365 DIAS VOLVIDOS

Há um ano, precisamente na noite de 17 de outubro de 2021, entravam em funções novos órgãos autárquicos, saídos das eleições acontecidas a 26 de setembro, e que ditaram uma mudança na gestão da Junta e Assembleia de Freguesia. Os Forjanenses foram chamados a decidir e escolheram uma mudança, acabando o PSD por sair vencedor das eleições autárquicas, com 57,42% (960  votos).

Depois de, a agosto de 2021, nos termos apresentado aos Forjanenses, com um programa de intervenção pensado para 4 anos e validado pelo então candidato à Câmara Municipal de Esposende, o Forjanense arquiteto Benjamim Pereira, é hora, volvido 1 ano, de darmos conta do realizado e do projetado para breve. Assim, neste texto, que traduz a nossa visão e opinião, teremos um balanço feito enquanto Presidente de Junta, mas também pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, do trabalho desenvolvido neste ano de mandato que hoje assinalamos.

Claro que, aos olhos de alguns, foi feito muito pouco, mas outros saberão o quanto foi feito e o empenho colocado no que fizemos e estamos a construir, Por Forjães! É um texto algo extenso, é certo, mas muito ficou ainda por dizer, pelo que agradecemos, desde já, a colaboração neste primeiro ano de mandato e nesta apreciação, em que destacaremos alguns dos aspetos em que nos envolvemos, sempre tendo em mente o melhor para a população de Forjães.

Tomaram-se decisões, desbloquearam-se projetos, assumiram-se responsabilidades. Foi um “meter mãos à obra”, literalmente.

Sabemos, por experiência própria, que não chega enviar ofícios e emails, pois há situações que carecem de envolvimento pessoal, de insistência, de negociação, de contacto e presença. Também não resolvemos as coisas nas redes sociais, tendo canais próprios para o fazer. Aliás, essa é a nossa linha de atuação: o institucional para dar a conhecer e para comunicar.

Quando as situações são desbloqueadas e agilizadas, os mais desatentos, poderão até dizer não se faz mais do que a obrigação, que já estava feito, que já vinha de trás, que era possível fazer mais e melhor… Mas quem abraça a causa pública e se embrenha nos assuntos sabe que não é assim e lá diz o ditado “depois da noiva casada, não faltam pretendentes!”

Destacaremos, neste balanço, algumas medidas emblemáticas e que apresentamos no nosso programa, que estamos a executar, de forma sustentada e paulatina, para um horizonte de quatro anos, pois foi para isso que formos eleitos. Outras propostas poderiam ser executadas, mas tendo sido as nossas sufragadas, com quase mais de 300 votos, é dessas que daremos conta, na certeza de que as discussões sobre os interesses de Forjães se fazem nos locais certos: Assembleias de Freguesia. É aqui que os contributos devem ser apresentados, é aqui que o trabalho da Junta de Freguesia é avaliado, é aqui o verdadeiro fórum de discussão.

Aliás, desde a primeira hora que a aposta da Assembleia de Freguesia tem sido essa, procurando dar voz a todos e implicando os Forjanenses nas discussões. Aqui se enquadram as alterações tentadas em termos de dia de reunião, mas também a partilha, na reunião e através de projeção, dos diferentes documentos de trabalho, a que se junta a disponibilização, no site da freguesia, de um “canal” para este órgão. Para além competências desta estrutura, aqui poderão ser encontradas as atas deste mandato, bem como relatórios, regimentos e votos.

