BOLSA DE ESTUDO – ENSINO SUPERIOR: CANDIDATURA ATÉ FINAL DE MARÇO

Encontram-se abertas as candidaturas, até ao final do mês de março, para a atribuição, pela Câmara Municipal de Esposende, de 30 bolsas de estudo para estudantes do ensino superior.
Poderá saber todas as condições de candidatura no edital em anexo (clicar no link azul).

edital_abertura_bolsas_estudo2022[2066]

Legislação para fixar: Despacho 2569/2024, de 12 de março – Certificação do Junco de Forjães

Certamente muitos Forjanenses, ao falarmos na Lei nº 50/89, de 24 de agosto, sabem que nos referimos à publicação em Diário da República (DR) da Lei aprovada a 30 de junho desse ano, que eleva Forjães à categoria de Vila. Pois bem, uma outra legislação ganha também honras de especial destaque, o Despacho 2569/2024, de 12 de março, concluindo-se, com esta publicação em DR , o processo de Certificação do “Junco de Forjães – Esposende”.

Para a história fica o dia 12 de março de 2024, em que o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP, I. P.) emitiu o Despacho 2569/2024, que certifica a produção tradicional do “Junco de Forjães – Esposende”.

Este despacho foi publicado no Diário da República e reconhece a relevância cultural e artesanal dessa produção, sendo o culminar de um processo iniciado pela  Câmara Municipal de Esposende, que apresentou o pedido de registo desta produção tradicional, conforme os artigos 10.º e 11.º do Decreto-Lei 121/2015, junto do IEFP, I. P.. Após análise e parecer positivo da Comissão Consultiva para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais, o “Junco de Forjães” foi incluído no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.

A produção artesanal das esteiras de junco na Vila de Forjães, concelho de Esposende, é um património cultural estimado pela população local, daí que a Junta de Freguesia tenha apoiado, desde a primeira hora, este apurado processo, como fomos detalhando em distintas publicações. Introduzido no século XIX, esse artesanato de junco deu origem a um grupo de artífices conhecidos como “esteireiros”. A síntese do caderno de especificações, incluindo a delimitação geográfica da área de produção, consta no anexo ao despacho.

A entidade promotora, a Câmara Municipal de Esposende, será a titular do registo. Além disso, a produção será registada como indicação geográfica junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI, I. P.). O processo de certificação seguirá as disposições fixadas no Decreto-Lei 121/2015, incluindo os artigos 14.º a 17.º e 19.º.

No site da Junta de Freguesia poderá encontrar um separador relativo ao Junco de Forjães, podendo também ser agendadas visitas ao Centro Interpretativo do Junco, a funcionar nas Escolas Rodrigues de Faria, em Forjães.

Para aceder a todas as informações deverá clicar no link azul final da publicação.

Texto publicado em DR: Despacho n.º 2569/2024 | DR (diariodarepublica.pt)

Extrato do DR: Aviso (extrato) n.º 575/2023 | DR (diariodarepublica.pt)

Caderno de especificações: acertifica.pt/assets/produtos-certificados/junco-forjaes/manual_certificacao.pdf

O “Junco de Forjães – Esposende” agora faz parte do património certificado, preservando uma tradição valiosa e enriquecendo a cultura local

EXPOSIÇÃO RIO NEIVA -ENGENHOS

É com enorme satisfação que a Junta de Freguesia de Forjães anuncia a exposição “Rio Neiva – Engenhos”, que estará patente ao público, no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, em Forjães, entre os dias 22 de março e 20 de abril.

Da responsabilidade de  Rogério Barreto, Raimundo Castro, José Oliveira e Manuel Delfim Pereira, a exposição abre no dia 22 de março, 6ª feira, pelas  21.00h, com uma sessão de apresentação, com dois dos autores,  bem como os Presidentes da Câmara Municipal de Esposende e da Junta e Assembleia de Freguesia de Forjães, seguindo-se uma visita guiada aos mais de 35 metros de painéis sobre uma exposição que retrata os engenhos do Rio Neiva, desde a sua nascente, na serra do Oural, Vila Verde, até à Foz, em Guilheta, Antas, destacando-se um quadro relativo a Forjães.

