INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO SOBRE RODRIGUES DE FARIA

Um dos pontos altos das comemorações do 33º aniversário  da elevação de Forjães à categoria de Vila foi, no passado dia 30 de junho, a inauguração da exposição, que terá cariz permanente, sobre António Rodrigues Alves de Faria.

A idealização da exposição, da responsabilidade do Presidente da Câmara, Benjamim Pereira e da Vereadora Alexandra Roeger,  tendo a Junta de Freguesia articulado com o município a sua localização e enquadramento no Centro Cultural, tem como Comissário o Arq. Paulo Guerreira, sendo o design de Ricardo Sapage, tendo colaboração científica do Dr. Rui Viana.

Assente em expressivos painéis, somos convidados, ao entrar na sala, a uma viagem no tempo, percorrendo, através de uma linha cronológica, os principais passos da vida de Rodrigues de Faria, desde o seu nascimento, em 6 de abril de 1871, à  sua emigração para o Brasil, por volta  de 1889. Destaca-se a criação, em 1894, de uma das suas primeiras empresas (Rodrigues de Faria & Companhia), visando o negócio de vinhos importados diretamente de Portugal, empresa que depois é reestruturada, passando o sal a ser o produto de maior interesse para a empresa. Em 1901, juntamente com outros acionistas, cria a Empresa de Navegação Salina, destinada a desenvolver toda a navegação e transporte de sal explorado pela firma Rodrigues de Faria & Cia, constituindo uma sociedade anónima, da qual é o principal acionista.

Entre 1902 e 1905 Rodrigues de Faria regista uma significativa expansão dos negócios no Brasil, dedicando-se, sobretudo, à exploração e comércio de sal, tornando-se, para muitos, no maior impulsionador da indústria e comércio naval brasileiros. Por sua iniciativa, em 1905, é constituída, no Brasil, a Companhia de Comércio e Navegação (CCN), resultando da fusão da sua empresa de Navegação Salina e de outras três concorrentes, decidindo esta companhia, com negócios por vários locais do Brasil, estabelecer um estaleiro em Ponte D´Areia, no mesmo local onde cerca de meio século antes, o barão de Mauá construiu parte da frota de guerra do Brasil. O objetivo da CCN, ao entrar no ramo dos estaleiros,  era viabilizar o transporte de sal para os grandes centros consumidores do sul do país, mantendo um local para manutenção, reparação e ampliação da sua frota.

De curiosidade aguçada? !!! Sabe onde fica Ponte D´Areia?? Será em Niterói, localidade com quem Forjães estabeleceu, no dia desta inauguração um protocolo de colaboração?!..

Fica o desafio para vir conhecer o resto deste notável percurso do maior benemérito de Forjães e, assumimos, do concelho de Esposende, destacando-se, em 1908, a compra da Quinta de Curvos, que é ampliada a partir dessa data; oferece diverso material, em vários momentos,  ao Hospital S. Manoel, na então vila de Esposende, sendo que dá uma avultada verba à Misericórdia de Esposende, para compra do terreno para o atual hospital. A sua oferta de material para as Escolas de Forjães vale-lhe, em 1912, a atribuição de um louvor pelo Governo, sendo que vem a recusar outra distinção, como poderá descobrir numa visita à exposição.

Regista-se o restante percurso de beneficência até à inauguração das Escolas Primárias Rodrigues de Faria, em 1934, que Oliveira Salazar visita em 1936, juntamente com a  Quinta de Curvos, ressalvando-se, e quando assistimos a uma escassez de cereais, com enorme subida de preços, devido à guerra, que, em 1941, adquire um vagão de milho colonial, que vende sem qualquer lucro aos seus trabalhadores, para fazer face à escassez deste cereal.
Rodrigues de Faria vem a falecer, na sua Quinta, em 10 de agosto de 1949, com 78 anos, deixando a Forjães um enorme legado, onde se destaca o edifício da atual sede da Junta de Freguesia, cujo projeto e construção também é detalhado num dos painéis desta exposição, onde sobressai, ainda, o trabalho de Jorge Colaço, nos imponentes painéis de azulejo, objeto de minuciosa análise nesta exposição.

Fica o convite para a visita a esta exposição, que faz luz sobre a vida e obra de Rodrigues de Faria, estando em preparação, para apresentação no site da Junta de Freguesia e para todos os que não possam visitar o espaço, uma visita virtual ao espaço.