GADTF APRESENTA PROJETO DA SEDE EM DIA DE ANIVERSÁRIO

O Presidente da Junta de Freguesia de Forjães, Vitor Quintão, e o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, marcaram presença na sessão comemorativa do 28º aniversário do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (GADTF), momento acontecido na noite de sexta feira, 5 de maio, no Auditório do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria.

A sessão começou com a tomada de posse dos novos órgãos diretivos do GADTF, que continuará a ser dirigido por Carlos Couto, ele que em dia de aniversário se mostrou muito satisfeito por, finalmente, poder apresentar o projeto de renovação da sua futura sede, a instalar no antigo espaço da Junta de Freguesia, na Santa.

A apresentação coube ao autor do projeto,  Valter Campelo, que destacou o ponto de partida, as condicionantes e as ideias pensadas para o espaço, em articulação com Carlos Couto,  tendo sido muito apreciada a proposta partilhada, moderna, com apontamentos vários que apontam para a etnografia local,  do eirado interior aos foles da concertina, prevendo-se funcional, completo e polivalente, a que juntam ganhos de eficiência energética e aproveitamento da exposição solar, considerando ainda a inexistência de barreiras arquitetónicas em termos de acessibilidades.

Vitor Quintão e Benjamim Pereira felicitaram o grupo pelo seu percurso, dando conta das peripécias que envolveram o registo do espaço, cedido ao GADTF, em comodato, pelo período de 50 anos., prometendo apoio para as suas realizações, que tem sido pautadas pelo rigor e perfeição.

A sessão terminou com a atuação das Cantadeiras do Vale do Neiva, projeto integrante do “Canto a Vozes de Mulheres”, que a Junta de Freguesia de Forjães apoia e que apresentaremos em próxima publicação, entoando-se, para encerrar a noite, os parabéns pelos 28 anos do “Rancho”.

Nas fotografias  abaixo (em caso de dificuldade, ver link azul final) poderá ver registos desta sessão e imagens da futura sede do GADTF.

Grupo “As Cantadeiras do Vale do Neiva”

Direção do GADTF empossada a 05.05.2023

Valter Campelo apresentando o projeto de arquitetura da futura sede do GADTF