JUNCO DE FORJÃES PRESENTE NO CAFÉ MEMÓRIA DE ESPOSENDE

Realizou-se, no passado dia 18 de março, em Esposende, mais uma sessão do projeto “Café Memória de Esposende”, na Casa da Juventude de Esposende, onde Forjães esteve em destaque. A conversa, que decorreu entre as 10h e as 12h, contou com a presença de Esteireiras de Forjães, que deram a conhecer a arte do junco de Forjães, património cultural imaterial, que se transmite de geração em geração, da sua interação com a natureza e da sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para a promoção e o respeito pelas nossas raízes culturais.

O Presidente da Junta, Vitor Quintão, que marcou presença neste encontro, foi convidado a dirigir umas palavras aos presentes, tendo falado sobre o tema “Memórias do Junco – um ofício que liga gerações”, para além de ter sido portador de uma pequena brochura, que ofereceu aos participantes, onde se regista um pouco da presença do junco em Forjães.

Estes encontros mensais, como anunciado no expositor instalado na Praça Rodrigues de Faria, assumem-se como enriquecedores e impulsionadores de uma maior proximidade com as nossas tradições e saberes, procurando salvaguardar às vivências e memórias das nossas comunidades. Considera-se, assim, que é de grande relevância valorizar o nosso património cultural, num ambiente acolhedor e informal, em que se podem partilhar experiências e vivências, com segurança e tranquilidade, como foi o caso. As sessões decorrem no 3º sábado de cada mês, das 10h às 12h, na Casa da Juventude de Esposende (Av. Dr. Henrique Barros Lima), sendo as próximas sessões em 15 de abril, 20 de maio e 17 de junho.