CENTRO CULTURAL RECEBE PARTICIPANTES DO 11º FESTIVAL DE FOLCLORE

Na tarde de 3 de setembro, o Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria recebeu os grupos participantes no 11º Festival de Folclore promovido pelo Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (GADTF).
O ponto de encontro foi o Centro Cultural, onde decorreu a cerimónia oficial de abertura deste 11º Festival, momento muito participado, conduzido pelo presidente do Grupo, Carlos Couto, tendo tomado parte na mesa de honra relativa ao evento e na cerimónia de entrega de lembranças, da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal e do Festival (muito original e representativa do momento, sendo que a lembrança entregue à Junta de Freguesia está exposta na sua sede), o Reverendíssimo Padre Ledo, um representante da Federação Portuguesa de Folclore, o Presidente da Junta, Vitor Quintão e o Presidente da Câmara, Benjamim Pereira.  Presentes, ainda, representantes das Associações locais e Assembleia de Freguesia, que também assistiram aos restantes momentos do Festival.

Durante a permanência no Centro Cultural, onde também foi servido o jantar, os grupos participantes tiveram oportunidade de visitar o espaço, destacando-se o Centro Interpretativo do Junco, muito apreciado pelos presentes.

Depois de trajados a rigor, neste espaço, os grupos dirigiram-se para o Largo do Souto de S. Roque, onde decorreu o Festival, num palco preparado a preceito, sendo tónica dominante, e reconhecida por todos os que participaram e pelo muito público presente, o primor da receção, a atenção ao pormenor, mostrando o GADTF todo o seu saber na “arte de bem receber”, também visível em palco, na sua atuação, pelo que também demonstrou a “arte de bem fazer”.

O Festival abriu com uma rábula, dinamizada pelo grupo de teatro Forjães em Cena, que fez reviver os tempos do surgimento da pandemia, motivo que limitou as comemorações do 25º aniversário do grupo, há 2 anos. Depois das atuações, todas de grande qualidade, a noite terminou com uma sessão de fogo de artifício, tendo assistido à mesma grande número de pessoas. A Junta e Assembleia de Freguesia também estiveram representadas neste momento, através dos seus presidentes, bem como a Câmara Municipal, através do Vereador,  Guilherme Emílio,   do Presidente, Benjamim Pereira.

Participaram neste Festival os grupos Rancho Folclórico de Geraldes – Peniche, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões – Fafe, Rancho Típico da Amorosa – Leça da Palmeira, Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela – Viana do Castelo e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, enquanto organizador, estando de parabéns pela sua dinamização e excelente organização.

Para ver a totalidade das fotos desta publicação, clique no link azul abaixo.