CARNAVAL DE 2022

A Junta de Freguesia de Forjães, no âmbito do projeto “Olhares atentos, Forjães a semear e acolher gerações”, apresenta mais um trabalho, em parceria com a ACARF e o Lar de Santo António.

Todos sabemos que devido à pandemia as celebrações carnavalescas, mais uma vez, não terão o brilho e alegria de outrora, mas tal não é motivo para não se porem mãos à obra e desafiar os idosos fazerem máscaras de Carnaval. Afinal é Carnaval e o COVID não leva a mal!

Neste sentido, no âmbito do projeto “Olhares atentos, Forjães a semear e acolher gerações” resolvemos implementar a atividade “Vamos criar uma máscara” com os nossos idosos, cujos objetivos pretendidos são: estimular a imaginação e a criatividade; contribuir para uma mente ocupada e estimular a motricidade fina como, recortar, colar e pintar.

A tradição de Carnaval, mais conhecida como “Entrudo” é uma celebração que antecede a quaresma, pois é o “Entrudo” que marca a entrada para os 40 dias de jejum em preparação para a Páscoa.

No “Entrudo come-se tudo” dizia-se antigamente, porque era preciso comer muito e bem gordo para as pessoas terem forças para “puxarem as carroças”, realizarem os trabalhos agrícolas, tratarem dos animais, entre outras tantas coisas.

Para todos aqueles que participaram e colaboraram na implementação da atividade, bem como a comunidade em geral, desejamos um Carnaval repleto de alegria!