BIBLIOTECA NO CENTRO CULTURAL ESCOLAS RODRIGUES DE FARIA COM HORA DO CONTO A PARTIR DE 3 DE MAIO

O Polo de Leitura de Forjães da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, instalado no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, e cujo espaço principal recebe o nome de “Sala Maria Irene Faria do Valle”, passará, a partir do próximo dia 3 de maio, a estar aberto à comunidade, de forma regular.

Com efeito, o espaço, requalificado, abrirá portas semanalmente, às quartas-feiras, das 9h00 às 12.30h00 e das 14h00 às 17h00, proporcionando sessões da Hora do Conto às instituições do concelho e acesso à comunidade em geral a este espaço de cultura. Para tal, será necessário fazer um agendamento prévio, o que pode ser feito para o email biblioteca.municipal@cm-esposende.pt, do telefone 253 960 181 ou no próprio Polo de Leitura, ou ainda através do email juntadefreguesia@forjaes.pt

O Polo de Leitura de Forjães disponibiliza um fundo documental composto por fundo local, literatura portuguesa e estrangeira, bem como literatura para crianças e jovens, destinados ao empréstimo domiciliário ou leitura local, havendo ainda e complementarmente, um espaço destinado aos autores Forjanenses. Além disso, o espaço está equipado com mesas de leitura e trabalho presencial, catálogo online e um espaço com computador de acesso à internet e wi-fi.

Como refere o Município de Esposende a reativação deste polo de leitura enquadra-se na estratégia cultural do Município de Esposende, que tem como objetivo o acesso à cultura como forma de promoção do desenvolvimento sustentável. Pretende, ainda, descentralizar o acesso à cultura, nomeadamente o acesso ao livro e à leitura, contribuindo para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Para além de promover a leitura, a abertura semanal do Polo de Leitura de Forjães também contribuirá para a dinamização da economia local, uma vez que se espera que este espaço atraia visitantes de outras localidades.

Além disso, a iniciativa também irá promover a educação e a cultura na região, proporcionando aos habitantes do concelho a possibilidade de expandir o seu conhecimento e aprender novas habilidades.

Maria Irene Vilaverde Alves de Faria do Valle, que dá nome à sala onde está instalado este polo da Biblioteca Municipal, nasceu em Forjães, em 01/06/1905, tendo vindo a falecer em 28/01/1992. Para além de professora do Magistério Primário, destacou-se como exímia poetisa e escritora, figurando, desde Outubro de 2003, no “Dicionário de Educadores Portugueses”, dicionário editado pela ASA, que contém 900 biografias de homens e mulheres portugueses que se dedicaram ao ensino e à educação em Portugal, no séc. XIX e XX.

Veja nas fotos abaixo o reativado Pólo de Leitura: