FORJÃES PRESENTE EM LIVRY-GARGAN

Conforme já aqui avançado, o Presidente da Junta de Freguesia de Forjães, Vitor Quintão, esteve em visita oficial em Livry-Gargan, França, nos passados dias 4 e 5 de junho.

A visita, que visou a aproximação entre as duas comunidades, começou formalmente no sábado, dia dedicado ao protocolo com a Câmara Municipal de Livry-Gargan,  destacando-se a visita a vários equipamentos do município, tendo como cicerone o autarca local, Pierre-Yves Martin, bem como os seus vereadores e outros colaboradores.

No final da visita, houve lugar a uma troca de lembranças, entregando Vitor Quintão uma cesta de junco de Forjães, juntamente com livros de autores Forjanenses, a publicação (catálogo) “os Mendanhas” e uma interessante publicação “Esposende e o seu concelho”, brochuras  editadas pela Câmara Municipal de Esposende e oferecidos em nome do Município. Para Forjães vieram algumas peças alusivas à cidade, lembranças que ficarão expostas na Junta de Freguesia.

O presidente Pierre-Yves Martin proporcionou, ainda, uma visita a Paris, à semelhança do que aconteceu com a direção da associação ASCOP, momento muito interessante.
O domingo, dia 5 de junho, foi destinado à festa da cereja, iniciativa da ASCOP em parceria com o município de Livry-Gargan, que cada vez mais se quer afirmar como evento marcante entre os nossos emigrantes, mas também em toda a comunidade, que marcou presença em grande número nesta “Festa”.

Após o almoço e antes de iniciar a atuação dos grupos folclóricos, houve a intervenção do Presidente da Associação ASCOP,  Patrick, do presidente da Câmara, Pierre-Yves Martin e  de Vítor Quintão, na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia de Forjães, que assim marca presença neste evento internacional e que marca o início de um processo de aproximação das comunidades forjanenses espalhadas pelo mundo.

Foram dois dias intensos, de partilha e de compromissos para futura cooperação, tendo ficado o convite para uma visita a Forjães no próximo ano.

A Junta de Freguesia agradece, mais vez mais, o empenho e dedicação de todos, da Câmara Municipal de Livry-Gargan e da associação ASCOP, destacando aqui o papel desempenhado pelo Forjanense Paulo Dias,  que foi o elo de ligação e impulsionador desta ligação.
Para ver mais detalhes e fotos desta visita, aceda à notícia no site da Junta de Freguesia (clicar na ligação [link] presente no final)

O Forjanense Paulo Dias, à direita, trajando a rigor enquanto elemento da ASCOP, juntamente com a esposa e outros emigrantes