JACINTA VISTA NO CENTRO CULTURAL

Idosos ativos e alegres foi o que se viu no passado dia 31 de maio, numa vinda ao cinema no auditório das Escolas Rodrigues  Faria. Esta iniciativa foi promovida pela Junta de Freguesia de Forjães, no âmbito do Projeto “Olhares atentos, Forjães a semear e acolher gerações”, tirando-se assim partido do equipamento de projeção recentemente instalado e do renovado sistema de som, que torna espaço ainda mais polivalente.

Maio é mês de Maria, em que as vivências de fé são mais intensas. Neste sentido, o filme escolhido para esta sessão foi “Jacinta” , do realizador Jorge Paixão da Costa e argumento de Manuel de Arouca e Raquel Palermo. Com um elenco de luxo, este filme é sobre o milagre de Fátima visto pelos olhos de uma criança. Um filme de época que retrata a história de Jacinta, a mais nova vidente das aparições de Fátima.

Num ambiente acolhedor, ao longo do filme, ouvir alguns comentários foi inevitável.

A cada cena mais marcante, palavras e frases resumiam o sentimento dos idosos que ali estavam: “Coitadinha da Jacinta!” ouviu-se quando uma idosa viu que a Jacinta ficou doente com a gripe espanhola. Em forma de resposta ouviu-se logo a seguir: “naquele tempo era a gripe espanhola agora é o covid”. Mas as gargalhadas que se ouviram foram a parte melhor quando a Jacinta dá um pontapé no Sr. Prior, ouvindo-se de fundo outros comentários: “Foi bem dado”; “Pena não ter sido mais forte”…

Nesta atividade participaram os utentes da ACARF e alguns idosos não institucionalizados.

Foi uma tarde alegre em que os idosos socializaram, sentiram-se acolhidos e agradecidos.  No final, tiveram direito a um miminho especial, a oferta de um livro “Anoiteceres” da autoria do escritor forjanense, Armando Couto Pereira.

A todos os que participaram e colaboraram na implementação da atividade, MUITO OBRIGADO!