A criação do site da Junta de Freguesia (www.forjaes.pt), precedida do registo do domínio forjaes.pt, foi uma das primeiras medidas desta autarquia, por entender que é importante afirmar Forjães e fazê-lo de uma forma institucional e com propósito. São vários os “grupos/ perfis”, nas redes sociais, que usam, em certa medida de forma abusiva, o nome de Forjães ou Vila de Forjães, acabando por servir propósitos nem sempre claros ou perfeitamente assumidos.  Há um conjunto de informações que se encontram agora disponíveis à distância de um clique, podendo também ser usado o email institucional, que legitima a nossa localidade, como seja o email geral juntadefreguesia@forjaes.pt

Nessa linha de defesa do nome de Forjães, e visando a assunção de uma linha de comunicação institucional e transparente, uma das primeiras ações da Junta de Freguesia foi a criação de uma Boletim Informativo (Infomail #PorForjães), que embora não tendo periodicidade definida, tem tido uma publicação regular, contando já com mais de 14 edições, num total de 62 páginas, onde está registado, com mais pormenor e rigor, o trabalho deste último ano -acessível em Boletins Informativos da Freguesia de Forjães – Forjães (forjaes.pt)

O Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria,  onde está instalada a Junta de Freguesia, conheceu e teve, até ao momento, diversas e variadas atividades, num crescendo que legitima a necessidade de mais recursos humanos, uma das áreas em que, reconhecidamente, ainda temos debilidades. Destacamos, entre muitas, a receção ao Clube Deauville Portugal, os concertos em família pela EME, engalanando-se, como de hábito, com o concurso de maios. Aqui decorreu a formação em literacia digital, o curso de junco, exposições associadas ao projeto “Olhares atentos, Forjães a semear e a acolher gerações ”, mantendo-se aulas de concertina, bem como a sua disponibilização para ensaios do grupo Forjães em Cena e reuniões diversas. O cinema também voltou ao auditório, com o filme Jacinta, tendo como público-alvo os utentes da ACARF e Fundação Lar de Santo António, a par de Forjanenses apoiados pelo projeto “Olhares atentos”. Grande parte destes “jovens” voltaram a reunir-se no emocionante convívio sénior, realizado a 15 de outubro, que reuniu perto de 120 convivas, que tiveram ainda oportunidade a também assistir à peça de teatro (“EuGénio”, pelo grupo Forjães em Cena). Revelam ainda as visitas de  alguns estrangeiros, de grupos de folclore e de muitos Forjanenses e forasteiros, que têm recordado os tempos de escola e apreciado a exposição sobre o benemérito Rodrigues de Faria e painéis de azulejo do Mestre Jorge Colaço, para além do Centro Interpretativo do Junco.

Por ocasião das Festas de Santa Marinha, o Centro Cultural abriu as suas portas para a ExpoForjães, com de artesãos Forjanenses, tendo também estado patente, no espaço da Casa do Povo, a exposição “Roteiro do património cultural e religioso do concelho de Esposende”. O espaço da antiga Ludoteca havia sido usado, numa das primeiras ações desta Junta, para o assinalar do Dia de S. Martinho, encontro gastronómico que reuniu as associações de Forjães, prevendo-se a reedição deste Festival já nos próximos dias 5 e 6 de novembro.

Para além da música popular que ouvimos neste espaço, em diversas ações, destacamos, ainda, o concerto “Serenatas ao anoitecer”, na Igreja Matriz, tendo-se a Junta também implicado na promoção do ensino articulado, em Forjães, através da EME, área que deverá continuar a merecer a nossa atenção. Aliás, tem havido grande acompanhamento da situação escolar, colaborando a Junta com a direção da escola e Associação de Pais, postura que também tem mantido com todas as associações e instituições locais.

Nas comemorações dos 48 anos do 25 de Abril, o Centro Cultural recebeu, para além de exposições, uma tertúlia que reuniu os antigos e atuais autarcas, pós-25 de abril, momento que pautamos de muito interessante e a repetir, num formato mais temático, tendo também sido assinalado o Dia do Combatente e do Dia do Emigrante, a que se junta a lembrança dos 151 anos sobre o nascimento de Rodrigues de Faria, isto sem esquecermos o assinalar do 22º aniversário do falecimento do saudoso Pe Justino Moreira da Silva. Também houve lugar ao lançamento de livros apoiados pela Junta: Creatour (foca o junco de Forjães) e “Eleições autárquicas em Forjães 1976/2021”, bem como da obra “25 de abril de 1974-25 de novembro de 1975: tópicos de análise”, de Gil de Azevedo Abreu, lançado pela ACARF, neste espaço, encontrando-se este e outros de autores Forjanenses disponíveis para compra na secretaria da Junta de Freguesia.

