CONVÍVIO SÉNIOR +65: ENCONTRO EMOTIVO E COM MUITA DIVERSÃO

A Junta de Freguesia de Forjães promoveu, no passado dia 15 de outubro, no Multiusos do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, um encontro de Forjanenses. Destinado a pessoas com mais de 65, apoiadas por instituições sociais ou pelo projeto “Olhares atentos, Forjães a semear e acolher gerações”, este encontro reuniu perto de 120 convivas, no espaço da antiga Ludoteca, agora espaço Multiusos, que tem sido rentabilizado de forma muito regular, desde logo pelo seu enorme potencial por não ter barreiras arquitetónicas.

Recebidos pelo Presidente da Junta de Freguesia, Vitor Quintão, os utentes puderam também visitar o Centro Cultural, onde se destacou o Centro Interpretativo do Junco. Foram vários os que ainda ensaiaram enfiar uns juncos, nos teares já urdidos pela Mena do Rio, matando saudades dos tempos em que se dedicaram à cestaria, arte conhecida e praticada, outrora, por muitos dos presentes, como foi recordado. Mas a emoção também esteva nas conversas e nos abraços, nos muitos reencontros propiciados com esta atividade, sendo difícil, muitas vezes, disfarçar a lágrima que teimava em aparecer, depois de dois anos de pandemia COVID.

O almoço, esse foi o pretexto para o encontro, mas também ele acabou por ser marcante, com um serviço, de grande nível, a ser prestado pela Comissão de Festas de Santa Marinha 2023.  O prato de rojões foi muito apreciado e a bebida, essa, também foi local, tendo sido servidos vinhos a Quinta de Curvos, os premiados “Curvos” (verde branco) e Prova Cega (tinto da Quinta do Douro).
A tarde foi de grande animação, com o auditório do Centro Cultural lotado para os presentes assistirem à peça “Eu Génio”, do grupo Forjães em Cena, que também colaborou com esta iniciativa. Foi um momento de grande diversão, muito apreciado pelos presentes, conforme se ouviu no final da representação, sempre de grande nível e com muita diversão. A ACARF também se disponibilizou para o transporte das pessoas em cadeira de rodas ou com mobilidade condicionada, tal como a Fundação Lar de Santo António, que deslocou para o convívio Forjanenses que têm estado mais resguardados, em muitos casos e devido à pandemia, do regular convívio, o que tornou este momento ainda mais especial e inclusivo.

Presentes, também, o presidente da Assembleia de Freguesia, o secretário da Junta, o presidente do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, da ACARF, e representantes do Grupo Forjães em Cena, Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio e Comissão Fabriqueira.

Para Vitor Quintão, que se dirigiu aos presentes no início da sessão, tendo estado sempre próximo e disponível, este foi, deste primeiro ano de mandato, o momento mais simbólico e marcante.

No Facebook da Junta de Freguesia poderá ver outros registos alusivos ao momento, incluindo um vídeo deste memorável dia, deixando-se ainda alguns registos fotográficos adicionais: