ANTÓNIO RODRIGUES ALVES DE FARIA: 151 ANOS SOBRE O SEU NASCIMENTO

A Junta de Freguesia de Forjães, neste dia em que assinalamos os 151 anos de nascimento de ANTÓNIO RODRIGUES ALVES DE FARIA,  apresenta um apontamento biográfico daquele que terá sido, para muitos, o maior benemérito do concelho de Esposende, tal as obras sociais em que se envolveu, sendo-o, sem dúvida alguma, em Forjães, sua terra natal.

Para tal, e em jeito de simples homenagem, recupera, conforme texto abaixo, informações já disponibilizadas no site da Junta de Freguesia e outros trabalhos já publicados na web, onde este “emigrante”, expoente máximo do altruísmo, é destacado e apontado como exemplo, pelo que todas as manifestações de reconhecimento serão sempre insuficientes.

O plano de ação da Junta de Freguesia, estimado para um horizonte de quatro anos, prevê um conjunto de ações que permitirão continuar a homenagear esta figura ímpar, como sejam, e entre outras, a criação de hotspots informativos (ex. casa no Matinho, onde nasceu), o lançamento de um concurso com o nome “Prémio Rodrigues de Faria” (visa a criação de trabalhos de promoção e valorização local) e criação do roteiro “A par e passo com Rodrigues de Faria” (previsão de visitas guiadas a múltiplos espaços com a “marca” Rodrigues de Faria).

 

Museu da Emigração e Comunidades: ANTÓNIO RODRIGUES ALVES DE FARIA

Nesta publicação, em que Forjães presta homenagem àquele que, tendo emigrado cedo para o Brasil, nunca esqueceu as suas origens, antes pelo contrário, aqui investiu o fruto do seu trabalho, destacamos a publicação feita no Museu da Emigração e Comunidades, onde é figura de destaque (publicação de março de 2007_ MEC (uminho.pt)

António Rodrigues Alves de Faria, foi o maior benemérito da freguesia de Forjães. No Brasil “trabalhou, batalhou, triunfou” e adquiriu uma enorme fortuna.

Regressado ao torrão natal, foi senhor de um vasto património, mas jamais esqueceu a terra que o viu nascer. E cedo se apercebeu de que a instrução era a base de sucesso para qualquer pessoa. Daí a luta contra o analfabetismo.

No jornal O Espozendense de 15/11/1930, o correspondente de Forjães escreveu o seguinte: “ Foi inaugurado, nesta freguesia, o curso primário nocturno para indivíduos fora da idade escolar, sendo as despesas custeadas pelo nosso ilustre conterrâneo Sr. António Rodrigues Alves de Faria, grande benemérito da instrução.

Este curso é regido pelo Sr. José Albino Alves de Faria, digno professor e director das nossas escolas oficiais”. E acrescentava: “Vai muito adiantada a construção do majestoso edifício para as escolas desta freguesia, a expensas do mesmo benemérito Sr. Rodrigues de Faria e que ficará constituindo mais um padrão das generosas iniciativas de S. Ex.ª. É um autêntico, um verdadeiro palácio da instrução”.

Refira-se que o edifício “Escolas Rodrigues de Faria” durante seis dezenas de anos, serviu de escola primária. Actualmente é Centro Social e Cultural Rodrigues de Faria, inaugurado em Agosto de 2001. [1]

*******

Biografia:

António Rodrigues Alves de Faria nasceu a 06 de Abril de 1871, em Forjães, vindo a falecer na mesma freguesia em 10 de Agosto de 1949.

Rodrigues de Faria, como ficou conhecido, foi o oitavo dos treze filhos de Manuel Alves de Faria e de Joana Gonçalves Viana. Frequentou a escola primária de S. Paio d’Antas, em virtude de nessa altura ainda não haver ensino oficial na sua terra natal.

Ainda muito novo, por volta dos 14 anos, foi para o Brasil. Aí teve sucesso como empresário dedicando-se ao comércio e à exploração de sal em larga escala. Por volta de 1909 fundou uma grande empresa de nome Companhia de Comércio e navegação.

Fez grande fortuna, tendo-se distinguido como um grande benfeitor para a educação; mandou construir um edifício escola, em 1934, oferecendo-o depois ao estado – é o edifício ainda hoje existente “Escolas Rodrigues de Faria” em Forjães.

No âmbito da assistência social e da saúde, ajudou a construir o Hospital S. Manuel e mais tarde contribuiu com uma soma que ia além de 5 contos e que era devido a ele, talvez, que a obra do hospital (Valentim Ribeiro – Esposende) tinha chegado até ao fim, […] além do rico arsenal cirúrgico com que a mão dadivosa de Rodrigues Faria dotou o Hospital” [2] , para além de enormes contributos na sua terra natal nomeadamente no combate à pneumonia, por volta dos anos de 1919 – 1920. A sua ajuda à população era constante, sendo de assinalar a sua generosa contribuição para a construção de diversos caminhos e estradas.

A população em muito beneficiou no trabalho criado em resultado do seu entretenimento na exploração agrícola – nomeadamente na sua quinta, hoje conhecida por quinta dos Curvos – criando assim emprego numa época em que a pobreza e o desemprego eram grandes.

Em resultado dos benefícios por ele concedidos, o Estado Português pretendeu atribuir-lhe uma ordem honorífica, tendo no entanto Rodrigues de Faria, recusado tal distinção.

Considerado o maior benemérito de Forjães e um dos maiores do concelho de Esposende. [3]

  Assim se conta a história de uma das maiores figuras do concelho de Esposende:

ANTÓNIO RODRIGUES ALVES DE FARIA – 1871/1949

 [1] ABREU, Gil de Azevedo, Viver e Recordar, Julho, 2006, pp. 13-16

[2] Palavras de Valentim, Ribeiro da Fonseca na inauguração do hospital com o mesmo nome, em Julho de 1916, FONSECA, João Paulo Ribeiro da, Valentim Ribeiro da Fonseca, Nas ondas da vida, Esposende, Dezembro 2005, pp. 123-124

[3] Informações cedidas pelo Sr. António Faria, 2º sobrinho de Rodrigues de Faria

Fonte:

http://www.museu-emigrantes.org/antonio-rodrigues-faria.htm

 

Outras informações:

Dicionário online Sensagent:

António_Rodrigues_Alves_de_Faria : definição de António_Rodrigues_Alves_de_Faria e sinónimos de António_Rodrigues_Alves_de_Faria (português) (sensagent.com)

 

Destaque no site da Junta de Freguesia:

Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria – Forjães (forjaes.pt)