FORJÃES: 35 ANOS DE ELEVAÇÃO A VILA – programa

No mês em que assinalamos os 35 anos de elevação de Forjães à categoria de Vila,  damos a conhecer o programa comemorativo previsto, que se inicia já no próximo fim de semana, a 15 de junho, com o já usual Convívio +65. Previsto para as 12.30h, no Espaço Multiusos do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, este momento de convívio, dos nossos seniores e utentes das IPSS locais, terá um momento musical, a cargo do grupo “ENTARDECER”, com utentes da Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas, sob orientação da Forjanense Sandra Queirós.

No dia seguinte, 16 de junho, domingo, na Igreja Matriz, pelas 16.30h, teremos um Concerto de Música Erudita, pelo Quarteto de Cordas da Orquestra da Costa Atlântica, naquele que promete ser mais um momento inesquecível, em linha com os concertos que têm sido promovidos naquele espaço.

A Assembleia de Freguesia, na sua reunião ordinária do mês de Junho prevista para o dia 25, terça-feira, terá um momento evocativo da elevação de Forjães à categoria de Vila, com uma sessão a iniciar-se pelas 21h.

A 29 de junho, sábado, será retomada a iniciativa “Na Minha Terra Cabe o Mundo Todo”, este ano com a presença do Dr Laborinho Lúcio, jurista, professor universitário, ex-ministro da Justiça e escritor, prevendo-se uma interessante tertúlia, no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, pelas 17.00h, para além do momento da recolha da impressão palmar, para figurar na nossa espécie de “”Parede da Fama”, havendo ainda a registar a visita a alguns locais da nossa vila.

No dia 30, domingo, termos o ponto alto das comemorações, com um momento simbólico, pelas 8.30h, com a cerimónia do  HASTEAR DAS BANDEIRAS, no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria. Segue-se, pelas 9.00h, na Igreja Matriz, uma EUCARISTIA de Ação de Graças, seguida de uma ROMAGEM AO CEMITÉRIO, onde será depositada uma coroa de flores, em memória de todos os Forjanenses falecidos.

Decorrendo, pelas 11.15h, na capela de S. Roque, a Missa de encerramento Catequese Paroquial, seguida de um Convívio Paroquial, convida-se toda a população para este encontro comunitário, que contará com animação musical durante a tarde e, pelas 17.00h, com o “cantar dos Parabéns” à Vila de Forjães e partilha de um bolo de aniversário

As celebrações vão encerrar, pelas 18.30h, com o CONCERTO “Música Tradicional da Anatólia, previsto para a zona do lago/gruta, no interior da Quinta de Curvos, podendo o acesso fazer-se diretamente a partir do Souto de S. Roque.

Cada uma destas atividades é objeto de um cartaz específico, onde poderá consultar mais detalhes sobre cada realização, apelando-se ao envolvimento de todos os Forjanenses nestes eventos evocativos dos 35 anos de elevação a vila.