FORJÃES: COMEMORAÇÕES DO 33º ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO A VILA

A Junta de Freguesia de Forjães convida toda a população a associar-se às comemorações do 33º aniversário de elevação a vila.

O programa comemorativo decorrerá entre os dias 25 de junho e 2 de julho, deve constando a inauguração do Parque de Estacionamento de apoio à Igreja Matriz e ruas adjacentes, pelas 11.45h de sábado, 25 de junho.
O dia 30, dia festivo, começa com o hastear formal das bandeiras, no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, seguido de uma salva de 33 morteiros, tantos quantos os anos de elevação a vila que então se assinalam. Pelas 16.30h teremos uma cerimónia híbrida (presencial e online), no Centro Cultural, com a assinatura de um protocolo de cooperação com a cidade de Niterói, no Brasil, num projeto de geminação que pretende aproximar as duas comunidades.
Pelas 17.00h será inaugurado o Centro Interpretativo do Junco, juntamente com a requalificação do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, a que se juntará a abertura de uma exposição sobre o benemérito  Rodrigues de Faria, seguida da inauguração do Pólo da Biblioteca Municipal Digital da Sala Professora Irene Faria di Valle.
O dia festivo terminará com uma celebração eucarística, pelas 18.30h, seguida de uma romagem ao cemitério.

Para o dia 2 de julho está reservado o lançamento do livro “Eleições Autárquicas em Forjães 1976-2021”, de Gil Abreu, iniciativa antecedida de um momento musical e encerrada com um verde de honra, terminando assim este programa evocativo do 33º aniversário de Forjães â categoria de Vila.