DIA DO COMBATENTE: JUNTA DEPOSITA FLORES NO MEMORIAL AOS COMBATENTES FORJANENSES

A Junta de Freguesia de Forjães prestou hoje, de forma simbólica, homenagem a todos os antigos combatentes, depositando, no Memorial aos Combatentes Forjanenses, na Praça do Combatentes, um ramo de flores.

Vitor Quintão, Presidente da Junta, que hoje esteve no Memorial erigido pela Junta de Freguesia em 2017, lembrou que o Dia do Antigo ​Combatente é celebrado anualmente no dia 9 de abril, para que estes sejam relembrados, homenageados e agraciados pelo esforço prestado no cumprimento do serviço militar.

A Lei, prevê também que o Estado, através do Ministério da Defesa Nacional, possa também evocar a memória e feitos dos Antigos Combatentes no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades (10 de junho) e no dia 11 de novembro, data em que se comemora o fim da Primeira Grande Guerra, em colaboração com a Liga dos Combatentes e as associações de Antigos Combatentes.

Em termos nacionais, decorreram, no Mosteiro da Batalha, as cerimónias de comemoração do aniversário da Batalha de La Lys e do Dia do Combatente, tendo-se realizado uma celebração eucarística pelos combatentes falecidos na Igreja do Mosteiro, seguidas da cerimónia militar no exterior do Mosteiro da Batalha. O Presidente da República, que presidiu às celebrações, e nestes tempos conturbados de guerra, lembrou que “Todos devem trabalhar pela paz. Trabalhar pela paz é criar mais justiça, mais crescimento económico, menos pobreza e menos desigualdades, mas é também prevenir a paz fortalecendo e prestigiando as Forças Armadas”.

Para tal, o chefe do Estado defende que se criem melhores condições para os combatentes de hoje: “Se queremos ter combatentes pela paz hoje, então criamos condições para eles. Essa é uma escolha do país, não é a escolha de um governante”, salientou.

No dia em que se prestou homenagem aos antigos combatentes, o Presidente da República disse ainda que este era o momento de se agradecer também os combatentes das Forças Nacionais destacadas.

Nesse sentido, também o simples gesto da Junta de Freguesia pretende relembrar, homenagear e agraciar todos os antigos combatentes pelo esforço prestado no cumprimento do serviço militar, assumindo-se que este dia passará a ser, de futuro, e neste contexto, assinalado, no sentido de prestarmos uma justa homenagem aos ex-combatentes desta vila, aos que regressaram e àqueles que morreram ao serviço da pátria, pois nunca devemos esquecer os valores que estão acima de qualquer homem e instituição.

Pode ver a informação completa e mais fotos no site da Junta de Freguesia: www.forjaes.pt