IV – DIA DO MUNICÍPIO: FORJANENSES VIRAM D. SEBASTIÃO POR ENTRE O NEVOEIRO…

Ao encerrarmos este ciclo de publicações relativas ao Dia do Município, destacamos a participação do Grupo Forjães em Cena na recriação da entrega da Carta Régia, registando-se que, 450 anos após ter atribuído o foral a Esposende, o Rei D. Sebastião recebeu nova homenagem do “nobre povoado de pescadores e armadores de navios”, aos quais, por Carta Régia, no dia 19 de agosto de 1572, reconheceu o estatuto de vila e concelho.
Na cerimónia de inauguração, já aqui destacada, realizou-se uma encenação da entrega da Carta Régia, que tem por base o texto original, numa encenação de Jorge Alonso e Eva Fernandes, e com uma performance contou com a presença de atores dos diversos grupos de teatro amador do concelho, nomeadamente Forjães em Cena, GARFO (Fonte Boa), GATA (Fão), GATERC (Esposende) e Grupo de Teatro da JUM (Marinhas).

No caso de Forjães, destacamos o envolvimento de Olga Dias, Isabel Moura e Ricardo David Sá (fotos na notícia abaixo), eles que assim tiveram o privilégio de ver D. Sebastião ao vivo!!
A interpretação musical e a dança estiveram a cargo do coletivo Portingaloise, em colaboração com o ensemble Bravata Ventana, grupos especializados na interpretação musical e de dança historicamente informada, tendo sido um momento muito apreciado pelos presentes.

Mais informações e registos: Carta Régia entregue por D. Sebastião em praça renovada | Município de Esposende