FORJÃES PRESENTE NA ABERTURA DO NOVO ARQUIVO MUNICIPAL

Forjães esteve representado, pelo Presidente da Junta de Freguesia, Vitor Quintão, e pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, Carlos Gomes de Sá, na abertura do novo Arquivo Municipal, cerimónia acontecida na tarde de 16 de julho, em Esposende, no espaço do antigo Quartel da GNR. A obra, que implicou o investimento de aproximadamente 748 mil euros, permite, agora,  o arquivo de mais de 1.350 metros lineares de documentação, datada desde 1572, havendo possibilidade de pesquisa presencial ou pesquisa digital, uma vez que grande parte do acervo já está disponível online.

Transcrevemos a informação disponibilizada no site do Município, a este propósito:

O Município de Esposende inaugurou hoje  [16.07] o novo Arquivo Municipal, obra que implicou o investimento de aproximadamente 748 mil euros e que resultou da adaptação do antigo quartel da GNR local que, agora, acomoda mais de 1.350 metros lineares de documentação, datada desde 1572.

Para o presidente da Câmara Municipal de Esposende, este investimento insere-se na política cultural do município que visa facilitar o acesso à documentação histórica, aspeto sublinhado pelo diretor da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, para quem “os arquivos são evidências daquilo que são as nossas sociedades”.

O espaço, idealizado em 1866 para albergar a escola conde de Ferreira, naquele que é considerado como alum primeiro parque escolar nacional, alberga agora o Arquivo Municipal de Esposende. Este novo espaço vem enriquecer o vasto património já disponível na Biblioteca Municipal, o acervo de Franquelim Neiva Soares e o arquivo pessoal de Manuel de Boaventura, razão para o presidente da Câmara Municipal de Esposende considerar o “investimento relevante do Município de Esposende para toda a população, pois ao preservar esta documentação estamos a preservar a identidade de um povo”, destacou Benjamim Pereira.

A recuperação do antigo quartel da GNR inseriu-se no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), o qual inclui mais duas obras ainda em execução (o arranjo do Largo Rodrigues Sampaio e a obra do Mercado Municipal) e três outras obras já concluídas: a regeneração da zona Central de Marinhas, as obras da Alameda do Bom Jesus, em Fão e o Museu do Sargaço, em Apúlia, este último já prestes a inaugurar.

A concretização do PARU decorre da aprovação, pela Comissão Diretiva do Norte 2020, em finais de 2016, da medida que beneficia as zonas urbanas de Apúlia, EsposendeFão e Marinhas, traduzidas num financiamento que ultrapassa os 4,3 milhões de euros, mas que pode atingir os 5,6 milhões, em termos de investimento total. A obra do novo Arquivo Municipal atingiu o valor de 748 mil euros, com um financiamento total de 447 mil euros.

“Com este novo Arquivo Municipal dá-se início à implantação de novos modelos de gestão documental, com o uso das novas tecnologias. Concluído o processo em curso de digitalização do acervo, estarão disponíveis as valências tecnológicas que facilitam a consulta, a pesquisa, a investigação e que contribuem para o melhor conhecimento da História local, preservando a memória e a experiência da Administração Local”, sustentou Benjamim Pereira.

Por todas as razões evocadas, e todas as outras que ressaltam à vista, resultantes da dinâmica cultural do Município, Esposende afirma-se nas áreas do saber e da investigação, sendo espaço atrativo para o desenvolvimento de projetos pessoais ou coletivos de investigação e alargamento do conhecimento.

Essa constatação foi sublinhada pelo diretor da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda: “Este é um espaço de cidadania. Construir a sociedade do conhecimento tendo os arquivos como parte integrante é revelador daquilo que pretendemos deixar às gerações futuras.” Silvestre Lacerda enalteceu “a capacidade de realização e a visão de, valorizando o património, abrir o arquivo de Esposende ao Mundo”, através da disponibilização do acervo on line.

Esta iniciativa insere-se no contexto da ambição do Município em contribuir e impulsionar os resultados preconizados no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Fonte: Esposende abriu novo Arquivo Municipal | Município de Esposende