Falar no Centro Cultural não pode deixar de nos levar até janeiro de 2022, quando se realizaram as eleições legislativas no espaço multiusos do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, renovado, para ser um espaço condigno e condizente com a área onde está inserido, assumindo-se a eliminação das barreiras arquitetónicas como uma das bandeiras emblemáticas desta gestão. Esta alteração, com similitude na recolha de sangue realizada também neste espaço, denotam uma linha de atenção para com as pessoas com mobilidade condicionada, que será para manter e alargar a outros espaços.

No apoio à população, sempre estivemos na linha da frente trazendo para Forjães serviços que evitam deslocações desnecessárias. Destacamos o Espaço Cidadão, inaugurado em 30 de outubro, e cujo processo havia sido iniciado no anterior mandato, a que se juntou a sessão de esclarecimento sobre o processo de referenciação (BUPI) e a presença do serviço em Forjães, para responder a todas as solicitações. Também trouxemos para a freguesia a formação “Conduzir e operar com trator em segurança”, uma necessidade face à atual legislação e que permitiu a capacitação de muitos Forjanenses. Destacamos, ainda, a colocação de armadilhas para combate à vespa asiática, sendo que, nesta mesma linha de serviço à comunidade, foram já instalados dois abrigos de passageiros, na Rua da Corujeira (reposição) e na Av de Santa Marinha (novo), prevendo-se mais quatro em breve, designadamente dois à face da EN 103, equipamentos que aguardam o parecer final das Infraestruturas de Portugal.

Ainda em janeiro deste ano era tomada a decisão relativa ao espaço para a instalação do Centro Interpretativo do Junco, assumindo-se a preservação, o que sempre defendemos, como espaço multiusos polivalente, do espaço da antiga Ludoteca. O “Museu do Junco” veio a ser inaugurado em 30 de junho, no dia em que assinalamos o 33º aniversário de elevação a vila. O junco, aliás, e quando se trabalha para a sua certificação, tem sido motivo de várias visitas a Forjães, com destaques nos jornais e televisão das nossas artesãs, augurando-se um futuro promissor a este nível.

Também por esta ocasião foi inaugurado o parque de estacionamento de apoio à Igreja, e novo arruamento de acesso à ACARF, intervenção que contemplou a requalificação das ruas envolventes, sendo em breve colocadas as novas placas de toponímia nessa zona: Praça Padre Justino Moreira das Silva e Rua Júlio de Carvalho Pereira. O Dia da Vila ficou ainda marcado pela inauguração das exposições sobre a vida de Rodrigues de Faria, a construção da Escola e os painéis de azulejo, bem como da requalificação do Pólo da Biblioteca Municipal, sala Professora Maria Irene Faria do Valle.

Em termos de rede viária, podem ter sido, para alguns, iniciativas de pouca monta, mas foram relevantes para uma edilidade com pouco tempo de gestão: colocação de balizadores na interseção da Av. Santa Marinha com a Rua Prof José Albino Faria, correções de pavimento dando  mais segurança às vias, na Rua do Barrouco, Av. de Santa Marinha, Rua Manuel J. Cruz, entre outras. Associam-se as intervenções de limpeza e manutenção, de maior monta, feitas na Rua de Linhares, Caminho da Naia, Caminho da Neves, Rua de Conces, Rua Pe. Gomes Torres dos Santos, Rua Joaquim Pinto Brochado e Rua das Barreiras, intervenções feitas, nalguns casos, com recurso à máquina da Câmara Municipal.

