FORJÃES PROMOVE ENSINO ARTICULADO DA MÚSICA

Forjães tem tido, em termos musicais, figuras de grande valor, registando a sua história, outrora, a existência de uma Banda Música. Hoje temos vários músicos integrantes de bandas filarmónicas da região, um maestro, vários estudantes de música, alguns deles no estrangeiro, grupos musicais diversos, ora de cariz mais popular, ora mais profissional, cantores vários e executantes exímios, não sendo estranho, a este envolvimento, o papel da escola na formação musical das crianças e jovens.

Nesse sentido, e como consta do seu manifesto, a Junta de Freguesia de Forjães apoia a Educação, associando-se, neste momento, à promoção e incentivo da prática artística levada a cabo, no âmbito do Regime de Ensino Articulado, pelo Agrupamento de Escolas Rodrigues Sampaio, no caso na Escola Básica de Forjães, e pela Escola de Música de Esposende (EME), pois, como dissemos, esta oferta, de fortes tradições em Forjães, é de especial relevância na formação das nossas crianças e jovens, estimulando a confiança e a criatividade, o trabalho em equipa, a disciplina, a coordenação e a concentração.

Nesse sentido, a autarquia, através do Presidente da Assembleia de Freguesia, Carlos Gomes de Sá, e depois de conversas anteriores com a Diretora do Agrupamento, Paula Cepa, e do Diretor da EME, Carlos Pinto da Costa, participou ontem, dia 28 de junho, numa reunião realizada na EB de Forjães, onde a direção escolar esteve representada pelo subdiretor José Pinho, para esclarecimento dos pais, sobretudo dos alunos do 4º ano, sobre o funcionamento do ensino articulado.

Registamos que a frequência do Regime de Ensino Articulado é GRATUITA e as aulas, para os alunos de 5.º ano, decorrerão na EB de Forjães, estando a cargo de ambas as escolas promotoras a articulação dos horários. Mesmo em situações de eventual necessidade de transporte de alunos, por motivo de aulas, este será assegurado pela EME, pelo que, durante o período letivo, os alunos terão um horário normal, similar ao ensino regular, havendo uma permanente articulação entre estas modalidades.

Deste encontro saiu a garantia de que, excepcionalmente, para os alunos da EB de Forjães, as inscrições para este regime se prolongam até ao próximo dia 8 de julho, podendo os interessados encontrar todas as informações em eme.edu.pt, assim como o formulário de candidatura –  Candidaturas abertas para 22/23 | EME.

As práticas e dinâmicas artísticas são uma característica das gentes de Forjães e é desde pequenos que as devemos estimular para que estas características se mantenham na nossa população e floresçam com cada vez mais qualidade. Esta oferta é, por isso, uma excelente oportunidade que esperamos poder colher boa receptividade por parte da comunidade, incentivando-se os pais e alunos a descobrir mais sobre esta modalidade de ensino, fazendo a sua matrícula de acordo com as datas indicadas (os inscritos serão depois contactados pela Escola de Música).