FORJÃES, VILA NATAL

A Vila de Forjães terá, este ano, um colorido diferente, começando a dar pequenos passos no sentido de ter iniciativas que permitam a sua afirmação como Vila Natal.

Assim, de depois de no ano passado, pouco depois de ter tomado posse, a Junta de Freguesia avançou, para além da tradicional iluminação de Natal, na zona central da Vila, com a colocação de adereços da época na Praça Rodrigues de Faria, muito utilizados para as fotografias que assinalaram o Natal de 2021, ainda com sabor a pandemia,  a Junta de Freguesia, em articulação com as associações locais, está a preparar um animado programa de animação natalícia, a apresentar no domingo, dia 11 de dezembro.

Numa altura em que foram elaborados programas de contenção em termos de consumos elétricos, devido às limitações existentes a este nível, acreditamos que o brilho será outro, vivido no interior de cada Forjanense, em família, em comunidade, em ambiente de festa e com muita saúde.

Nesse sentido, a Junta de Freguesia convida toda a população para as atividades que vão acontecer na tarde do dia 11 de dezembro, domingo, no CENTRO CULTURAL ESCOLAS RODRIGUES DE FARIA, destacando-se o seguinte programa:

15.00h: Projeção de filme infantil

16.30h: Chegada do Pai Natal

17.00h: Atividades natalícias, Feirinha de Natal e bar com comida/bebida

18.30h: Inauguração da iluminação de Natal

Este momento, em que se pretendo o envolvimento das crianças e dos adultos, pois prevê-se atividades e animações para todas as idades, com a existência de espaços para deliciosas merendas, enquanto se fazem compras nas tendinhas de Natal a funcionar no local, da responsabilidade da ACARF, da Associação de Pais EBI,  da Catequese Paroquial, da Comissão de Festas Sta Marinha 2023, do grupo Forjães em Cena, do Forjães Sport Clube, Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães e do Grupo de Escuteiros.
Ao longo do mês, teremos a já habitual campanha de apoio ao comércio local, que em breve divulgaremos, bem como o tradicional Concurso de Presépios, convidando-se os Forjanenses a um passeio pelas ruas da vila, pois muitas dessas construções são exteriores, podendo ser apreciadas. Como vem sendo apanágio dos participantes, há verdadeiras obras primas, muita dedicação e amor nas suas construções, podendo pensar-se, para futuro, na criação de “roteiros de visitação aos presépios”, aqui se incluindo o presépio feito na Igreja Matriz, agora pelos escuteiros, e que está no imaginário de quase todos os Forjanenses.
Para já, fica o convite para visitarem o  presépio instalado no antigo tanque,  na Rua da Fonte Velha. A sua inauguração, que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, secretário e Presidente da Assembleia, entre outros, aconteceu na noite de 3 de dezembro, podendo o majestoso presépio, construído pela família Correia em articulação com os moradores daquela rua, ser visitado até aos Reis. São perto de 600 figuras e construções, num trabalho de dedicação, que retratava várias cenas da natividade e alguns espaços locais, numa representação que merece uma demorada visita! O vídeo da inauguração pode ser visto na página do Facebook da Junta de Freguesia, onde também é narrada a história deste projeto, que se assume como mais um passo para o roteiro que se pretende construir em Forjães, em termos de presépios visitáveis.
Participe nas atividades! Compre no comércio local!
Sinta e viva Forjães!!
Boas Festas para todos!