COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DE ABRIL: ATIVIDADES DIA 25

A Junta de Freguesia de Forjães, depois de ter dado a conhecer o programa geral das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, prossegue com a divulgação dos cartazes específicos, destacando no dia de hoje um conjunto de iniciativas que marcam o feriado de 25 de abril.

Assim, este dia começa, de forma simbólica, com a cerimónia do hastear das bandeiras, no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, pelas 8.30h, local a partir do qual será emitida, ao longo do dia, música gravada associada ao movimento de Abril.

Da parte de tarde, pelas 15h, teremos um dos pontos altos destas celebrações, uma vez que será concluído e apresentado ao público um mural coletivo, em jeito de políptico, com 50 telas sobre abril, sendo também aberta ao público a exposição “Livros e discos de Abril”, com organização de Luís Coutinho de Almeida. Neste caso concreto, são 50 livros e discos da sua coleção particular, que antigo Presidente da Assembleia de Freguesia construiu ao longo deste meio século de democracia. Obras farejadas e fustigadas pelo “lápis azul” da censura e proibidas e retiradas do mercado pela polícia política. Outras ainda que, tímida e corajosamente, escaparam ao crivo da censura, anunciando “a madrugada que todos esperávamos” – o 25 de Abril!

Quanto ao mural, que recebe o nome “Marcas e vozes de Abril”, será uma espécie de puzzle, com contributos variados, desde logo em termos de técnicas e materiais usados, envolvendo trabalhos  da Escola Básica de Forjães (para além de trabalhos dos alunos, há contributos dos funcionários e da Direção, pelo que aproveitamos a oportunidade para agradecer à Direção, na pessoa da Diretora Paula Cepa e +a professora bibliotecária Ângela Dinis, que coordenou internamente o trabalho),  do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, da Fundação Lar de Santo António, do grupo Forjães em Cena, das Comissões de Festas de S. Roque, Santa Marinha e Sra da Graça, da ACARF, do jornal O Forjanense, do Forjães Sport Clube, da Junta e Assembleia de Freguesia, do projeto “Forjães, olhares atentos: a semear e a acolher gerações” entre outras participações. A população é ainda convidada a contribuir, deixando também a sua marca neste trabalho que é constituído por 50 telas,  estando assim todos convidados para esta sessão, onde também será assinada a grande tela final por todos os intervenientes.

Este trabalho, idealizado pelo presidente da Assembleia de Freguesia, Carlos Gomes de Sá, conta com a coordenação de Paulo Lima e a colaboração de Sérgio Morgado, prevendo-se a sua circulação por outros espaços da Vila, após o encerramento da exposição, sendo uma produção da Junta de Freguesia de Forjães.

Ao longo dos próximos dias, nas redes sociais, vamos levantar um pouco o véu desta composição coletiva, que assinala dos 50 anos de Abril, partilhando imagens da sua produção, integrantes do vídeo que será produzido no final destas comemorações.

Pelas 17h teremos a atuação do Grupo “Julic`o Verbo”, que trará, ainda, mais colorido a este dia, como vem sendo apanágio das suas animadas e envolventes atuação, terminando a jornada com o tradicional  verde d´honra, em que brindaremos às conquistas de Abril!