JUNCO DE FORJÃES EM DESTAQUE NA SIC: MARIA DO CARMO NA “CASA FELIZ” e MENA DO RIO NO “OLHÁ FESTA”

No dia do Município de Esposende, a 19 de agosto, a Forjanense Maria do Carmo Arantes, esteve no programa da SIC, Casa Feliz, a falar da sua arte de tecer o junco. Detentora da marca “A Lançadeira”, Maria do Carmo detalhou os primeiros passos dados na cestaria, aos 12 anos, bem como os trabalhos que vem fazendo em junco.
Esta artesã, que tem trazido um forte contributo de inovação para a arte de trabalhar o junco, desde logo em termos de cores, acabamentos finais e tipologias de produtos, contou o seu percurso de vida, feito a pulso, tendo dado oportunidade, aos apresentadores, de experimentar tecer no seu tear, no que foi uma excelente forma de promover Forjães e o concelho de Esposende.

A Junta de Freguesia de Forjães parabeniza a artesã Carmo Arantes, recordando que no seu site  (www.forjaes.pt) tem acesso a toda a informação sobre o Centro Interpretativo do Junco e  vídeos desta artesã em particular.

Mais logo, por volta das 21.00h, também na SIC, teremos um destaque para esta arte, desta feita com a intervenção da Mena do Rio/ Centro  Interpretativo do Junco (5ª feira, dia 25.08, pelas 21h, na SIC, programa “Olhá Festa”, com Joana Latino e Nuno Pereira, num programa que mostra os costumes e tradições de Portugal).

Centro Interpretativo: Centro Interpretativo do Junco – Forjães (forjaes.pt)

Vídeos: Forjães na imprensa e na WEB – Forjães (forjaes.pt)

Site no Facebook da Maria do Carmo:

(1) A Lançadeira – Handmade in Portugal | Facebook