A Junta de Freguesia convida toda a população para esta sessão, que será uma espécie de viagem no tempo, tendo ainda assegurado um horário alargado de visita, ao longo da semana (de 2ª a 6ª feira, das  9.00h/12.30h  e as 14.00h/17.30h) e aos domingos (das 10.00h/12.00h). Dada a sua relevância, esta poderá ainda ser visitada por grupos, podendo a marcação ser feita pelo telefone 253877430.

A exposição encerrará a 20.04.24, sábado, com uma sessão/debate público relativo ao projeto do “Parque de Lazer do Zé do Rio”, uma excelente oportunidade para conhecer o potencial/ limitações do local e apresentar as suas sugestões/ contributos, numa sessão em que estarão presentes elementos do Município de Esposende.

Esta exposição conta com a colaboração da Câmara Municipal de Esposende, bem como do Fórum Cultural das Neves, titular da mesma, e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS – RESULTADOS DE FORJÃES

Terminada que está a contagem de votos em Forjães, regista-se um participação de 75,23% dos eleitores forjanenes recenseados, ou seja, dos 2241 cidadãos inscritos, votaram 1686, fixando-se assim, a taxa de abstenção em 24,77%, número que apraz registar de forma muito significativa, sendo inferior aos dados nacionais atualmente conhecidos, ainda que na versão projeção.

Em termos globais, há a registar 30 votos brancos (1,33%) e 11 nulos (0,49%), saindo vencedor, nas três mesas, a coligação Aliança Democrática, com 36,71% (619 votos); a segunda força mais votada foi o Partido Socialista, com 434 votos (25,74%), surgindo o CHEGA em terceiro lugar, com 254 votos (15,06%).
Dados apurados em Forjães:

Inscritos: 2241

Votantes: 1686 (75,23%)

Brancos: 30 (1,33%)

Nulos: 11 (0,49%)

 

Nova Direita (ND): 7 (0,41%)

Nós, Cidadão! (NC): 4 (0,23%)

Reagir, Incluir, Reciclar (R.I.R): 9 (0,53%)

Pessoas-Animais-Natureza (PAN): 27 (1,60%)

Iniciativa Liberal (IL): 93 (5,51%)

Alternativa 21 (MPT.A): 3 (0,17%)

Partido Socialista (PS): 434 (25,74%)

Alternativa Democrática Nacional (ADN): 38 (2,37%)

Livre (L): 40 (2,37%)

Aliança Democrática (AD – PPD/PSD. CDS-PP. PPM): 619 (36,71%)

Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP(MRTP): 6 (0,35%)

Chega (CH): 254 (15,06%)

Ergue-te (E): 5 (0,29%)

Coligação Democrática Unitária – CDU (CDU -PCP/PEV): 30 (1,77%)

Bloco de Esquerda (BE): 72 (4,27%)

Juntos pelo Pelo (JPP): 2 (0,11%)

Volt Portugal (VP) : 2 (0,11%)

 

 

 

 

 

 

 

DIA DO PAI – 24 DE MARÇO

A Junta de Freguesia de Forjães, em colaboração com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Forjães e o Forjães Sport Clube preparam um Dia do pai cheio de atividades e animação!
Estamos à vossa espera no Estádio Horário de Queirós, no próximo dia 24 de março, domingo, a partir das 15h, para uma partida de futebol entre pais e filhos/filhas! Mas o divertimento também acontece nos  insufláveis e nas atividades de animação previstas, sem esquecer um saboroso lanche a entrega de diplomas, com a presença da mascote O Forjinha!
Participa!

DIA DA MULHER: PARABÉNS

O Dia Internacional da Mulher é celebrado, anualmente, no dia 8 de Março, como símbolo de luta pela igualdade entre Mulheres e Homens.
É um dia em que todos devemos refletir acerca do progresso dos Direitos Humanos e honrar a coragem e determinação das Mulheres que ajudaram, e continuam a ajudar, a redefinir a história da Humanidade, relembrando, também, que há ainda muito para fazer!
De forma simbólica e através da uma imagem em que surgem três das mulheres que acabam por ser o rostos dos serviços da Junta, onde estão diariamente a fazer o seu atendimento, em dois dos casos, e uma outra representativa dos colaboradores que andaram nos serviços externos pela vila,  a Junta de Freguesia de Forjães presta a sua  homenagear todas as MULHERES Forjanenses, valorizando as suas histórias de vida, os seus exemplos, dedicação e determinação. A escolha da foto, com as bandeiras de Forjães, do concelho e nacional, traduz este preito  e homenagem, este reconhecimento geral.
Parabéns a todas “guerreiras”, de todas as idades, merecedoras de todo o respeito e de enorme carinho, por tudo que viveram, por tudo o que fizeram viver.

