone, 253877430.
Veja na foto abaixo os documentos necessários para a candidatura (link azul):

FEIRA DE S. ROQUE: RESERVE O SEU TRANSPORTE – dia 11 de fevereiro

A Junta de Freguesia de Forjães disponibilizou, a título experimental, durante o mês de janeiro, transporte gratuito para a Feira de S. Roque.

Terminada essa fase, foi decidido manter esta oferta, ainda que ajustada à efetiva procura, pelo que, quem quiser utilizar este transporte, gratuito, deverá fazer a sua reserva na sede da Junta de Freguesia, ou por telefone (253877430), até à 5ª feira anterior, para que o mesmo possa ser acionado.  Com esta medida, mantém-se esta oferta de transporte para a secular feira, podendo todos os forjanenses interessados continuar a beneficiar deste apoio.

Para quem tem dificuldades de acesso ao espaço, esta será uma excelente oportunidade para se deslocar, sem esforço, até ao aprazível Souto de S. Roque, onde poderá fazer as suas compras. A oferta é variada e com preços muito acessíveis.

Rotas e horários:

8.30h: saída do Marílio » Bar da Pedra (8.35h) » Piscinas (8.40h) » EBI » Largo da Santa (8.45h)» ETFOR (8.50h)» Café Novo (8.55h) » Feira

9.00h: saída do Adro » Zé da Mina (9.05h)» paragem de Além do Ribeiro (9.10h) » Pregais (9.15h)

9.30h: saída das Alminhas da Madorra » Café da Madorra (9.35h) » Café Romão (9.35h) » Prédio Amarelo (9.40h) » Boucinho

Regresso (saída da feira): 10.00h/ 10.45h

A próxima feira será dia 11 de fevereiro, recordando-se que encontra no site da Junta de Freguesia um conjunto adicional de dados sobre esta secular feira: Feira de S. Roque – Forjães (forjaes.pt)

Em caso de dificuldade em aceder às informações, clicar no link azul no final desta publicação, acedendo também ao calendário de feiras para este primeiro semestre.

BOLETIM PARÓQUIA E VIDA DISPONÍVEL NO SITE DA JUNTA DE FREGUESIA

O site da Junta de Freguesia, online desde dezembro de 2021, apresenta, entre outras informações, um repositório de algumas publicações editadas em Forjães, destacando-se, para além dos  livros de autores forjanenses à venda no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, os jornais “A Voz de Forjães” e “O Forjanense”, publicações disponíveis através da  AQUALIBRI, BIBLIOTECA DIGITAL DO CÁVADO. Para aceder a estas publicações, aceda ao site www.forjaes.pt e ao separador Freguesia e, dentro deste, a Imprensa (Imprensa – Forjães (forjaes.pt)

A partir de finais de janeiro, poderá também consultar, no separador Freguesia » Paróquia encontrar, em versão PDF, o Boletim Paroquial “Paróquia e Vida”. Este  “Boletim Unidade – Pastoral”, da responsabilidade do Reverendíssimo Pe  Manuel Ferreira Ledo, passará a ser disponibilizado, semanalmente, neste mesmo espaço, sendo mais uma informação com relevância para os Forjanenses. Assim, a publicação, que fica acessível a todos os cidadãos, aqui residentes ou ausentes noutros locais, 24/24h, 7/dias por semana, permitirá o regular acompanhamento das questões ligadas à vida paroquial.

Em caso de dificuldade em aceder aos links disponibilizados, deverá aceder ao link final (azul) e seguir as indicações aí presentes.

Edição inaugural: Ano XXIV, nº 10,  06 a 11.02.2023: 5 Fev

RUA DE CASAÍNHOS

A melhoria das condições climatéricas permitiu intervir numa das situações sinalizadas na Rua de Casaínhos, tendo sido, através da Esposende Ambiente, reposto o pavimento abatido em redor da caixa de águas pluviais, próximo da ligação com a EN 103 (junto à casa do “Costinha”).  Neste ponto, a conduta que faz o atravessamento das águas pluviais não foi suficiente para drenar toda a água que vem encaminhada e/ou entubada, de nascente e sul, saindo esta, nos dias de maior chuva, pela tampa do pavimento. Esta situação acabou por levar ao abatimento do piso em redor da tampa, o que motivou a sua sinalização, pela Junta de Freguesia, até à sua resolução, o que aconteceu em finais de janeiro.
Por outro lado, próximo deste ponto, há uma outra situação de piso irregular, também devidamente sinalizada, devido aos níveis freáticos elevados, que levou à deslocação do piso em cubo, mas a sua reparação não é possível, no imediato, devido às condições do terreno. Nesta fase, as águas, que surgem a partir deste espaço, foram provisoriamente encaminhadas pela berma, até uma caixa de águas pluviais existente a poente (foto no link azul final).

É intenção da Junta de Freguesia, conforme manifesto eleitoral de 2021, intervir neste arrumamento, em articulação com a beneficiação da Travessa da Av 30 de Junho e o reperfilamento da Av 30 de Junho, onde em breve será resolvida a questão da mina.

