EXPOFORJÃES E EXPOSIÇÃO ROTEIRO DO PATRIMÓNIO CULTURAL E RELIGIOSO JÁ ABRIRAM

Integradas nas festividades da Romaria de Santa Marinha 2022, estão patentes ao público, no “Coberto multiusos” do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria e na Casa do Povo, as mostras “EXPOFORJÃES” e “ROTEIRO DO PATRIMÓNIO CULTURAL E RELIGIOSO”, numa organização da Junta de Freguesia de Forjães, em parceria com outras entidades e instituições.

No caso da EXPOFORJÃES,  a sua abertura decorreu ao som de fado, ao vivo, momento muito apreciado pelos presentes. Aberta a sessão pela Comissão de Festas de Santa Marinha, que deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a colaboração dos forjaneneses, seguiu-se a intervenção de Vitor Quintão, Presidente da Junta de Freguesia, que apresentou os treze expositores presentes, apresentando a Junta de Freguesia, em momento posterior e através destes canais de comunicação, mais informação sobre os mesmos e fotos dos seus exímios trabalhos, pois neste momento o convite é para uma visita, presencial, ao espaço do “Coberto multiuso”, área acessível a todos, sem quaisquer barreiras arquitetónicas.

No momento da inauguração, transmitido em direto no Facebook da Junta de Freguesia, houve ainda lugar a um porto de honra, sendo nota dominante a excelência dos trabalhos expostos.

Seguiu-se, no espaço da Casa do Povo, a inauguração da exposição “Roteiro do Património Cultural e Religioso”, exposição que transita diretamente do Museu Municipal de Esposende para Forjães, podendo aqui ser apreciada “a variedade e a grande riqueza do património cultural e religioso de Esposende”, como referiu o Presidente da Câmara, Benjamim Pereira, no catálogo da exposição. O roteiro permite a visita a igrejas, capelas, cruzeiros e alminhas, parta além de outros pontos de interesse, conforme relato feito aquando da inauguração, e disponível no Facebook da Junta de Freguesia, por João Neiva, da Biblioteca Municipal.

Fotos da sessão de inauguração da EXPOFORJÃES:

   

Fotos da sessão de inauguração do ROTEIRO  DO PATRIMÓNIO CULTURAL E RELIGIOSO: