FESTA DO EMIGRANTE: DIAS 13 e 14 DE AGOSTO

A Junta de Freguesia convida toda a população a associar-se à Festa do Emigrante, que decorrerá nos dias 13 e 14 de agosto, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Forjães e do Forjães Sport Clube.

A receção aos emigrantes acontecerá no dia 13, no Estádio Horário de Queirós, com um jogo de futebol entre emigrantes forjanenses e o FSC, iniciativa que promete e onde o resultado é o menos importante!!
No final, o convívio será em torno de saborosos menus tradicionais, com destaque para a sardinha assada, bem regada, e com muita animação!

O dia seguinte, domingo, começa com uma celebração eucarística, pelas 11.15h,  na Igreja Matriz, em que agradeceremos por uma viagem tranquila e por mais um ano com saúde. No final da missa, haverá uma romagem ao cemitério, em que lembraremos todos os Forjanenses que já faleceram e, de uma maneira em especial, neste dia, todos os emigrantes que já nos deixaram.

De tarde, o programa prosseguirá com a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento ao Emigrante, que está no Largo da Santa, e que lembra e homenageia todos aqueles que labutam fora da sua Terra Natal.

O programa prosseguirá no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, sob o olhar atento desse emigrante, que afirmou Forjães no Brasil e, tal como o espírito da generalidade dos emigrantes, procurou, com o seu trabalhe e investimento, desenvolver  Forjães. Nesse sentido, impõe-se uma visita à exposição que regista os principais passos da sua vida, bem como a construção da então Escola Primária, monumento único, enriquecido com os painéis de azulejo do Mestre Jorge Colaço, situação ilustrada na exposição presente nesse espaço. Haverá ainda possibilidade de visitar o Centro Interpretativo do Junco, arte conhecida de muitos dos que emigraram, pois foram vários os Forjanenses que experimentaram, outrora, os trabalhos da cestaria em junco.

A tarde prosseguirá com a apresentação do projeto “Forjanenses pelo Mundo”, iniciativa que pretende a referenciação de Forjanenses que, ausentes da sua Terra Natal, continuam com Forjães no coração. Daqui decorrerá uma Tertúlia em torno da emigração: histórias da partida, viagens, reencontros, trabalhos, expetativas… A conversa promete ser animada, pelo que todos os contributos e partilhas são bem-vindos e necessários.

No final do dia, para se encerrar esta dupla jornada, será servido no Centro Cultural um verde de honra, o tradicional e premiado vinho Quinta de Curvos.

Convidam-se todos os Forjanenses, sejam ou não emigrantes, a associarem-se a este momento, que pretende a união da comunidade Forjanense, a valorização das suas origens e das suas gentes.

 

DIA 13  – SÁBADO

No Estádio Horário de Queirós
17H – Jogo de futebol entre Forjanenses emigrantes e o Forjães SC

19.00h – Arraial do emigrante, com sardinhas… e muita animação

DIA 14  – DOMINGO
11h15 – Eucaristia
12h00 – Romagem ao cemitério

18h30 Deposição de coroa de flores no Monumento ao Emigrante  (Largo da Santa)

18H45 – CENTRO CULTURAL ESCOLAS RODRIGUES DE FARIA
– Visitas livres / orientadas: Centro Interpretativo do Junco e Exposição sobre Rodrigues de Faria

Apresentação do Projeto “Forjanenses pelo Mundo

 –Tertúlia com emigrantes: relatos de viagens, vidas…

– Verde de honra no final

FESTA DO EMIGRANTE: iniciativas livres, abertas a toda a população.