FORJÃES ASSINALA DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

A Junta de Freguesia de Forjães, neste 1º de Outubro, assinala o Dia Internacional do Idoso, lembrando a iniciativa prevista para o dia 15 de outubro: convívio sénior. Aberto a forjanenses com 65 anos ou mais e utentes das IPSS locais, este encontro-convívio, a realizar no espaço do Centro Cultural Rodrigues de Faria, contará com um almoço convívio servido pela Comissão de Festas de Santa Marinha 2023, seguindo-se a peça teatral “EuGénio”, pelo grupo Forjães em Cena, terminando a tarde. e caso as condições climatéricas o permitam, com uma desfolhada tradicional, cheia de momentos de animação e salutar convívio.

A participação é gratuita, podendo as inscrições ser feitas na Junta de Freguesia, ou pelo telefone 253877430, até ao dia 10 de outubro.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela ONU – Organização das Nações Unidas, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

No caso de Forjães, de acordo com os Censos de 2021, a população com 65 ou mais anos era de 560 pessoas, sendo que em 2011 esse número de 438 indivíduos. Se considerarmos que a população de Forjães caiu, de 2011 para 2021, 4,4% (de 2767 pessoas para  2647), este aumento da população com mais de 65 anos, em quase 30%, deve exigir, por parte da sociedade, no seu todo e das instituições em particular, especial cuidado e uma resposta reforçada e atempada às necessidades que esta faixa etária implica.

Dados sobre a população de Forjães: INE – Plataforma de divulgação dos Censos 2021 – Resultados Provisórios