PARABÉNS MULHER!!

ELEIÇÕES 10 DE MARÇO – EDITAL

Publicita-se o Edital de 20 de fevereiro último, do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, publicitando o local de funcionamento de voto, no dia 10 de março (Espaço Multiusos do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria)  e a distribuição das três mesas de votos.

Continua a apostar-se, assim, num local sem barreiras arquitetónicas, acessível a todos, pelo que este situação não pode ser usada como pretexto para não votar. Votar é um direito, mas também um dever cívico, podendo fazê-lo, no próximo dia 10, entre as 8.00h e as 19.00h.

Edital Eleições 10 março Forjães

“Amar o Minho – Artes e Produtos Tradicionais”: o junco de Forjães

Forjães está representado, com o seu junco certificado, em “Amar o Minho – Artes e Produtos Tradicionais”.

“Amar o Minho – Artes e Produtos Tradicionais” é  uma série de podcast que mergulha nas tradições e artes manuais certificadas da região Minhota.

Cada episódio leva-nos até às histórias de peças únicas e aos saberes transmitidos de geração em geração.

Vamos descobrir como a tradição se entrelaça com a inovação dando vida a criações que contam a história de um povo.

Fiquem connosco nestas homenagens à riqueza cultural do Minho!

Poad cast: Junco de Forjães – Esposende – Podcast “Amar o Minho” by PODCAST “Amar o Minho” (soundcloud.com)

Junco de Forjães: Junco de Forjães – Esposende – Podcast “Amar o Minho” (youtube.com)

Todos os trabalhos: PODCAST – Amar o Minho – YouTube

TRÂNSITO CORTADO – RUA DA CALÇADA DE S. ROQUE

Neste dia em que assinalamos do Dia Nacional da Proteção Civil, registamos, devido ao risco de queda de um muro, o corte da Rua Calçada de S. Roque (na bifurcação com a Rua da Aldeia) até ao Souto de S. Roque. Apenas poderão circular, de forma condicionada, os moradores, pelo que quem usava o transporte público (assinalamos o autocarro escolar), deverá deslocar-se para as paragens existentes no Souto de S. Roque ou junto do antigo Moinho (Av 30 de Junho), uma vez que a via está totalmente interdita a pesados.

A situação será intervencionada pelo proprietário, na próxima semana, disponibilizando-se novas informações logo que a situação se altere, em função da avaliação da fazer pela Proteção Civil Municipal, que determinou este corte de circulação, agradecendo-se a colaboração e compreensão de todos.

Alguns registos:

 

 

1 DE MARÇO – DIA DA PROTEÇÃO CIVIL: TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL !

 A 1 de março comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO)[1].  A nível nacional, na sequência do Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro, foi instituído o Dia da Proteção Civil, associando-se a Junta de Freguesia de Forjães ao assinalar desta data.

Em Portugal e no mundo, a efeméride visa sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidente grave ou catástrofe; prestar tributo a todos os seus agentes; promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

A data é assinalada, por todo o país, com diversos eventos realizados, sobretudo, pelos Comandos Regionais e Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), bem como pelos vários agentes de proteção civil e pelos municípios, com o propósito de promover a reflexão alargada dos valores que devem enformar esta área de atuação, envolvendo toda a comunidade e cidadãos.

A Organização Internacional de Proteção Civil define, todos os anos, o tema que serve de mote às comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil. Para 2024, recomendou como tema de reflexão as “Tecnologias inovadoras ao serviço da Proteção Civil”, sublinhando a importância do uso das novas tecnologias ao serviço da Proteção Civil.

  MENSAGEM DA SECRETÁRIA GERAL DA OIPC

TEMA DO DIA INTERNACIONAL DA PROTEÇÃO CIVL 2024

 

 [1] A data foi instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) como Dia Mundial da Proteção Civil ou Dia Internacional da Proteção Civil. A efeméride é celebrada em todo o mundo desde 1990, ano em que foi aprovada pela Assembleia-Geral da OIPC, com sede em Genebra, na Suíça.