Arrancou a formação “Artesanato: Arte do Junco” – Centro Interpretativo do Junco de Forjães
No passado dia 16 de maio deu-se início à Formação “Arte do Junco” no Centro Interpretativo do Junco de Forjães, iniciativa promovida pelo Município de Esposende, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional I.P. e com a colaboração da Junta de Freguesia de Forjães.
Recebidos/as pelo Presidente da Junta, Vítor Quintão, o Dr. José Costa, do Município de Esposende e pela Dra. Sandra Martins, que integra o IEFP de Viana do Castelo, o grupo inscrito começou assim o seu percurso, numa formação modular que tem a duração de 50 horas. Isa Joana Silva, a primeira, e para já a única, UPA/artesã certificada do junco de Forjães, está encarregue da passagem de saberes desta arte que já leva um longo legado familiar.
Através da promoção deste curso profissional pretende-se fomentar a arte do artesanato do junco, contrariando o seu desaparecimento e promovendo a cesta de junco Forjães. Espera-se dos formandos a aquisição de novas competências e que sejam capazes de continuar com o longo legado que esta arte já leva e, quem sabe, fazer desta uma ocupação a tempo inteiro!