COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DE ABRIL: TERTÚLIA COM CAPITÃO CASTRO CARNEIRO

O encerramento oficial das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, em Forjães, está agendado para sábado, dia 27, destacando-se a presença do Capitão de Abri, atual Coronel Castro Carneiro.

O dia, que ficará marcado com música gravada alusiva a Abril, conhecerá atividades específicas pelas 16.30h, com visitas guiadas e comentadas às exposições patentes no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, local onde atuará, pelas 17.00h, o grupo de cante alentejano “Terra Larga – Coro dos Moços do Neiva”. Depois de uma primeira apresentação em Antas, onde está radicado, esta será a primeira atuação pública e formal deste recém-criado grupo, onde também temos elementos de Forjães a colaborar.

Pelas 17.30h terá início a “TERTÚLIA SOBRE O 25 DE ABRIL”, iniciativa que conta com a participação do Capitão de Abril, Coronel Castro Carneiro. Vão juntar-se para falar da Revolução de Abril  o Arq. Benjamim Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Esposende, o Eng.º António Couto dos Santos, antigo Ministro e militar, com passagens pelo Ultramar, numa mesa que será moderada pelo Coronel Luís Coutinho de Almeida, militar da GNR na reserva e profundo conhecedor da temática.

 O agora Coronel Castro Carneiro era capitão, com os seus 28 anos, quando há cinco décadas, se deu o 25 de Abril, e, na altura, comandou as tropas libertadoras nas ruas do Porto. Tripeiro, mas criado em Sernancelhe, o, este militar de Abril falará, certamente,  do percurso feito com Salgueiro Maia, que entrou com ele na Academia Militar, na Amadora, em outubro de 1964, sem esquecer a sua passagem por Angola, em tempo de Guerra Colonial. É  também membro-fundador da Associação 25 de Abril, pelo que será uma oportunidade excelente para o ouvir falar sobre o atual estado das Forças Armadas.

Estima-se uma conversa muito enriquecedora e esta é mais uma oportunidade para a população de Forjães contactar com um dos militares de Abril, geração a quem Portugal muito deve, pelo que se será, também, um momento muito relevante para os estudantes. A presença de Forjanense, antigos militares, poderá ajudar perceber os tempos então vividos, bem como os desafios que se colocaram ao poder político, como certamente abordará o Presidente da Câmara.

Como de hábito, no final será servido um verde d´honra, que marca o encerramento das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.