Ainda ligada à rede viária e espaços públicos, foram feitas limpezas em inúmeros locais, destacando-se a área verde na zona das habitações do Vau e asseio da zona central, incluindo a recolocação de equipamentos de apoio no cemitério, a par da limpeza de bermas e valetas, o que incluiu a aplicação de um produto fitofarmacêutico, por empresa credenciada, o que resultou em ruas mais limpas. Destacamos, ainda, o tratamento dos espaços ajardinados na Santa e em S. Roque, bem como na Escola Básica de Forjães, associando-se esta medida à campanha de redução e separação de resíduos. Nesta linha, foram instalados novos equipamentos na Travessa Horácio de Queirós, Rua da Pedrinha, Rua da Feitelha, Rua Padre Avelino Ribeiro, entre outros.

Até ao final deste ano, vai iniciar-se a pavimentação, em cubo, da Travessa de S. Roque, seguindo-se a intervenção na Travessa da Corujeira e Rua da Coturela. Após resolução de uma limitação ainda existente, será ainda intervencionada a Travessa do Barrouco Nascente, isto quando se aferem projetos para outros locais. Também haverá, em breve, e em locais onde a intervenção de pavimentação não será tão imediata, a aplicação de fresado de alcatrão, criando-se melhores condições de circulação e segurança.

A sinalética foi uma das áreas a que demos especial atenção, seja cuidando da existente, seja reforçando a rede aplicada, respondendo a necessidades apuradas. Aqui se enquadra a colocação de espelhos na Rua da Santa, Rua do Fulão e Rua do Cortelho, a que se junta nova sinalética instalada na Travessa da Corujeira, Travessa do Fulão, Rua do Chouso e Travessa dos Esteireiros, acompanhando-se, ainda, as intervenções na EN 103, quer em termos de reforço de sinalização, quer de pavimentação. Aliás, a EN103, com a rota criada a ligar o Km 0, em Neiva, ao 260, em Bragança, tem dado especial destaque a Forjães, que se associou a várias iniciativas de promoção desta via, havendo nesta fase um marco simbólico e provisório, ao Km 4.8, que assinala o Centro Cultural e Junta de Freguesia, para além de estarmos presentes no roteiro da App PortugalPlay, a única Junta de Freguesia com esse registo neste “passaporte digital”.

Destacamos, ainda cruzando-se com a rede viária, a instalação de novos pontos de luz, alguns anseios com vários anos, na Rua Alto da Morena, Rua da Fonte Velha, Travessa da Seara, Rua dos Ferradores, Rua de Neiva e Travessa dos Esteireiros, mostrando-se a Junta atenta às necessidades e revelando capacidade de intervenção.

Tendo sido surpreendidos, um mês depois de tomar posse com o encerramento do balcão do BPI, com consequente inativação do multibanco associado, o segundo encerramento de uma agência bancária nesse ano, iniciámos em 18 de fevereiro a construção de uma estrutura para acolher o multibanco, em plena zona central, equipamento que entrou em funcionamento em abril. A sua localização revelou-se a mais acertada, sendo o equipamento procurado por pessoas de várias localidades, sendo que este mesmo espaço havia recebido, por ocasião da época natalícia, uma decoração alusiva ao momento, muito apreciada e que permitiu momentos para mais tarde recordar!

A adesão à Biblioteca Digital do Cávado – Aqualibri, tornou acessível, online, jornais disponibilizados, em suporte de papel, na Junta de Freguesia, resultante do espólio, doado pelos familiares de Manuel dos Santos Quintão.  Para breve, este espólio, incluindo os livros de autores Forjanenses, terá novo mobiliário na biblioteca, ficando assim disponível para consulta e aquisição o acervo de autores Forjanenses, que muito nos orgulha e fez de Forjães, há uns anos, uma das terras com maior índice de produção literária per capita.

