FELIZ DIA DO PAI

A Junta de Freguesia de Forjães, neste dia em que também assinalamos, em termos litúrgicos, o Dia de S. José, deseja a todos os pais um feliz dia. Recordamos que no próximo domingo, dia 14, temos um conjunto de atividades preparado para todos os pais e respetivos filhos/filhas, no estádio Horácio de Queirós, a partir das 15h.

Em termos históricos, o Dia do Pai, em Portugal, é comemorado no dia 19 de março, quando se celebra no dia de São José,  pai terreno de Jesus Cristo. De facto, a celebração deste dia varia de país para país, sendo que tal como nós,  também celebram o Dia do Pai, no dia 19 de março, países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.

Uma pesquisa rápida sobre a origem deste dia, dá  contas de duas histórias para justificar o seu surgimento. Numa delas, a origem da data é atribuída à americana Sonora Luise, filha de um militar que resolveu criar o Dia do Pai motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. A celebração foi ficando conhecida nos Estados Unidos e, em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. No entanto, a homenagem de um filho ao seu pai, na Babilónia, também pode ter dado origem ao Dia do Pai. Tal terá acontecido em 2000 a.C., quando um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu uma mensagem numa placa de argila, em que desejava saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.

A história volta a repetir-se e assim, no próximo domingo, convidamos todos os filhos e filhas para comparecerem no campo de jogos do Forjães SC, onde também podem deixar a sua mensagem para o seu pai, estando reservadas muitas surpresas e animação, pois o resultado do jogo que vai opor pais / filhos é o que menos importa!