INTERVENÇÃO NO COTO DO SINO PARA RESOLVER PROBLEMAS DE ÁGUAS PLUVIAIS

A Junta de Freguesia realizou mais uma intervenção de resolução de problemas de águas pluviais, em concreto nos caminhos florestais na zona do Coto do Sino, que se encontravam, nalgumas zonas, intransitáveis, sobretudo depois das chuvas de dezembro e janeiro. Com recurso à máquina do município, foram realizados trabalhos de encaminhamento das águas pluviais, remoção de lamas depositadas e limpeza geral dos caminhos, que agora voltam a ficar transitáveis.

Nas fotos abaixo pode ver o antes e o depois da intervenção (clicar no link azul):

 

RESOLVIDO PROBLEMA DE ÁGUAS PLUVIAIS NA RUA DA PEDRINHA

A Rua da Pedrinha, nas imediações do pavilhão da Junta de Freguesia/ Rua do Barrouco, apresentava, praticamente desde a sua construção/ loteamento, um problema de acumulação de águas pluviais, que a tornava intransitável nos dias de maior chuva, tal a quantidade de água que se acumulava, impedindo a passagem e o acesso às habitações.
Numa intervenção articulada entre a Junta de Freguesia e a Esposende Serviços, estão a decorrer os trabalhos de resolução, definitiva, desta situação, procedendo-se à aplicação uma sarjeta do lado nascente da rua, para recolha das águas pluviais que ficam depositadas no arruamento, a qual será interligada com a rede pública já existente.

RUA CÓNEGO AZEVEDO MELHORADA

A Junta de Freguesia, aproveitando os serviços da máquina do município, procedeu a várias ações de melhoramento das condições de circulação de algumas vias, destacando-se a intervenção na Rua Cónego Azevedo.
Para além da limpeza e desobstrução do tanque existente na área, procedeu-se à limpeza da via, incluindo aprumo dos valados, com regularização do pavimento e criação de pendentes e zona de escoamento de água, encaminhadas para os regos que já existentes e que atravessam os campos, procedendo-se, no final, à aplicação, em grande parte do arruamento, à aplicação de “tout-venant”, o que permite melhor circulação no local e um acesso mais facilitado à Rua  do Matinho, como está documentado nas imagens (clicar no link azul).

 

ALARGAMENTO NA RUA DA AZENHA DA RIBEIRINHA

Está concluída a primeira fase da intervenção num troço da Rua da Azenha da Ribeirinha, trabalhos que levaram ao alargamento da via, numa zona sinuosa e em que as viaturas se cruzavam com muita dificuldade.

Nesta primeira fase, e rentabilizando a presença da máquina do município na nossa vila, procedeu-se à retirada do muro, que apresentava risco de queda, tendo-se avançado com o alargamento da via, numa largura que varia entre 1,5-2m. Numa fase posterior, será necessário intervir para retirar alguns blocos de pedra surgidos nesta intervenção de alargamento, a que se seguirá o levantamento do muro na área intervencionada.

A Junta de Freguesia agradece ao proprietário a abertura demonstrada para a resolução desta situação e alargamento da via.

As fotos abaixo mostram o antes e o depois da intervenção (em caso de não visualização, clicar no link azul):

BOLETIM INFORMATIVO #POR FORJÃES * Nº 15

Já se encontra disponível o Boletim Informativo #Por Forjães nº 15, com registos relativos à atividade desenvolvida pela Junta de Freguesia de Forjães nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

São oito páginas repletas de registos, que pode consultar comodamente no seu computador, telemóvel ou tablet. Uma edição para ver e guardar! No site pode encontrar todas as anteriores publicações, e já são dezassete os Boletins editados!

Pode ainda consultar a versão de papel, disponível na sede da Junta de Freguesia.

Para ficar a par de tudo o que se passa, subscreva a Newsletter da Junta de Freguesia. Basta seguir as indicações e passará a receber, em primeira mão, todas as publicações e todos os eventos.

Em caso de dificuldade no acesso ao Boletim, clicar no link azul final e seguir as indicações.

Boletim Informativo JANEIRO #15 – Forjães (forjaes.pt)

LIMPEZA DO PARQUE DE MERENDAS DA JAE

Junta de Freguesia procedeu à limpeza do espaço conhecido como “Parque de merendas da JAE”, à face da EN 103, no Cerqueiral.
Embora não seja uma área da sua responsabilidade, o estado de abandono em que o espaço se encontrava, sem condições de higiene, face ao depósito vergonhoso de todo o tipo de material que era feito no local, motivou esta ação dos colaboradores da autarquia, no último dia do mês de janeiro. Foram retiradas quantidades assinaláveis de lixo, móveis, vidros de automóveis e muitos equipamentos que, colocados nos ecopontos ou caixotes de lixo, permitiriam que o local pudesse ser usufruído com segurança.