A afirmação de Forjães também se fez com a visita a LivrY-Gargan, França, bem como um protocolo com a cidade de Niterói, aproximação que em breve trará nova luz sobre a intervenção de Rodrigues de Faria nesse estado de Brasil, havendo também uma aproximação com a Argentina, no caso através do Club Portugués de Esteban Echevarria, designadamente através do projeto Forjanenses pelo Mundo.

O Souto de S. Roque, e onde trabalhamos, juntamente com a Esposende Ambiente, para recuperar a água da mina, perdida há vários anos, o que permitirá recuperar todo o sistema de rega da zona, recebeu inúmeras atividades, destacando-se as celebrações do Dia do Pai, sendo que também assinalamos, no âmbito do projeto “Olhares atentos…”, o Dia da Mulher, Dia da Mãe, bem como o Carnaval, cujos vídeos produzidos podem ser acedidos no canal do Youtube da Junta de Freguesia. Assinalamos, ainda, o Dia Internacional da Proteção Civil, Dia do Trabalhador, tendo-nos associado ao Município, na recolha de bens para a Ucrânia. Como de hábito, mas a reverter para uma causa solidária (Liga Portuguesa Contra o Cancro), promovemos a Caminhada da Liberdade, mantendo-se o apoio ao comércio local e o concurso de presépios. Proporcionamos, ainda, a alguns dos nossos séniores, a possibilidade de fazerem parte do “Coro  Sénior”, fazendo o seu transporte para Esposende, para que possam participar nesta atividade.

S. Roque recebe ainda a feira quinzenal, que a Junta promoveu logo que tomou posse, quer nas redes sociais, quer nas terras vizinhas, sendo notório o interesse demonstrado.

Foi assumida a representação institucional de Forjães em atividades para as quais formos convidados, como sejam e entre outras, a avaliação externa da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), a homenagem a Juvenal Campos, inauguração da 1º fase de obras a ESHE, a exposição “Os Mendanhas”, a inauguração do Arquivo Municipal e a presença no Dia do Município, juntamente com as Associações locais. Esta presença e representatividade terá levado a que a Junta de Freguesia, através do seu Presidente, integrasse o Conselho Consultivo para a Governação integrada das políticas de longevidade. Destacamos, ainda, a representação, a convite das Comissões de Festas, nas suas realizações, bem como nas iniciativas das associações locais, com que temos trabalhado de forma articulada, estando sempre disponíveis para as apoiar.

Relativamente à zona do Zé do Rio, e quando há um ano faltavam adquirir 3 terrenos, teremos dentro de dias a assinatura da última escritura, passando assim a autarquia a dispor de uma área de lazer com cerca de 11.000m2, onde será criado o Parque de Lazer do Zé do Rio, abrindo-se, em breve, um período de auscultação da população, a este propósito, isto quando se aguarda, também, a dinamização de uma sessão se esclarecimento sobre o PDM.

Muito mais haveria para dizer, mas será percetível, pelo elencado, o empenho desta gestão em fazer o melhor Por Forjães e pelas suas gentes.

Determinação e empenho são o foco da ação dos autarcas, sem esquecer a articulação com o Município, pelo que se, em 365  dias, e partindo do zero, conseguimos, sem falsas modéstias, voltar a colocar Forjães no mapa, estamos certos que nos 1095 que faltam vamos fazer a sua afirmação!
Queremos continuar a contar, tal como neste ano, com a colaboração dos Forjanenses, de todos, sem exceção, na certeza de que todos podem contar com o empenho da Junta de Freguesia e de todos os membros da Assembleia de Freguesia, pois move-nos um interesse comum: o melhor para Forjães.

Por Forjães! Sempre!

Forjães, 17 de outubro de 2022

Vitor Quintão, Presidente da Junta de Freguesia

Carlos Gomes de Sá, Presidente da Assembleia de Freguesia.