I – DIA DO MUNICÍPIO: TRABALHO DOS MENDANHAS MARCA PRAÇA D. SEBASTIÃO

A vila de Forjães esteve representada em vários dos momentos que, a 19 de agosto, 6ª feira,  assinalaram o Dia do Município.

Vamos, de forma faseada e ao longo da semana, destacar, no site da Junta de Freguesia, essas realizações e elementos envolvidos, assinalando-se, desde já, a participação dos Forjanenses nos momentos associados ao hastear das bandeiras, na sessão solene onde foram distinguidas individualidades naturais de Forjães (António Mendanha e José Faria) e uma associação de Antas (GRASSA), presidida por um cidadão natural de Forjães (Baltazar Costa), antecedida de uma Eucaristia solene, bem como a inauguração de um imponente painel de azulejos, na requalificada Praça D. Sebastião, obra no valor de 250 mil euros,  passando a apresentar um mural onde estão representadas as 15 freguesias de Esposende.

Vamos começar precisamente por esta notícia, recordando que, para ficar a par de tudo o que vai sendo divulgado através do site da Junta de Freguesia e dos eventos aqui partilhados, poderá subscrever a newsletter (Newsletter – Forjães (forjaes.pt). Receberá no email informação atualizada e relativa aos eventos comunicados à Junta de Freguesia, bem como outros que envolvam Forjanenses. A título de exemplo, recordaremos, em breve, a passagem da Maria do Carmo Arantes (A Lançadeira) pelo programa “Casa Feliz”, da SIC, onde falou da sua exímia e inovadora arte de trabalhar o junco (dia 19.08), bem como o destaque para este mesmo trabalho em junco, a passar também na SIC, no próximo dia 25 de agosto, no programa “Olha a festa”, desta feita com outros artesãos e no âmbito do Centro Interpretativo do Junco.
Conforme nota patente no site do Município, esta requalificação está inserida no projeto global de requalificação do centro da cidade de Esposende, que compreende a zona envolvente ao mercado municipal, o Largo Rodrigues Sampaio e a Praça D. Frei Bartolomeu dos Mártires.

Da mesma comunicação municipal destaca-se que “A estátua de Lagoa Henriques  (a de D. Sebastião, que existia no espaço) surge agora enquadrada por um mural que marca os 450 anos do Município, retratando o conceito de identidade e território que dão mote às comemorações”, disse o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, sendo que, para António Mendanha, o trabalho “reuniu os elementos iconográficos de todas as freguesias, preservando as caraterísticas das pessoas de cada freguesia. Aqui releva-se a importância do fator humano”.
O arranjo urbanístico confere um novo enquadramento à estátua de D. Sebastião e a praça passa a ostentar um mural de azulejo dos artistas plásticos esposendenses António Mendanha, Nuno Mendanha e Vânia Mendanha, onde estão representadas as quinze freguesias, sugerindo uma síntese da história, tradições, atividades e personalidades do concelho de Esposende, conforme detalhe feito na apresentação, por Albino Penteado Neiva, comissário das Comemorações dos 450 de Esposende, que se vão estender até 19 de agosto de 2023.
Na cerimónia de inauguração, a que assistiram inúmeras pessoas, entre elas muitos Forjanenses, realizou-se uma encenação da entrega da Carta Régia tem por base o texto original, momento que destacaremos em posterior publicação relevando a presença de elementos do Grupo  Forjães em Cena,  entre outros.

Participaram neste momento o Presidente da Junta e da Assembleia de Freguesia, respetivamente Vitor Quintão e Carlos Gomes de Sá, que registaram a sua presença junto do mural, em concreto do quadro relativo a Forjães, conforme foto que pode ser vista na notícia abaixo, bem como outras relativas ao momento, onde se destacam, como elementos primordiais, o Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, a padroeira Santa Marinha e simbologia a ela associada (cereais, no caso a espiga de trigo e de milho, as aves), bem como a cestaria em junco, sendo marca comum em todos os quadros, a presença das crianças, simbolizando o futuro (para ver a totalidade das fotos, caso aceda através do Facebook), deve aceder ao link final (destacado a azul), que o remete para o site da Junta de Freguesia, onde encontrará todos os links também ativos.

Estão de parabéns os autores deste mural, pelo magnífico e imponente trabalho, em linha com o que vem sendo a sua produção artística, bem como o Município, pelo trabalho de valorização promovido.

Para setembro, e para quem ainda não teve oportunidade de visitar, a Junta de Freguesia apresentará, no seu site, uma visita guiada à exposição “Os Mendanhas”, patente no Museu Municipal de Esposende, com explicação de João Neiva, o comissário da exposição.

Mais informação: Carta Régia entregue por D. Sebastião em praça renovada | Município de Esposende.

Presidente da Câmara discursando e explicando a intervenção feita naquele espaço

Momento de descerrar do painel de azulejos, antecedido da inauguração da Praça

Início do mural, destacando-se, na área central, a freguesia de Forjães

António Mendanha e os filhos Nuno e Vânia, acompanhados de Penteado Neiva, explicando o seu trabalho

Carlos Gomes de Sá e Vitor Quintão, em frente do mural, no tocante a Forjães, neste que será, certamente, um local de muitos registos